Como fazer uma boa avaliação de desempenho?

O que compreende fazer uma boa avaliação de desempenho? O que é um ciclo de avaliação de desempenho e como ele pode motivar seus melhores resultados?

 

A avaliação de desempenho não é um campo fácil de se navegar. Essa metodologia está em constante evolução, daí a necessidade de um sistema de gestão de desempenho eficaz. Novas tendências de gerenciamento de desempenho surgem a cada ano e, infelizmente, com muita frequência, os departamentos de recursos humanos erram em seu uso.

 

Isso leva a funcionários e líderes a se sentirem desanimados, desmotivados e desengajados  com os baixos níveis de desempenho da equipe. Felizmente, mais e mais empresas estão despertando para a importância (e os benefícios resultantes) de sistemas eficazes da avaliação de desempenho. O primeiro passo para revitalizar e melhorar seus processos de desempenho existentes é: Como fazer uma boa avaliação de desempenho?

 

O que é uma boa Avaliação de Desempenho?

 

Uma das melhores definições de gerenciamento de desempenho é fornecida por Michael Armstrong em seu Handbook of Performance Management, que apresenta de forma cuidadosa e clara o ciclo de gerenciamento de desempenho :

“A gestão de desempenho é o processo contínuo de melhorar o desempenho, definindo metas individuais e de equipe alinhadas às metas estratégicas da organização, planejando o desempenho para atingir as metas, revisando e avaliando o progresso e desenvolvendo o conhecimento, habilidades e habilidades de pessoas.”

Um ponto-chave aqui é que a Avaliação de desempenho é um processo contínuo – não uma atividade “única” uma vez por ano. A gestão de desempenho de qualidade deve, portanto, reunir várias atividades diferentes e integradas para formar um “ciclo de gestão de desempenho” contínuo, conforme mostrado abaixo.

 

Para saber mais veja nosso vídeo: Avaliação de Desempenho | Benefícios da Avaliação de Desempenho AUTOMÁTICA! Papo de RH

 

Quais são as etapas e como fazer uma boa avaliação de desempenho?

 

A primeira etapa do ciclo de Avaliação de desempenho é o “Planejamento” para o próximo período. O planejamento deve envolver:

 

 

Historicamente, as organizações tendiam a realizar essa etapa de planejamento uma vez por ano. No entanto, com o ambiente de negócios se tornando cada vez mais ágil e rápido, muitas organizações estão adaptando seus processos para definir “objetivos de curto prazo” a cada três meses.

 

Os objetivos e valores da organização devem estar alinhados com a estratégia geral da organização. Especificamente, cada objetivo deve contribuir para alcançar uma ou mais metas da organização.

 

Enquanto isso, o planejamento de desenvolvimento individual, o PDI,  deve considerar quais comportamentos, habilidades ou conhecimentos o indivíduo precisa desenvolver para alcançar com sucesso seus objetivos e defender os valores da organização.

 

Tradicionalmente, as organizações colocam muita ênfase na parte “Revisão” do ciclo —  muitas vezes porque uma avaliação de desempenho é necessária para fins de recompensa. No entanto, sempre aconselhamos que as etapas que envolvem um plano de ação são as mais importantes.

 

Esses estágios são onde o desempenho é realmente entregue e os resultados alcançados. Os colaboradores precisam ser incentivados a agendar horários regulares para trabalhar na consecução de seus objetivos e planos de desenvolvimento pessoal.

 

Da mesma forma, os líderes precisam verificar regularmente como sua equipe está. Eles devem dar feedback frequente e eficaz e usar habilidades para ajudar os membros de sua equipe a superar desafios e identificar oportunidades de aprendizado e melhoria de desempenho. Se isso for deixado para uma revisão de final de ano, é tarde demais — objetivos e planos de desenvolvimento podem acabar sendo alcançados apenas parcialmente.

 

Como é ciclo de gerenciamento da avaliação desempenho contínuo?

Desde 2015, esta filosofia de gestão de desempenho contínua foi adotada por organizações líderes como Deloitte, Adobe e General Electric. Todos esses grandes nomes abandonaram as tradicionais avaliações de desempenho anuais em favor avaliações de desempenho por período determinado – de três e seis meses –  e feedback frequente, além de reuniões 1:1 constantes

 

Essas discussões regulares de desempenho geralmente são voltadas para o desenvolvimento e o futuro. Eles oferecem aos membros da equipe uma oportunidade ao longo do ano para explorar o que correu bem e como o sucesso pode ser replicado, quaisquer desafios enfrentados e como eles podem ser superados — e acordar as ações que o indivíduo e o gerente precisam tomar para desenvolver o indivíduo e melhorar ainda mais seu desempenho.

 

Estes ciclos de avaliação de desempenho regulares são também são uma ótima oportunidade para abordar o desenvolvimento dos funcionários, oferecendo oportunidades de treinamento e reforçando regularmente as expectativas de desempenho.

 

Veja aqui: Universidade Corporativa: tenha a sua agora!

 

Existem alguns elementos básicos envolvidos na construção de uma estrutura de gerenciamento de desempenho eficaz, incluindo:

 

Definir metas

Você precisa definir metas da maneira certa. Eles precisam ser significativos e compreendidos. Os funcionários devem ter um contexto sobre por que essas metas individuais são importantes e como elas estão promovendo os objetivos organizacionais. Os funcionários se importarão muito mais com suas funções e ficarão muito mais engajados quando souberem — e realmente entenderem — como seu trabalho é importante.

 

A definição de metas é e deve ser um processo colaborativo, que envolve reunir-se com os funcionários e ser transparente sobre os objetivos da empresa, direção e obstáculos. De posse dessas informações, os funcionários podem criar metas que complementam os objetivos organizacionais e tomar decisões diárias para promover esses objetivos. Além disso, quando os funcionários são colocados  a desenvolver seus próprios objetivos eles experimentam um maior senso de autonomia e propriedade sobre seu trabalho. Inevitavelmente, isso resulta em melhor desempenho.

 

Comunicação e Colaboração Transparentes

Os funcionários querem — e merecem —  que seus gerentes e líderes sejam abertos e autênticos em todos os momentos.

 

Eles não querem ser mantidos no escuro quando suas empresas estão passando por tempos difíceis. Eles querem ser mantidos a par das informações pertinentes. Além disso, eles querem comunicação em tempo real enquanto constroem relacionamentos saudáveis ​​com seus colegas e gerentes. Isso envolverá feedback regular e discussão honesta — mesmo quando essa comunicação for difícil ou desconfortável.

 

Veja aqui: Habilidades de liderança: como estimular essa soft skill nos gestores de equipe?

 

Reconhecimento

 

Um sistema de gestão de desempenho eficaz deve priorizar o reconhecimento e a recompensa dos funcionários. Os funcionários devem se sentir valorizados e apreciados pelo trabalho que fazem e pelo esforço que fazem. Se o reconhecimento dos funcionários não for uma prioridade, isso provavelmente terá um impacto negativo em sua rotatividade voluntária.

São necessários comentários e revisões honestos e regulares — quanto mais frequente e preciso o feedback, melhor o desempenho individual. É tão simples. Os funcionários querem insights regulares sobre seu trabalho, e quanto mais bem informados estiverem sobre seu desempenho, mais aptos estarão para melhorar e se destacar.

 

Desenvolvimento

Nenhum profissional de alto desempenho e ambicioso deseja permanecer em uma empresa a longo prazo sem aprimorar e desenvolver habilidades. O avanço e o desenvolvimento são importantes para os funcionários — sem mencionar que as empresas se beneficiam quando os funcionários são mais qualificados e capazes.

Veja aqui: Plataforma de Educação Corporativa: 5 dicas infalíveis para escolher a sua!

 

Então, o que exatamente uma boa avaliação desempenho?

 

Ter todos os elementos do ciclo de gestão de desempenho em vigor é muito importante, mas isso não levará necessariamente a uma gestão de desempenho eficaz para sua organização. Existem muitos outros fatores em jogo, como:

 

  • Apoio da liderança e da alta administração para a gestão de desempenho
  • Garantir que o ciclo de gestão de desempenho seja contínuo e não um processo anual
  • Garantir que as conversas e avaliações de desempenho sejam significativas e não exercícios de “caixa de seleção”
  • Implementação de sistema de Avaliação de Desempenho fácil de usar que oferece suporte ao gerenciamento de desempenho eficaz e oferece visibilidade da atividade de gerenciamento de desempenho
  • As habilidades e a disposição de seus gerentes para fornecer gerenciamento de desempenho eficaz no dia-a-dia.

 

O que o sistema de Avaliação de desempenho da Umentor pode fazer pela minha empresa?

 

Nossa plataforma ajuda a atingir o objetivo final de empresa de alto desempenho, criando uma estrutura feedbacks e de desenvolvimento, que são apoiadas por metas ágeis e pela nossa Universidade Corporativa.

 

Nossa plataforma proporciona avaliação de desempenho individual completa e personalizada:

 

A única Plataforma de RH do Brasil que atrela avaliação de desempenho aos cursos da Universidade Corporativa, aumentando em até 80% a performance da sua empresa

 

Avaliação de Desempenho 360°, 180°, 90°

 

Personalizável de acordo com a sua necessidade: Avaliações de Desempenho 360°180° e 90°. Crie os critérios, competências, pesos e pontuações. Avaliação de desempenho individual e por competência do jeito que você precisa!
Dê seu primeiro passo hoje com a Umentor e reserve uma demonstração gratuita da nossa plataforma!

Gostou desse conteúdo? Então compartilhe nas redes sociais!

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Últimas Notícias

Você merece uma equipe engajada

Número de funcionários:
Atualmente sou:

Você merece uma equipe engajada

A jornada completa do seu colaborador, recrutamento e seleção, avaliação de desempenho e universidade corporativa em um único lugar!

Número de funcionários:
Atualmente sou: