Avaliação de Desempenho automática! Tudo o que você precisa saber

No mundo de hoje, as empresas que querem ter um nível de competitividade necessitam de meios automáticos para realizar melhorias na avaliação de desempenho dos colaboradores. 

 

Isso faz com que a avaliação de desempenho seja um recurso necessário para facilitar a gestão de pessoas. Isto porque a avaliação de desempenho gera resultados mais rápidos e eficazes com menos tempo e desgaste!

 

Dentre os principais benefícios da Avaliação de Desempenho Automática estão:

 

  • Avaliar os funcionários com base na metodologia adotada que têm como base as competências;
  • Realizar melhorias no desempenho, oportunizando o desenvolvimento das pessoas, ressaltando os pontos fortes e de melhoria;
  • Determinar ações que possibilitem o desenvolvimento de novas competências de forma rápida e fácil por meio de tecnologia.

 

É através da avaliação de desempenho automática que os líderes analisam a performance de seus funcionários, para identificar pontos fortes e pontos a desenvolver, sendo possível, traçar planos de desenvolvimento focados nos gaps identificados.

 

Vamos entender a Avaliação de Desempenho e a Avaliação de desempenho automática  mais afundo?

Avaliação de desempenho Automática
Avaliação de desempenho Automática gera melhoria de performance 

O que é Avaliação de Desempenho?

 

A avaliação de desempenho é uma ferramenta de gestão de pessoas que tem por objetivo analisar a performance dos colaboradores.

 

Através da avaliação de desempenho é possível medir e analisar as competências técnicas e comportamentais dos colaboradores.

 

Segundo Chiavenato, a avaliação de desempenho é um tipo de análise sistemática da performance do colaborador por meio de parâmetros relacionados ao seu cargo e seu potencial de desenvolvimento futuro. Para ele, toda avaliação é um processo para estimular a excelência, as qualidades de alguma pessoa.

 

Como fazer uma Avaliação de Desempenho?

 

Antes de mais nada, a avaliação de desempenho precisa seguir alguns parâmetros como:

 

1- a definição dos resultados desejados, ou seja, as metas necessárias para o cumprimento da cargo ocupado;

2- acompanhamento diário dos resultados obtidos;

3- contínua solução dos problemas identificados;

4- revisão dos resultados alcançados;

5- elaboração de propostas futuras.

 

Como é possível perceber, a avaliação de desempenho é um processo contínuo, pois ela visa estabelecer os resultados que precisam ser alcançados pelos colaboradores, acompanhar o processo de trabalho e fornecer um feedback constante.

 

Para os líderes e gestores, a avaliação de desempenho é uma etapa primordial. Isso porque nesse papel, eles precisam justamente planejar, liderar, facilitar, educar e acompanhar os resultados de sua equipe de trabalho.

 

A avaliação de desempenho automática tem o potencial de averiguar as possibilidades futuras das pessoas no seu crescimento no trabalho.

 

Quais são 7 os objetivos da Avaliação de Desempenho?

 

A avaliação de desempenho é um instrumento para melhorar os resultados dos recursos humanos da organização. Seus objetivos básicos são:

 

  1. tornar dinâmico o planejamento da organização;
  2. conseguir melhorias voltadas à produtividade, à qualidade e à satisfação dos clientes, bem como em relação aos aspectos econômicos e financeiros;
  3. estabelecer os resultados esperados das pessoas na organização;
  4. obter o comprometimento das pessoas em relação aos resultados desejados pela organização;
  5. melhorar a comunicação entre os níveis hierárquicos na organização, criando um clima de diálogo construtivo e eliminando dissonâncias ansiedades e incertezas;
  6. dar orientação constante sobre o desempenho das pessoas, buscando melhorias;
  7. gerar informações e dados importantes sobre pessoas.

 

Modelos de avaliação de desempenho: 90º 180º e 360º

 

Avaliação de desempenho pronta
Avaliação de Desempenho – Modelos

 

O modelo de avaliação de desempenho 90º 

 

É conhecido por ser uma avaliação direta e simples, na qual o líder avalia seus próprios subordinados. Ele é considerado a melhor opção para analisar colaboradores que ocupam cargos mais baixos, pois normalmente realizam suas atividades tendo contato direto com a chefia. Dessa forma, a avaliação pode ser mais intensa e completa.

 

Benefícios da avaliação 90:

 

  • A garantia da regularidade nos critérios avaliados;
  • Mais facilidade em conversar com o orientador;
  • Mais facilidade para o colaborador buscar feedbacks com seu gestor.

 

O modelo de Avaliação de desempenho 180ª

 

Trata-se de um dos tipos de avaliação de desempenho mais utilizados nas empresas. Ainda, consiste na troca de feedbacks entre os colaboradores e seus gestores imediatos, de forma individual e bastante aberta.

 

Benefícios da avaliação 180º:

 

  • Construção por ambas as partes;
  • Informações mais precisas sobre o desempenho;
  • Identificação de talentos dentro das equipes.

 

O modelo de Avaliação Desempenho 360º

 

A avaliação de desempenho 360º é entre o gestor e o seu colaborador, que é quem fará a autoavaliação.

 

O questionário da análise é para ser preenchido individualmente por cada participante. Depois disso, eles podem discutir os pontos que são divergentes e comuns. Uma forma de chegar a um consenso por meio de um diálogo claro e elaborar um bom plano com estratégias para melhorar o que realmente necessita.

 

Benefícios da avaliação 360:

 

  • Fornecer feedback equilibrado;
  • Fortalecer relacionamentos;
  • Análise dos pontos fortes e fracos da gestão;
  • Identificar pontos de aprendizagem e desenvolvimento.

 

Outros tipos de pesquisa para avaliação de desempenho:

 

Pesquisa de liderança: Essa pesquisa ou avaliação, é fundamental para trazer informações pertinentes do ponto de vista do colaborador perante ao líder direto.

 

Pesquisa de clima: Além de identificar a percepção dos funcionários sobre o ambiente interno, a pesquisa de clima permite análises que impactam diretamente nos resultados financeiros. São análises como a da forma com que a liderança é exercida, da integração dos funcionários com os objetivos da organização e das motivações das equipes

 

Quais são os benefícios da Avaliação de Desempenho automática?

 

A avaliação de desempenho mostra ao colaborador que a organização entende seus desafios atuais e metas de longo prazo e terá um papel ativo em apoiá-los. Os colaboradores são mais propensos a serem engajados e produtivos se entenderem o que a organização espera. A avaliação de desempenho automática descreve em detalhes quaisquer comportamentos que estejam causando problemas, ações corretivas a serem tomadas e quais os recursos estão disponíveis para a solução desses problemas.

 

Isso mesmo! A plataforma da Umentor proporciona a vinculação automática do resultado da Avaliação de Desempenho com a sua Universidade Corporativa com mais 170 cursos focados em soft skills, tudo online e com certificação.

 

A avaliação de desempenho não é projetada apenas para aqueles que estão questões de melhoria no trabalho, mas também para aqueles que estão se sentindo insatisfeitos em suas funções. Com a avaliação de desempenho, é possível criar planos de desenvolvimento individual (PDI) e planos de carreira alinhados com os desejos e objetivos dos colaboradores, permitindo que eles façam a transição para funções de nível superior ou movam-se para funções para as quais consideram mais adequados. Tudo isso cria uma força de trabalho mais bem treinada e mais talentosa.

 

Linhas abertas de comunicação são importantes para uma avaliação de desempenho eficaz. Isto porque o objetivo final deve ser sempre encontrar uma solução satisfatória para a organização e o funcionário. Por isso, com a plataforma da Umentor, é possível também criar uma cultura de feedback constante, pois ela permite a realização periódica de pesquisas de clima, pesquisas de liderança e reuniões 1:1, além de feedback estruturado, tudo 100% customizável.

 

Veja aqui: Você sabe o poder de dar feedback construtivo?

 

Os 9 benefícios da Avaliação de Desempenho automática

 

A avaliação de desempenho é um importante instrumento na gestão de pessoas, indispensável em qualquer organização que pretenda obter sucesso nos dias atuais.

 

As organizações necessitam de metodologias que não só eleve o nível de produtividade, de qualidade e de satisfação dos clientes-usuários, mas também o nível de motivação das pessoas, permitindo que estas alcancem seus objetivos, assim como a organização.

 

Trata-se de uma atividade muito sensível, difícil de ser dimensionada e que exige a participação de todos, cujo sucesso dependerá muito mais dos elementos que colaboram para a viabilização do processo do que das pessoas encarregadas da gestão desse processo.

 

Tão importante quanto avaliar o desempenho das pessoas é a gestão dos resultados dessa avaliação. Dentre seus principais benefícios estão:

 

  1. definir o perfil dos seus colaboradores;
  2. identificar os que apresentam desempenho insatisfatório e necessitam de treinamento específico;
  3.  identificar o tipo de treinamento necessário à correção dos desempenhos insatisfatórios;
  4.  permitir a ascensão dos que demonstrarem melhor aptidão;
  5. estabelecer um sistema de recompensas;
  6.  identificar as lideranças e formar um banco de talentos;
  7. permitir a melhoria das relações humanas entre superiores e subordinados;
  8. possibilitar o conhecimento dos padrões de desempenho da organização; e
  9. tornar claro que resultados são conseguidos por intermédio da atuação das pessoas em equipes e não individualmente.

 

5 dicas de como você pode melhorar a eficácia da sua avaliação de desempenho? 

 

  1. Ouça seu funcionário e permita que ele responda a qualquer um de seus pontos. A avaliação de desempenho é um processo colaborativo. Os funcionários ficam desengajados quando sentem que são incompreendidos ou quando sentem que não estão sendo atendidos parcialmente.
  2. Reduza as causas para quaisquer problemas no trabalho. O funcionário sente que não tem futuro na organização? Eles estão prontos para um papel mais desafiador? Ou eles estão lidando com questões pessoais fora do espectro do negócio? As questões devem ser específicas e apoiadas com exemplos para garantir que o funcionário entenda as oportunidades e mudanças necessárias.
  3. Concentre-se nos aspectos positivos do relacionamento do colaborador com a empresa. Enfatize seus atributos valiosos e trabalhe com eles para encontrar maneiras de melhorar esses aspectos positivos, em vez de insistir nos negativos.
  4. Forneça um caminho claro. Os colaboradores precisam entender seus objetivos e as ações a serem tomadas para atender às expectativas de desempenho e comportamento. Quanto mais precisos forem seus objetivos, mais fácil será alcançá-los. Objetivos vagos podem parecer confusos ou frustrantes e podem fazer com que os funcionários se sintam como se estivessem rodando no mesmo lugar.
  5. Revise regularmente o progresso dos colaboradores. Entre em contato com eles em intervalos regulares para mantê-los motivados. Os funcionários vão gostar de ter a chance de falar sobre quaisquer preocupações que tenham desenvolvido e ter acesso a suporte e recursos para executar o plano. Sugerimos reuniões formais de feedback de 30-60-90 dias. Todos os encontros devem ser focados no progresso e o funcionário deve poder comentar sobre melhorias e fazer perguntas ou esclarecimentos.

 

Plataforma da Umentor: sua solução para avançar!

 

A Umentor tem a única plataforma de RH do Brasil que vincula os cursos da Universidade Corporativa com Avaliação de Desempenho de forma automática. Garantindo a melhoria da performance do colaborador.

 

O que isso quer dizer?

 

Na Umentor o gestor de RH consegue acompanhar de forma automática o andamento das capacitações e treinamentos dos colaboradores de acordo com seus PDI’s. Além disso, o sistema fornece a criação de indicadores rápidos, como gráficos.

 

Tudo isso online:

 

Os principais usos são a criação de conteúdo e o rastreamento do progresso dos alunos. Mas isso é apenas o começo. Existem recursos mais avançados que facilitam os processos de gestão de pessoas.

 

Recrutamento e seleção:

 

  • Indicadores;
  • Filtros avançados;
  • Geração de currículo automático;
  • Funil de Contratação;
  • Match de candidatos;
  • Envio automático de feedbacks para os candidatos

 

Avaliação de Desempenho: 

 

  • Avaliações:
  • ✅ Avaliação 90°, 180°, 360°. Avaliação período de experiência com disparo automático;
  • Pesquisas
  •  ✅ Pesquisa de clima; Pesquisa de liderança; Pesquisa pulse;
  • Indicadores
  • ✅ Indicadores e gráficos; Reuniões 1:1 100% customizável; PDI;
  • Controle
  • ✅ Controle de metas e objetivos; Feedback Estruturado;
  • 100% atrelado a universidade corporativa

 

Universidade Corporativa:

 

  • Mais de 1700 cursos prontos em diversas áreas;
  • Inclusão de novos treinamentos para soft skills sem custo adicional;
  • Emissão automática de certificado personalizado;
  • Trilhas de aprendizagem;
  • Gamificação;
  • Interface mobile;
  •  Dashboards;
  • Ranking de cursos;
  • Acesso individual.

 

Gostou? Então compartilhe nas redes sociais!

 

 

 

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Últimas Notícias

Você merece uma equipe engajada

Número de funcionários:
Atualmente sou:

Você merece uma equipe engajada

A jornada completa do seu colaborador, recrutamento e seleção, avaliação de desempenho e universidade corporativa em um único lugar!

Número de funcionários:
Atualmente sou: