Como criar um plano de carreira e manter seus melhores colaboradores em 2022

A retenção de talentos não é uma tarefa fácil. Conforme a pesquisa do Linkedin Global Trends a escassez de talentos tem sido um tópico prioritário do RH e dos recrutadores há anos, já que as empresas enfrentam uma competição cada vez mais acirrada pelas habilidades mais exigidas no mercado. 

 

Talvez seja por isso que 73% deles dizem que o recrutamento interno é cada vez mais importante para a empresa e 81% dos profissionais de RH concordam que o tópico mais importante para as organizações é a retenção de talentos. 



Isso porque contratar novos funcionários é muito caro. Então, como você pode resolver esse problema? Criando um plano de carreira sólido para seus colaboradores mais promissores. 

 

A maneira mais fácil de economizar tempo e esforço é manter os funcionários existentes. E a melhor maneira de fazer isso é desenvolver uma estrutura de plano de carreira para que os funcionários sintam que estão avançando em suas carreiras, tudo sob o teto da sua empresa.



O que é um plano de carreira?

 

Os colaboradores devem sentir algum direcionamento para o futuro de suas carreiras, e cabe aos empregadores fornecer o cuidado com o plano de desenvolvimento de pessoas. Essa é uma das premissas essenciais da gestão de pessoas e tem como alicerce o capital humano da organização.  

 

Veja aqui: A importância de desenvolver o capital humano na sua organização 

 

Contudo, isso nem sempre é um ponto claro, principalmente para pequenas e médias empresas. É aí que entra o planejamento de carreira. Existem algumas maneiras de fazer isso acontecer, fortalecendo seu negócio e economizando dinheiro no processo.

 

A primeira pergunta que as empresas precisam se fazer é: o que é uma carreira?

 

A resposta simples: uma sequência de cargos dentro da mesma empresa que permite que os funcionários permaneçam na organização (em vez de buscar oportunidades externas), enquanto também alcançam seus objetivos de carreira de curto e longo prazo.

 

O planejamento de carreira não dá aos funcionários um emprego, mas sim um futuro no qual se concentrar. Idealmente, as habilidades desenvolvidas em uma função ajudarão a preparar os funcionários para empregos que terão no futuro e como eles podem realmente colaborar e contribuir com o desenvolvimento da organização. 




Os tipos de planos de carreira



O equívoco mais comum sobre planos de carreira é que eles nem sempre são um caminho objetivo, no qual o colaborador irá subir degrau por degrau até o topo. 

 

Em muitos casos, o plano de carreira serve para fornecer alguma experiência e habilidade da qual o funcionário irá precisar mais tarde. Um dos apontamentos mais importantes nesse sentido são os PDI’s ou plano de desenvolvimento individual, no qual a gestão da empresa ouve seus colaboradores e anseios para o futuro a fim de arquitetar a evolução do mesmo. 

 

Às vezes, os funcionários podem solicitar uma vaga na empresa que tenha menos estresse e menos responsabilidades, porque é isso que eles precisam naquele momento de suas vidas.

 

Também é importante reconhecer que nem todos os planos de carreira em uma determinada empresa serão iguais. A jornada pode variar de acordo com os objetivos de carreira e como eles desejam equilibrar carreira e vida pessoal.

 

Também pode depender da formação e educação de uma pessoa, bem como do tipo de habilidades que ela desenvolveu ao longo do caminho. Obviamente, o setor específico em que uma pessoa trabalha também determinará a definição de seu plano de carreira.



Os benefícios de desenvolver uma estrutura de plano de carreira   

 

Conforme mencionado, existem vários benefícios para os empregadores que oferecem aos seus funcionários um plano de carreira claro e definido: 

 

  • Ele permite que sua empresa retenha funcionários por um longo prazo.

 

  • O recrutamento interno pode ser mais econômico do que fazer contratações externas, o que pode aumentar os resultados financeiros.

 

  • É sempre do interesse de uma empresa reter seus funcionários de alto escalão (especialmente em setores difíceis de recrutar)

 

  • Oferecer um plano de carreira é uma ótima maneira de atrair os melhores funcionários para sua empresa. A contratação de trabalhadores está cada vez mais difícil, o que significa que as empresas precisam fazer um argumento de venda atraente para os funcionários em potencial.

 

  • Oferecer aos funcionários um plano de carreira a seguir cria uma cultura de local de trabalho positiva.

 

Isso permite que os trabalhadores saibam que seu empregador se preocupa com eles e com seu futuro. Faz com que se sintam como funcionários valiosos, e não apenas trabalhadores descartáveis ​​que podem ser facilmente substituídos.

 

Faz com que os funcionários se preocupem mais com seu trabalho. Naturalmente, isso os tornará mais produtivos, o que também beneficiará a empresa no longo prazo.

 

Nesse ponto, você deve ter um melhor entendimento do que é uma carreira e alguns exemplos clássicos. Mas por onde começar quando se trata de desenvolver uma estrutura de plano de carreira?

 

A advertência óbvia é que não é fácil desenvolver uma estrutura de plano de carreira. Não é necessariamente algo que uma empresa pode preparar em uma tarde e colocar em prática nos próximos anos.

 

Para que funcionários e empregadores obtenham toda a gama de benefícios do plano de carreira, é necessário que haja passos claros para garantir que o plano de carreira seja organizado, sensato e configurado para ter sucesso no longo prazo.

 

1 Criar/atualizar um organograma

 

Tudo começa com a criação de um organograma que mostra todos os cargos dentro da sua empresa e como eles estão estruturados. Existe uma hierarquia de empregos e oportunidades de promoção?

 

Além disso, é vital considerar os planos de longo prazo da empresa ao examinar o organograma. É possível que novos empregos sejam criados à medida que o negócio cresce para os funcionários existentes assumirem?

 

2 Crie descrições claras de trabalho

 

A próxima etapa é escrever descrições claras de cargos para cada posição no organograma. Quais são os requisitos educacionais e habilidades práticas necessárias para cada posição? Isso será fundamental para descobrir se os funcionários de nível inferior em uma posição podem ter as qualificações para assumir outra em algum momento.

 

Ao mesmo tempo, crie uma lista das habilidades que os funcionários devem desenvolver em uma determinada posição. Claro, isso é bom por outros motivos, mas também será fundamental para a criação de um plano de carreira.

 

4 Identificar necessidades de treinamento

 

Uma parte esquecida nesse processo é a identificação de necessidades de treinamento e desenvolvimento (isso se refere ao treinamento contínuo, mas também à integração de funcionários). 



Dar aos funcionários um plano de carreira significa também fornecer o treinamento de que eles precisarão para funções futuras. Isso significa examinar de perto as habilidades necessárias para cargos futuros e determinar se os funcionários atuais precisarão de treinamento adicional para cumprir esses cargos um dia.

 

Também o plano de carreira exige a construção do PDI com reuniões e feedback a respeito do tipo de treinamento necessário para avançar em suas carreiras ou se sentirem confortáveis em outros cargos dentro da empresa.

 

5 Documente o seu programa de plano de carreira

 

Documentar tudo é outra parte importante do desenvolvimento de uma estrutura de plano de carreira. Do organograma aos perfis de cargos e aos programas de treinamento oferecidos, tudo deve ser bem documentado.

 

Essas informações precisam estar disponíveis aos funcionários mediante solicitação, para que eles possam ver onde há oportunidades de ingressar em outras funções em sua carreira.

 

Tão importante quanto, eles precisam entender as habilidades que precisam para preencher esses cargos e como podem se preparar para essas posições. Essa transparência é vital para deixar claro que há um plano de carreira a ser seguido pelos funcionários, se isso é o que desejam fazer.

 

Lembre-se de que seus funcionários provavelmente desejarão se comunicar sobre seu plano de carreira e sobre qualquer documentação compartilhada. 

 

É muito importante ter uma maneira aberta e fácil de se comunicarem com as partes interessadas relevantes (como gerentes ou qualquer pessoa designada em uma função de RH) sobre suas dúvidas e preocupações.



6 Umentor: automatize e aprimore o treinamento e plano de carreira de seu colaboradores

 

A Umentor tem a única plataforma que vincula os cursos da Universidade Corporativa com  Avaliação de Desempenho de forma automática. Garantindo a melhoria da performance do colaborador. 

 

Trabalhamos com 3 principais pilares da gestão de pessoas em uma única ferramenta: Universidade Corporativa, Avaliação de Desempenho e Recrutamento e Seleção.

 

 

O que isso quer dizer?

 

 

 

Na Umentor o gestor de RH consegue acompanhar de forma automática o andamento das capacitações e treinamentos dos colaboradores de acordo com seus PDI’s. Além disso, o sistema fornece a criação de indicadores rápidos, como gráficos. 

 

 Tudo isso online: 

 

 

Os principais usos são a criação de conteúdo e o rastreamento do progresso dos alunos. Mas isso é apenas o começo. Existem recursos mais avançados que facilitam os processos de gestão de pessoas.

 

Em plataforma como a da Umentor, por exemplo, você tem acesso:

 

  • Editor integrado: Ele permite que você crie cursos e testes.  Além disso, você pode anexar apresentações e materiais em  PDF. 
  • Gamificação e trilhas de aprendizado: A plataforma permite engajar e motivar os colaboradores em seus treinamentos a partir de metodologias criativas;
  • Gestão de performance: Esse recurso permite identificar e monitorar o desempenho de seus colaboradores. Em um piscar de olhos, você pode ver os resultados gerais e individuais.
  • Compatível com dispositivos móveis. Os participantes podem acessar um LMS em qualquer dispositivo. Único requisito: uma conexão de internet funcional.
  • Marca e estilo personalizados: Você pode customizar seu material de treinamento para refletir sua marca. Crie um portal de educação corporativa online prático e intuitivo com a cara da sua empresa. 
  • Certificação: Você pode emitir certificados aos participantes após a conclusão de um Curso ou Prova. Esses certificados são 100% personalizados.
  • Notificações: Ninguém quer perder um Curso ou Prova importante. As notificações ajudam os alunos a ficar por dentro de tudo.
  • Você sempre terá acesso à versão mais recente do software.

 

Avaliação de desempenho: A plataforma da Umentor permite criar indicadores e gráficos de avaliação de desempenho; PDI; Pesquisa de clima; Pesquisa de liderança; Pesquisa pulse; Controle de metas e objetivos; Feedback Estruturado.

 

Recrutamento e seleção: A plataforma conta com um Banco de Talentos compartilhado onde todos os candidatos passam por um teste de perfil profissional tornando a busca mais assertiva. Dentre outras funcionalidades, é possível fazer uma Landing Page de ‘trabalhe conosco’ personalizada; Indicadores; Filtros avançados; Geração de currículo automático; Funil de Contratação; Match de candidatos;  Envio automático de feedbacks para os candidatos.

 

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