Como engajar colaboradores nos treinamentos corporativos

Treinar é praticar e aprender, não é mesmo? Mas, afinal, como engajar colaboradores nos treinamentos corporativos?

 

Por muito tempo, a expressão treinamento  ficou marcada no meio organizacional como um processo monótono, com um formato tradicional e centralizado em uma pessoa que ensina e repassa conhecimento e outras que apenas recebem o conteúdo. 

 

Muito embora esse modelo ainda seja praticado, ele já está ultrapassado. Na era da tecnologia, os novos formatos de ensino são a chave para o sucesso dos treinamentos dos seus colaboradores. 

 

Hoje, a gestão de pessoas se tornou um campo estratégico para as empresas. Manter e qualificar seus colaboradores para construir um potencial capital humano é a realidade do mercado de trabalho. 

 

As pessoas estão no centro dessas transformações, por isso, investir em modelos de educação corporativa que estejam atentos às transformações e atualizados com o que há de novo é, sem dúvidas, uma grande ideia 💡não é?

 

Veja aqui: o que é uma Plataforma LMS

 

 Engajamento de colaboradores nos treinamentos corporativos

 

De acordo com um estudo feito pela Gallup sobre engajamento em processos de treinamento em diferentes empresas americanas, seus níveis costumam ficar em torno de 30%. A maioria das organizações concorda quando diz que engajar uma equipe com conteúdo de treinamentos corporativos e desenvolvimento foi – e ainda é – o maior desafio que os gestores de RH enfrentam atualmente.

 

No entanto, o cenário de treinamento mudou radicalmente, graças ao trabalho remoto e nos últimos dois anos Plataformas de Educação Corporativa, como a da Umentor oferecem soluções criativas para o engajamento dos colaboradores em treinamentos online.

 

Hoje, fazer com que seu público se conecte com seu conteúdo é ainda mais difícil, pois desenvolver um modelo de treinamento 100% online é a única forma de manter vivo o conhecimento corporativo. Então, como podemos aumentar o engajamento agora que o treinamento pode acontecer em casa ou em qualquer lugar? 

 

Como aumentar o engajamento dos colaboradores no treinamento online: 6 táticas que nunca falham

 

  1. Pergunte aos colaboradores o que eles precisam

Antes de se sentar para planejar seu treinamento, seja claro sobre seu objetivo. Descobrir as necessidades de quem o ouve o guiará na determinação de como estruturar as informações e quais recursos são os mais adequados.

 

Você pode realizar pesquisas ou perguntar diretamente às pessoas da sua empresa. O que cada equipe precisa? Quais são suas motivações ou limitações? Você terá seu público fisgado desde o início se focar no que eles precisam.

 

Conheça seu público

 

Para quem estamos construindo os treinamentos? Essa é a primeira pergunta que os gestores de RH devem fazer. É necessário entender as pessoas, seus objetivos e necessidades.

 

Nossa dica é apostar em pesquisa de clima organizacional, nas entrevistas, formulário e, claro, no PDI – plano de desenvolvimento individual. A partir disso, você terá insumos para construir maior engajamento nos treinamentos disponibilizados. 

 

A prática de reconhecer o público faz com que os cursos sejam produzidos com maior objetividade e, consequentemente, consigam entregar exatamente o que a organização espera dos colaboradores após a aplicação do conteúdo.

 

  1. Use a microaprendizagem para engajamento dos colaboradores

 

Todos sabemos que “menos é mais”. Pode ser difícil manter a atenção do aluno focada com treinamento online, então você precisa criar conteúdo que seja facilmente digerido.

 

Use estruturas simples e condense as informações mais relevantes em pílulas de aprendizado ou sessões de treinamento curtas e direcionadas que envolvam seu público. Ou seja, não basta que a informação seja breve, ela tem que ter certa qualidade.

 

Embora as possibilidades sejam infinitas, o microlearning é altamente eficaz se você precisar realizar um curso de integração. Os novos funcionários precisam entender rapidamente muitas informações novas, e o conteúdo deve ser adaptado às suas necessidades.

 

  1. Mude para o aprendizado online utilizando uma Plataforma de educação corporativa

 

Combinar aprendizagem com novas tecnologias é a chave para o sucesso. Seu envolvimento com o curso aumentará rapidamente se você permitir que seu público aprenda quando e onde quiser. Um programa de aprendizagem móvel fecha a lacuna entre treinador e funcionário e permite uma absorção suave e eficaz do conhecimento.

 

O modelo tradicional de treinamento está ultrapassado, isso porque nos dias de hoje ninguém gosta de ficar horas sentado escutando alguém falar. Para isso, a solução é investir em uma Universidade Corporativa – um software que ajuda a criar, gerenciar, organizar e distribuir materiais de treinamento online e  conteúdo educacional.

 

Com Sistema de RH como a da Umentor, o profissional de RH consegue criar treinamentos e desenvolvimentos mais assertivos. Além de ter uma visão mais analítica das entregas da própria área, tendo insumos para participar das decisões estratégicas da empresa.

 

Essa é a solução ideal para dinamizar os treinamentos e motivar os funcionários. A principal vantagem é a flexibilização: os colaboradores podem assistir e participar das aulas em qualquer local e horário.

 

Além disso, quem constrói o ritmo de aprendizado é a própria pessoa. Você empodera e dá autonomia aos colaboradores, fatores que, sem dúvida, fazem a diferença no engajamento. 

 

Videoaulas, leituras de textos, quiz e gamificação são alguns dos principais recursos que você pode levar para seus treinamentos em uma plataforma LMS, conferindo mais riqueza e agilidade.

 

  1. Inclua recursos multimídia

 

Pergunte a si mesmo: Qual recurso me permitirá atingir melhor minha meta de treinamento? Um vídeo, um conjunto de imagens, um podcast, um infográfico interativo… Adaptando-o também ao tipo de conteúdo que você está produzindo. Por exemplo, se as informações forem mais abrangentes, os vídeos são uma ótima opção para oferecer ‘mais conteúdo em menos tempo’. Se você pode condensar seu conteúdo em pontos-chave resumidos, os infográficos são o recurso perfeito para você.

 

  1. Avalie seu público por meio de jogos e exercícios

 

Avaliar por meio da gamificação é provavelmente a maneira mais eficaz de descobrir se os alunos entenderam corretamente as principais lições. Jogos e exercícios em cursos online não são apenas divertidos, mas permitem que você verifique o progresso dos alunos ou descubra quais conceitos eles precisam reforçar.

 

Como já mencionado no tópico anterior, trazer características do mundo dos jogos para os treinamentos é uma bela dica para engajamento. E vale falar mais sobre esse item.

 

A gamificação é uma resposta estratégica, pois possibilita despertar o engajamento dos colaboradores de diferentes gerações a partir de  dinâmicas de jogos como: criação de regras específicas, sistemas de pontuação, rankings, prêmios e recompensas para alcançar determinados objetivos em seus treinamentos. 

 

Utilizar a lógica dos games possibilita tornar conteúdos tradicionais em materiais mais acessíveis e interessantes, facilitando os processos de aprendizado e motivação, já que a lógica dos games instiga a absorção de conteúdos e gera melhor desempenho na finalização das tarefas. 

 

A gamificação na educação corporativa traz benefícios concretos para a capacitação dos colaboradores, já que incentiva a conclusão dos treinamentos e a competitividade em nível pessoal e profissional.

 

6. Aposte nas trilhas de aprendizagem para engajamento de colaboradores nos treinamentos corporativos

 

Sabe aquela vontade de ver o próximo episódio da sua série favorita logo que termina o anterior? É exatamente dessa sensação que você deve se apropriar para seus treinamentos.

 

Com treinamentos baseados em uma narrativa, os conteúdos ficam mais leves e dinâmicos e isso ajuda muito na retenção do conhecimento, além de proporcionar fluidez ao acompanhamento do dia a dia.

 

7. Crie e acompanhe indicadores de resultados

 

Por fim, uma das grandes vantagens em usar utilizar uma Plataforma de RH  na sua educação corporativa é poder acompanhar instantaneamente o desempenho e resultados atingidos com os treinamentos.

 

Esse acompanhamento pode ocorrer de diversas formas, dentre elas destacamos:  

  • avaliação de reação:  onde os participantes respondem a um questionário eletrônico, registrando o seu feedback sobre o curso;
  • aprendizado ou avaliação de eficácia: pode se revelar através do aumento de conhecimento ou habilidades. Para essa avaliação é fundamental que o objetivo do treinamento esteja bem definido;
  • comportamento: esse indicador pode ser observado através de mudanças de conduta e atitudes após a participação no treinamento;
  • avaliação de desempenho:  uma ferramenta do RH para analisar a performance de um colaborador ou de um time inteiro. Com ela, é possível avaliar competências técnicas e comportamentais dos colaboradores. E, ainda, relacioná-los com a cultura da empresa.

 

Os objetivos da avaliação de desempenho são diversos, dentre os principais, estão:

 

1 – Identificar os pontos fracos e pontos fortes do colaborador e desenvolvê-los;

2 – Trazer dados precisos e históricos para a equipe de RH;

3 – Melhoria da comunicação;

4- Fornecer feedback equilibrado.

 

As ferramentas fornecidas por uma Plataforma de RH como a da Umentor são a solução para aumentar seu engajamento. Além de economizar muito tempo, eles permitem que você implemente as táticas acima, sem esforço.

 

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