Avaliação de desempenho 360 ​​graus: como fazer de forma eficaz?

Quer saber como a Avaliação de desempenho 360 ​​graus da Umentor pode ajudar? Agende uma conversa aqui 

 

O sistema de avaliação de desempenho 360 graus é uma maneira de garantir que a avaliação seja feita de maneira completa, considerando todos os elementos que cercam o colaborador..

 

 

Mas por que as organizações devem investir em um sistema de avaliação de desempenho 360 graus

 

A resposta está no desenvolvimento de longo e curto prazo e no  engajamento dos colaboradores para criar uma frente de liderança forte. O método de avaliação de desempenho de 360 ​​graus fornece uma abordagem holística para o desempenho do funcionário.

 

A avaliação de desempenho inclui fatores muito importantes, como colaboração, trabalho em equipe e liderança. Um plano de desenvolvimento individual baseado no sistema de avaliação de desempenho de 360 ​​graus, melhora efetivamente o desempenho geral dos funcionários e a produtividade da organização. 

 

Existem diferentes etapas que seguimos para implementar a avaliação 360 graus. A clareza e eficácia do sistema é muito importante para uma organização.

 

Clique e conheça:Avaliação de Desempenho da Plataforma da Umentor

 

O que é uma avaliação de desempenho de 360 ​​graus?

 

O sistema de avaliação de desempenho 360 graus é um tipo avançado de avaliação que é usado por muitas organizações no qual o desempenho dos funcionários é analisado com base na avaliação de cerca de 5 a 12 pessoas. 

 

Essas pessoas estão trabalhando com o colaborador e compartilham um pouco de seu ambiente de trabalho. O feedback é coletado na forma de avaliações em termos de competências do funcionário. O próprio funcionário também participa dessa avaliação com a ajuda da autoavaliação. 

 

A avaliação de desempenho 360 graus é uma maneira de melhorar a compreensão dos pontos fortes e fracos dos funcionários com a ajuda de feedback criativos.

 

Existem três razões principais pelas quais as organizações preferem fazer uma avaliação de desempenho de 360 ​​graus.

 

  • A fim de obter uma revisão aprimorada do desempenho e da perspectiva dos colaboradores;

 

  • Ampliar a visão do desenvolvimento dos colaboradores e de suas necessidades, garantindo engajamento;

 

  • A fim de coletar feedback de todos os funcionários e garantir o melhor desempenho organizacional.

 

Normalmente, sob o sistema de avaliação de 360 ​​graus, o feedback é coletado de colegas, líderes, gerentes e membros da equipe do funcionário. 

 

O feedback é coletado usando uma pesquisa de trabalho com base no desempenho dos funcionários, existem quatro estágios de uma avaliação de 360 ​​graus. 

 

A primeira etapa é a autoavaliação, seguida pela avaliação dos convidados, que podem ser colegas e clientes, depois a avaliação do líder ou gerente, e, por último, a o feedback final com os resultados, que pode ser uma Reunião 1:1. 

 

Por que utilizar o método de Avaliação de desempenho 360 graus no seu RH? 

 

A avaliação 360 graus é uma oportunidade profissional dada aos colegas de trabalho para fornecer feedback 360º sobre o desempenho de seus colegas de trabalho. 

 

Tradicionalmente, o departamento de RH fica encarregado de realizar a avaliação de desempenho e coletar o feedback dos colaboradores. Mas dependendo do tamanho da organização esse tipo de avaliação requer a ajuda de um Software de RH. 

 

Isto porque quanto mais a organização progride em termos financeiros e as equipes crescem, a gestão de desempenho torna-se uma ferramenta de extrema importância e necessidade. 

 

Ao mesmo tempo, realizar essa tarefa manualmente é uma prática quase impossível, já que é preciso coletar todas as informações das etapas de uma avaliação de desempenho 360 graus em um ciclo de tempo

 

Por essa razão, a melhor forma de aplicar um método de avaliação de desempenho 360 graus é por meio de uma Plataforma ou Software de RH

 

Esse tipo de Sistema de RH utiliza de um método de pesquisa online para interagir com o funcionário e permitir que ele forneça feedback de desempenho. O instrumento de pesquisa online é muito útil para coletar fornecer uma compreensão clara do desempenho dos colaboradores. 

 

Além disso, o processo de feedback e avaliação torna-se mais rápido e eficaz, pois funciona como um questionário online no qual as etapas são focadas principalmente na contribuição do funcionário e suas habilidades, juntamente com suas competências

 

Realizar avaliação de desempenho por meio de uma Plataforma de RH é uma maneira eficaz de analisar o desempenho real dos colaboradores em diferentes pontos, tais quais:

 

  • trabalho em equipe;
  • liderança;
  • interação;
  • comunicação interpessoal;
  • contribuição;
  • gestão;
  • responsabilidade;
  • hábitos de trabalho;
  • visão;
  • outros pontos com base no perfil de trabalho do colaborador.

 

Com ajuda da tecnologia e da automação de uma Plataforma de RH como a da Umentor, é possível enxergar a contribuição real de um colaborador em termos de desempenho já que ele está sendo avaliado pelo gerente, enquanto os outros aspectos da função são avaliados e revisados ​​pelos pares.

 

A avaliação de desempenho 360 graus se concentra nas etapas que as organizações precisam realizar para aprimorar o trabalho em equipe, a retenção de talentos e o engajamento dos colaboradores. 

 

Com a Plataforma de RH da Umentor, é possível realizar todo o processo de avaliação de desempenho 360 graus de maneira eficaz, com as vantagens de:

 

  • Realizar a avaliação de desempenho em menos tempo 
  • Redução em 60% o tempo de criação, resposta e análise das suas avaliações.
  • Obter dados eficazes sobre o desempenho dos colaboradores
  • Gerar gráficos de desempenho – com a possibilidade de implementar People Analytics
  • Personalizar os critérios, competências, pesos e pontuações.
  • Obter maior engajamento e alinhar expectativas 
  • Construir estratégias de retenção os talentos da empresa
  • Reduzir a rotatividade de colaboradores

 

Como implementar um sistema de avaliação de desempenho 360 graus?

 

Para implementar um sistema de avaliação de 360 ​​graus eficaz, é preciso cuidar dos seguintes aspectos: 

 

  • Determine a habilidade certa a ser avaliada.
  • Seleção adequada dos avaliadores.
  • Treinamento adequado deve ser fornecido a todos os funcionários sobre como usar o sistema de revisão de 360 ​​graus.
  • A intenção do sistema de avaliação deve ser elucidada.
  • Garantir que um acompanhamento seja feito após a revisão da avaliação

 

Avaliação de desempenho de 360 ​​graus como fazer?

 

As etapas do processo da avaliação de desempenho de 360 ​​graus podem variar ligeiramente de organização para organização. No entanto, o cronograma do processo permanece o mesmo. 

 

As etapas começam com a comunicação sobre o método de avaliação de desempenho 360 graus e termina com a reavaliação dos participantes.

 

  1. Comunicar a avaliação de desempenho de 360 ​​graus

 

É muito importante comunicar todo o processo para as partes interessadas da organização. A finalidade e o objetivo do processo de avaliação de desempenho 360 graus devem ser claramente mencionados e explicados a cada participante. 

 

Além disso, o processo através do qual o feedback será coletado e como o feedback será utilizado deve ser claramente transmitido às partes interessadas.

 

  1. Seleção de avaliadores

 

A seleção de avaliadores é uma das etapas mais importantes em um sistema de avaliação de desempenho 360 graus. Temos que escolher participantes suficientes para receber dados relevantes e abrangentes. O número de avaliadores dependerá do perfil de trabalho do funcionário e da relação de trabalho.

 

Tempo necessário- Esse processo geralmente leva de uma a duas semanas. O avaliador incluirá supervisores, colegas e talvez alguns clientes.

 

  1. Distribuição de questionários 

As organizações podem utilizar uma Plataforma de RH online com modelo pronto de 360 ​​graus, o que permite uma distribuição mais rápida dos questionários entre os colaboradores. 

 

Na Umentor, os participantes recebem um e-mail com o link do questionário e notificação para acessar a Plataforma. Eles podem clicar no link e iniciar e concluir a avaliação de desempenho 360 ​​graus.

 

Tempo necessário – Isso pode levar uma semana para distribuir a pesquisa entre todos os funcionários.

 

  1. Envio do questionário 

 

Uma vez distribuído o questionário, o participante preencherá o questionário online, assim como seus avaliadores, após uma revisão completa será fornecida ao gestor e ao RH. Este processo pode levar mais tempo. 

 

O tempo necessário para enviar um questionário depende do número de avaliadores envolvidos, do perfil de trabalho dos funcionários e da organização. É altamente recomendável que um determinado prazo seja atribuído ao participante para concluir rapidamente o processo.

 

  1. Preenchimento do relatório 

 

Uma vez coletada a avaliação através do método de questionário, um relatório confidencial será  produzido para gestor e RH.

 

Dependendo do plano de entrega da organização, uma vez que o relatório está pronto, ele é enviado diretamente aos participantes ou o resultado é fornecido por meio de uma sessão de feedback individual ou Reunião 1:1

 

Tempo necessário – se você estiver usando um sistema online muito rápido para produzir o relatório, às vezes leva de 1 a 2 dias.

 

  1. Facilitação do feedback 

 

Recomenda-se que o feedback deve ser dado de maneira confidencial, marcando uma reunião com o gerente ou com o RH.. Esta reunião permitirá uma grande compreensão do relatório de avaliação de desempenho 360 graus e também oferece uma oportunidade para discutir a força do funcionário e áreas que precisam ser aprimoradas.

 

Tempo necessário- Depende da profundidade da sessão de feedback, geralmente uma reunião pode durar de 1 a 2 horas para cada funcionário.

 

  1. Conclusão e plano de desenvolvimento individual 

 

Uma vez que a revisão é feita, o plano de desenvolvimento individual deve ser criado para cada um dos participantes com base nas revisões de feedback recebidas através da avaliação de desempenho 360 ​​graus. 

 

É importante desenvolver um plano de ação que ajudará a melhorar o desempenho do funcionário. As áreas em que a melhoria é necessária devem ser identificadas como áreas-chave com base nas quais programas de treinamento e desenvolvimento devem ser organizados para o funcionário. O desenvolvimento de tal plano ajuda os funcionários a melhorar rapidamente.

 

Na Plataforma de RH da Umentor, a Avaliação de desempenho 360 graus está atrelada automaticamente a nossa Universidade Corporativa com +200 cursos online e com certificação

 

Tempo necessário – Geralmente, a conclusão do programa de desenvolvimento pode levar de um a seis meses. 

 

A importância da avaliação de desempenho 360 graus

 

Os benefícios imediatos da avaliação de desempenho 360 graus podem ser observados em termos de trabalho em equipe, desenvolvimento de liderança, aumento da produtividade da organização e engajamento

 

Ele fornece uma maneira segura, confidencial e confiável para os colegas fornecerem feedback. Ele também fornece à organização informações valiosas sobre a liderança atual, como funciona a mecânica da equipe e a cultura geral da organização. 

 

A avaliação de desempenho 360 graus fornece conhecimento poderoso aos líderes e, portanto, os ajuda no desenvolvimento dos funcionários. 

 

O sistema de avaliação de desempenho de 360 ​​graus usado com eficiência aumenta a confiança dos funcionários e os ajuda a melhorar seu desempenho. Também ajuda os funcionários a se tornarem melhores líderes e contribuintes para a organização.

 

Vantagens da avaliação 360 graus

 

  • Este sistema oferece uma visão abrangente do desempenho dos funcionários.
  • Melhora a credibilidade do sistema de avaliação de desempenho
  • O feedback dos colegas ajuda a fortalecer o processo de autodesenvolvimento do colaborador
  • Também aumenta a responsabilidade e a vigilância dos funcionários para com seus clientes.
  • As diferentes ideias vindas de diferentes avaliadores combinadas fornecem uma avaliação de 360 ​​graus mais precisa.
  • Opiniões mais persuasivas podem ser coletadas de diferentes participantes
  • Aqui, não apenas o gerente, mas os colegas também são responsáveis ​​pela avaliação do desempenho da equipe que os capacita.
  • Os funcionários ficam motivados que geralmente se desvalorizam.
  • A cultura honesta pode ser estabelecida na organização usando o sistema de avaliação de desempenho de 360 ​​graus.

 

Esse conteúdo foi útil para você? Então compartilhe nas redes sociais!

 

Se você quiser conversar com um de nossos especialistas em gestão de pessoas agende uma conversa aqui

 

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Últimas Notícias

Você merece uma equipe engajada

Número de funcionários:
Atualmente sou:

Você merece uma equipe engajada

A jornada completa do seu colaborador, recrutamento e seleção, avaliação de desempenho e universidade corporativa em um único lugar!

Número de funcionários:
Atualmente sou: