A importância do treinamento e desenvolvimento de funcionários na gestão de RH

 

De acordo com uma pesquisa realizada pela consultoria Deloitte para a Agenda de 2022, cujo objetivo é  identificar as prioridades e as expectativas dos líderes empresariais para o ambiente de negócios no Brasil

 

90% das organizações dizem que a prioridade de investimento em 2022 será em treinamento e formação de funcionários!

 

Isto aponta a consolidação da tendência que já vem despontando na lista há mais de 5 anos. 

 

Os principais profissionais de RH consideram o treinamento e o desenvolvimento de sua maior preocupação para construção de equipes mais eficazes e engajadas. Claro, as empresas que conseguem treinar e desenvolver seus funcionários ganham o jackpot. 

 

Programas de treinamento aumentam a satisfação e melhoram a retenção de funcionários

 

Os colaboradores apreciam a oportunidade de desenvolver novas habilidades, melhorar seu desempenho no trabalho e potencialmente evoluir para funções mais desafiadoras. É interessante notar que a educação continuada é valorizada pelos colaboradores de todas as faixas etárias como fundamental para se manter relevante no mercado de trabalho.

 

Ainda mais importante, apoiar e fornecer oportunidades de treinamento contínuo mostra o compromisso da empresa com o crescimento de seus funcionários. Os funcionários sentem seu valor para uma empresa onde a educação dos funcionários é promovida.

 

Por fim, oportunidades de treinamento contínuo podem ser divulgadas, pois são uma vantagem importante nos programas de remuneração de uma empresa. No entanto, e ao contrário de muitas outras vantagens, a educação continuada pode custar muito pouco.

 

Veja aqui: Por que investir em treinamento deve ser sua maior prioridade em 2022?

 

Do ponto de vista do RH, desenvolver talentos é a melhor maneira de preencher as funções de uma empresa.

 

Primeiro, é sempre mais barato desenvolver habilidades internamente. Em segundo lugar, geralmente é mais simples e rápido atualizar uma contratação interna – já que o novato já sabe tudo o que há para saber sobre a empresa. Não há estatísticas precisas sobre o assunto, mas a ideia de que os executivos locais têm, em média, um desempenho melhor do que as contratações externas é firmemente compartilhada pela maioria dos gerentes.

 

Por fim, promover a mobilidade interna por meio de treinamento leva a uma força de trabalho mais engajada e leal. Embora o sangue novo continue sendo necessário, idealmente não deve representar a maioria da equipe.

 

No geral, desenvolver talentos para atender às necessidades da empresa em constante mudança é um ciclo contínuo.

 

A introdução de oportunidades de aprendizado por meio de plataformas digitais e RHtech maximizará o valor de todos os seus programas de treinamento.

 

Veja aqui: Desenvolvimento de pessoas: a importância para o RH estratégico

 

Desenvolva uma cultura de aprendizado contínuo

 

Uma das melhores maneiras de estudar é aprender com colegas e gerentes. A cultura de aprendizado se concentra na criação de habilidades dos funcionários por meio de iniciativas e programas direcionados. Aqui, o aprendizado é valorizado e as pessoas são incentivadas a dedicar um tempo para obter o desenvolvimento que a empresa acredita ser crítico. Muitas vezes, essa cultura é orientada a eventos, quando as pessoas são retiradas do seu ambiente de trabalho para aprender novas habilidades.

  

Em uma cultura de aprendizado contínuo, o aprendizado se torna parte efetiva do trabalho diário das pessoas, correspondendo à forma como elas passam ao menos parte do dia. Os colaboradores podem passar 15 minutos assistindo a um vídeo para concluir determinada tarefa ou ler um artigo para ajudá-los a pensar na solução de um problema, por exemplo. Em empresas que adotam essa cultura, como os gerentes encorajam a postura do aprendizado contínuo, os funcionários se sentem à vontade para acessar YouTube, Ted Talks ou cursos online durante a jornada, pois sabem que isso faz parte do modo como trabalham e aprendem.

 

Veja aqui: Qual é a diferença entre cultura e engajamento?

 

Criar, manter e enriquecer a base de conhecimento da empresa

 

Ao investir no desenvolvimento dos colaboradores, você cria uma base sólida para o sucesso futuro da empresa. Seu time estará mais preparado para os desafios que surgirem e você ficará mais calmo porque sabe que eles compreenderão e responderão a essas situações desafiadoras.

 

Veja aqui: A importância de desenvolver o capital humano na sua organização

 

Ao mesmo tempo, você ajudará a criar uma cultura organizacional na qual será possível:

 

  • Identificar os líderes de equipe em potencial – você notará os funcionários que dedicam cem por cento de seu esforço para aprender coisas novas e aplicá-las no negócio. Essas pessoas são líderes de equipe em potencial e podem tomar iniciativas no processo de criação e conclusão de projetos.
  • Melhoria do desempenho dos funcionários – Quando você decide investir nas habilidades dos seus colaboradores, você pode notar a melhoria no desempenho deles no trabalho. Eles estarão mais qualificados para fazer as tarefas necessárias e isso ajudará a empresa a crescer. Ao mesmo tempo, eles ficarão mais satisfeitos ao ver que seu trabalho ajuda a empresa a atingir altos padrões de produtividade e desempenho.
  • Aumentar o engajamento– se seus colaboradores forem treinados com sucesso para fazer as tarefas, eles interagem melhor uns com os outros. Eles podem compartilhar mais suas opiniões e podem resolver os problemas de uma maneira melhor. A comunicação deles está em um nível superior porque eles podem entender as tarefas que são relevantes para o sucesso da empresa. Dessa forma, mostram a melhor  perspectiva da organização para o restante das pessoas. 
  • Melhor eficiência e qualidade – Quando seus funcionários são qualificados para fazer as tarefas da melhor forma, há maior eficiência nas entregas. Eles são mais produtivos e seu trabalho está em um nível superior. Funcionários mais qualificados aumentam a qualidade do trabalho e, com isso, criam melhores resultados para o negócio. Quando seu pessoal é qualificado, a empresa que você administra tem mais sucesso.

 

CONCLUSÃO: INVISTA EM EDUCAÇÃO CORPORATIVA

 

As empresas que investem em seus funcionários têm melhores chances de se tornarem líderes no setor em que atuam, pois possuem uma equipe mais motivada e mais qualificada para produzir um trabalho de qualidade. 

 

A importância de investir nos colaboradores nunca deve ser subestimada e essa prática deve ser aplicada em todas as empresas. Dessa forma, temos um mercado onde a mão de obra é altamente qualificado para a função que desempenha. Isso leva as empresas que investem em educação corporativa  ao sucesso nos negócios.

 

 Se você quer desenvolver o capital humano, dê a devida importância para a capacitação e treinamento dos seus colaboradores. Para um bom capital humano, as pessoas devem evoluir de acordo com as exigências do mercado de trabalho. Dessa maneira, é muito importante fornecer os meios para que eles aprimorem suas competências. 

 

Com uma educação corporativa bem estruturada, os profissionais se sentem contemplados, construindo um ambiente de trabalho mais efetivo para organização. 

 

Isso significa que o papel da educação corporativa é fornecer os meios necessários para o desenvolvimento desse profissional dentro da cultura organizacional. Esse investimento gera  importantes resultados e consequentemente sustenta o processo de  employer branding, mantendo a equipe em alto nível, com ganhos para todos. 

 

Como resultado da preparação e treinamento dos profissionais para seus cargos, temos o aumento da qualidade dos trabalhos executados, devido a maior segurança na sua produção. Além disso, com o conhecimento adquirido existem menos dúvidas sobre os processos, que passam a se tornar mais eficazes e até mesmo mais rápidos, pois são executados com maior facilidade e destreza.

 

No mesmo sentido, o engajamento entre a equipe e a empresa se tornam muito mais efetivos, já que os trabalhadores se sentem parte do investimento e do crescimento da organização, pois encontram ali oportunidades de desenvolvimento profissional. 

 

E que tal uma plataforma online na qual você consiga construir este projeto?

 

A Umentor tem a única plataforma que vincula os cursos da Universidade Corporativa com  Avaliação de Desempenho de forma automática. Garantindo a melhoria da performance do colaborador. 

 

Trabalhamos com 3 principais pilares da gestão de pessoas em uma única ferramenta: Universidade Corporativa, Avaliação de Desempenho e Recrutamento e Seleção.

 

O que isso quer dizer?

 

Na Umentor o gestor de RH consegue acompanhar de forma automática o andamento das capacitações e treinamentos dos colaboradores de acordo com seus PDI’s. Além disso, o sistema fornece a criação de indicadores rápidos, como gráficos. 

 

Tudo isso online: 

 

Os principais usos são a criação de conteúdo e o rastreamento do progresso dos alunos. Mas isso é apenas o começo. Existem recursos mais avançados que facilitam os processos de gestão de pessoas.

 

Na plataforma da Umentor você tem acesso:

 

  • Editor integrado: Ele permite que você crie cursos e testes.  Além disso, você pode anexar apresentações e materiais em  PDF. 
  • Gamificação e trilhas de aprendizado: A plataforma permite engajar e motivar os colaboradores em seus treinamentos a partir de metodologias criativas;
  • Gestão de performance: Esse recurso permite identificar e monitorar o desempenho de seus colaboradores. Em um piscar de olhos, você pode ver os resultados gerais e individuais.
  • Compatível com dispositivos móveis. Os participantes podem acessar um LMS em qualquer dispositivo. Único requisito: uma conexão de internet funcional.
  • Marca e estilo personalizados: Você pode customizar seu material de treinamento para refletir sua marca. Crie um portal de educação corporativa online prático e intuitivo com a cara da sua empresa. 
  • Certificação: Você pode emitir certificados aos participantes após a conclusão de um Curso ou Prova. Esses certificados são 100% personalizados.
  • Notificações: Ninguém quer perder um Curso ou Prova importante. As notificações ajudam os alunos a ficar por dentro de tudo.
  • Você sempre terá acesso à versão mais recente do software.

 

Gostou desse conteúdo? Compartilhe!

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Últimas Notícias

Você merece uma equipe engajada

Número de funcionários:
Atualmente sou:

Você merece uma equipe engajada

A jornada completa do seu colaborador, recrutamento e seleção, avaliação de desempenho e universidade corporativa em um único lugar!

Número de funcionários:
Atualmente sou: