10 ideias para engajar seus colaboradores

Não importa o seu negócio, se seus colaboradores não estiverem engajados, seus clientes também não estarão e isso afetará negativamente a produtividade e seus resultados. 

 

Por isso, preparamos 10 ideias para engajar seus colaboradores. Você pode empregar essas ideias de engajamento para melhorar a satisfação no local de trabalho e aumentar todos os tipos de métricas de seus negócios.

 

Vamos às dicas?

 

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10 ideias para engajar seus colaboradores

 

  1. Envolva-se com os projetos e metas para engajar seus colaboradores

 

Não ignore seu time depois de atribuir projetos. Em vez disso, tenha um interesse genuíno  e aprenda mais sobre o que eles estão fazendo. Faça perguntas regularmente, pergunte o que eles precisam de você ou de outras pessoas para atingir suas metas. Líderes engajados modelam comportamentos que demonstram que se importam e que o trabalho que seus funcionários estão fazendo tem valor, é apreciado e realmente importa. 

 

Veja aqui: Chefe x Líder: qual será a diferença?

 

 

  1. Seja presente para engajar seus colaboradores

 

E-mails, mensagens de texto e até mesmo telefonemas não substituem as conversas cara a cara (mesmo que virtuais). As interações pessoais ajudam a aumentar o engajamento porque as pessoas podem sentir melhor seu compromisso e cuidar delas e de seu trabalho. Todos nós temos que lidar com muitos e-mails e, hoje, mais do que nunca, precisamos de mais conexões reais.

 

 

  1. Forneça feedback regular e construtivo 

 

Se a única vez que um funcionário recebe feedback, é crítico ou negativo, ele provavelmente se encolherá quando vir você chegando. Quando você dá aos seus funcionários um feedback construtivo sobre o que eles estão fazendo bem e, em outros momentos, o que está atrapalhando, o feedback se torna a norma. Os colaboradores querem e precisam saber como estão se saindo nas suas funções. Certifique-se de reconhecer o que está sendo feito se desejar mais engajamento. Verifique sua própria motivação antes de oferecer feedback. Acerte o tom certo pelas razões certas – seja específico e faça isso com frequência.

 

Veja aqui: Por que o feedback é importante para as lideranças?

 

Veja aqui: Feedback Assertivo: passo a passo de como fazer

 

Para fazer esse tipo de feedback regularmente, é possível usar ferramentas que ajudam na interação entre gestor e colaborador, como a Plataforma da Umentor! 

 

Na plataforma você pode fazer e agendar reuniões 1:1 por períodos regulares.

 

  1. Seja intencional sobre o engajamento

 

 

Quando você é um líder, é seu trabalho prestar muita atenção ao estado de engajamento da sua equipe. Líderes inteligentes fazem do envolvimento dos funcionários uma parte fundamental de sua estratégia de desenvolvimento. Conheça seu pessoal – o que motiva cada pessoa, suas paixões, talentos, medos e esperanças. Use pesquisas de clima/satisfação para saber o que está funcionando e o que não está funcionando em sua cultura com os quatro fatores principais do engajamento dos funcionários:

 

  1. Liderança confiável
  1. Organização de alto desempenho
  1. Satisfação no Trabalho e Carreira
  1. Colaboradores de Apoio

 

Com a plataforma da Umentor, é possível realizar pesquisas de clima de maneira rápida e automática. Os colaboradores recebem uma notificação da plataforma para responderem o questionário de clima e todos os resultados são computados para você analisar!

 

  1. Contrate certo 

 

Quando você contrata as pessoas certas e lhes dá os recursos e suporte contínuo para se destacar no que fazem de melhor e continuar aprendendo, é hora de sair do caminho e incentivá-los a fazer o que foram contratados para fazer. Enquanto delegar aumenta o engajamento, microgerenciar pessoas pode ser ruim. Todo mundo está em diferentes estágios de suas carreiras. Calibrar o equilíbrio certo entre estar envolvido em um projeto e deixar ir é a chave para maximizar o engajamento e o comprometimento.

 

 

  1. Seja explícito

 

As pessoas precisam saber exatamente o que se espera delas, não “talvez” ou “mais ou menos” expectativas. Os colaboradores não devem precisar ler a mente de seu líder, e isso geralmente causa suposições erradas. Isso causa muita frustração e resulta em colaboradores desengajados. Comunique-se com sua equipe de forma clara e regular. Tome seu tempo para garantir que cada pessoa esteja na mesma página com você e tenha todas as informações necessárias para cumprir as metas compartilhadas.

 

 

  1. Diga o que você quer dizer e faça o que você diz

 

Cumpra suas promessas – todas as vezes, e não faça promessas para apaziguar as pessoas quando você não puder ou não cumprir essa promessa. É sobre CONFIANÇA! A falta de confiança leva diretamente à falta de engajamento e muito pior. Uma confiança poderosa leva a uma lealdade inabalável, criatividade, alta produtividade e engajamento sustentável.

 

 

  1. Seja um aprendiz com sua equipe

 

Quando você contratou cada funcionário, foi porque você acreditava que essa pessoa era um valor agregado e traria algo para a mesa que você precisava e queria. Além do óbvio, as pessoas têm sabedoria, talento e habilidades sobre as quais você pode não saber nada. Aprenda sobre os interesses de seus funcionários e quais habilidades adicionais eles têm e peça que eles ensinem algo que eles sabem e você não. Isso envia uma mensagem clara de que você é curioso, valoriza-os por mais do que apenas o papel específico que desempenham.

 

 

  1. Seja um professor, não uma secretária eletrônica

 

As pessoas são complexas e muitas vezes têm as respostas que procuram dentro de si se você lhes der uma chance Quando seus colaboradores vêm até você com uma pergunta ou problema, não dê respostas prontas. Em vez disso, treine-os fazendo perguntas abertas que comecem com palavras como “o quê” e “como” para ajudá-los a descobrir sua própria sabedoria. 

 

As pessoas se sentem mais fortes e autossuficientes quando não dependem do líder para obter respostas. Eles também estão muito mais comprometidos com uma solução que eles apresentam do que com uma outra pessoa fornecida para eles. Isso é empoderamento e também sinaliza que você confia neles o suficiente para se envolver com você como parceiros ou colegas de equipe para resolver um problema. 

 

  1. Acabe com a loucura das reuniões cansativas!

 

Aproveite o tempo para aprender como criar um envolvimento incrível em reuniões virtuais ou presenciais. Planeje bem, crie agendas produtivas, considere a logística. Não fale simplesmente com as pessoas – em vez disso, encontre maneiras interessantes de CONECTAR antes do CONTEÚDO. Faça perguntas de abertura que conectem as pessoas e lembre-se – elas são pessoas de 24 horas, não apenas pessoas de 1 hora em uma reunião. Encontre novas maneiras de se expressar, divida os grupos em duplas ou trios para incentivar a participação de todos. Acima de tudo – divirtam-se juntos, aprendam juntos. Envolva os membros de sua equipe no planejamento de reuniões e na facilitação delas. Tudo isso e muito mais incentivará seus funcionários a aparecer em mente, coração e alma, e todos vocês experimentarão muito mais satisfação e engajamento.

 

Aumentar o envolvimento dos funcionários está no topo da lista para a maioria dos CEOs e deve ser uma prioridade para todos os líderes. Isto é simplesmente o velho senso comum – funcionários engajados são retidos por muito mais tempo, trabalham mais, são altamente produtivos, felizes e leais. Funcionários desengajados não são nada disso.

 

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