Cultura de feedback: Por que é importante e como criar?

O que é cultura de feedback? Você já parou para pensar que se não há comunicação aberta e contínua entre pessoas no ambiente de trabalho os recursos para melhoria e desempenho são muito escassos?

 

Ter uma cultura de feedback é essencial para a organização que pretende crescer, se desenvolver e prosperar na mercado.

 

Cultura em que cada funcionário sente que pode compartilhar um feedback assertivo com outra pessoa na organização – independentemente da função.

 

Há muitos benefícios em ter uma cultura de feedback em sua organização. Vamos ver alguns?

 

Quer ajudar a construir uma cultura de feedback na sua empresa agora? Solicite uma demonstração da melhor Plataforma de RH aqui 

Benefícios de uma cultura de feedback:

 

1) Economiza tempo, dinheiro e recursos

 

Complementar sua avaliação de desempenho anual com feedback contínuo e em tempo real pode ajudar a aliviar a pressão sobre a avaliação anual. Ter todos os comentários em um só lugar pode ajudar a acelerar a avaliação de desempenho.

 

2) Gera muitos dados

 

No final das contas, feedback são dados. Se um gerente está compartilhando feedback com um funcionário duas vezes por mês, são até 24 pontos de dados que podem ser analisados ​​no final do ano. Com isso dito, o feedback deve ser mais substancial do que “bom trabalho” ou “muito bem” – certifique-se de que o feedback seja eficaz.

 

Veja aqui: O que fazer e o que não fazer ao fornecer feedback eficaz?

 

3) Cria uma mentalidade de crescimento e aumenta o desempenho

 

Quando os funcionários gostam de seu trabalho, entendem seus objetivos e conhecem os valores e as competências do trabalho, o desempenho aumenta.

 

A ligação entre feedback eficaz e produtividade foi bem estabelecida. Um estudo descobriu que 69% dos funcionários trabalhariam mais se sentissem que seus esforços fossem mais bem reconhecidos.

 

A cultura de feedback ajuda a alinhar metas, esclarece expectativas e motiva os funcionários (confira nosso blog sobre a importância do feedback para mais detalhes). Também cria um ambiente de trabalho positivo. Um local de trabalho dedicado a incentivar as pessoas a serem melhores melhorará o nível de desempenho e o envolvimento dos funcionários.

 

4) Possibilita melhores relações de trabalho

 

Engajar-se em diálogos abertos com colegas, reconhecer os esforços após um trabalho bem feito e ajudar os funcionários a atingir suas metas ajudará a criar relacionamentos significativos no local de trabalho.

 

Promover esse tipo de relacionamento entre os funcionários é um grande fator de retenção. Uma vez que a base do feedback tenha sido definida, sustentá-lo se tornará mais fácil a cada conversa de feedback.

 

Como construir uma cultura de feedback?

 

Os benefícios de dar e receber feedback regularmente foram bem documentados e muitas organizações reconhecem esses benefícios. No entanto, eles geralmente se encontram em um obstáculo quando se trata de implementar essa cultura de feedback em seu local de trabalho. Vamos à algumas dicas:

 

1) Comece pelo topo

 

Líderes e gerentes precisam ser os campeões do feedback. Eles precisam entender a importância do feedback e entender os benefícios de um feedback eficaz. Quando os funcionários observam seus gerentes modelarem fortes princípios de feedback, é mais provável que eles façam o mesmo.

 

Vale a pena notar que há diferença entre feedback bom e ruim. Incentivar os gerentes a dizer “bom trabalho” para seus funcionários não melhorará o desempenho dos funcionários ou criará uma cultura de feedback eficaz.

 

A construção de uma cultura de feedback começa com o fornecimento de feedback significativo – ou seja, feedback baseado em comportamento (não baseado em características), voltado para o futuro (em vez de para trás), objetivo, contínuo, em tempo real e direto.

 

2) Forneça as ferramentas de feedback

 

Se você está tentando ativar a cultura de feedback em sua organização, certifique-se de fornecer as ferramentas tecnológicas certas. Dar e solicitar feedback deve ser integrado às suas operações diárias (ou seja, deve ser fácil para seus funcionários solicitar e receber feedback).

 

Além disso, ter o feedback documentado em um local onde os gerentes e subordinados diretos possam ver o feedback passado ajudará a motivar os subordinados diretos e a agilizar as conversas de feedback e as avaliações de desempenho entre os funcionários.

 

Se você é uma empresa madura, considere investir em uma ferramenta de feedback. No entanto, não espere que uma ferramenta de feedback crie magicamente uma cultura de feedback em seu local de trabalho. Você precisará fornecer treinamento adequado e criar uma rotina de feedback para criar essa mudança de cultura de feedback.

 

Quer uma Ferramenta de feedback Estruturado? Use a nossa ferramenta de feedback de forma contínua durante toda a jornada do colaborador. Solicite uma demonstração aqui

 

3) Fornecer treinamento de feedback

 

Dar e receber feedback são habilidades – elas devem ser desenvolvidas e praticadas. Para apoiar uma cultura de feedback, forneça treinamento e recursos de feedback para seus funcionários e gerentes.

 

Por exemplo, workshops anuais sobre como compartilhar e receber feedback podem ajudar a garantir que todos os funcionários estejam “remando no mesmo ritmo”e direção’ quando se trata de dar feedback.

 

Ofereça cursos em soft skills para o desenvolvimento dos seus colaboradores. Na plataforma da Umentor, aliado à avaliação de desempenho, possuímos uma Universidade Corporativa com +200 cursos disponíveis que ajudam líderes e colaboradores a aprender sobre relações humanas e cultura de feedback

 

Se você estiver em uma empresa mais madura, não espere que essa mudança de cultura aconteça da noite para o dia. Levará tempo para as pessoas desaprenderem velhos hábitos e aprenderem novos comportamentos. Embora leve tempo, valerá a pena o investimento.

 

4) Torne isso rotineiro, responsabilizando os funcionários

 

Quando o feedback acontece rotineiramente, ele se torna esperado. Responsabilize os funcionários incorporando o número de comentários compartilhados e solicitados nos KPIs de seu gerente.

 

Certifique-se de que os gerentes estão tendo conversas regulares de feedback e reunião 1:1 com seus subordinados diretos. Além disso, incentive os funcionários a pedir e compartilhar feedback quando e onde quiser. O feedback não precisa vir no final do mês – se você perceber um comportamento que deve ser repetido, corrigido ou alterado, informe o funcionário em tempo real.

 

Papo de RH – O poder de um feedback construtivo

 

Uma cultura de feedback contínuo ajuda a agilizar a comunicação, garantindo que ela seja específica e imparcial. Os funcionários recebem reconhecimento em tempo hábil. Ajuda no melhor alinhamento de metas e colaboração, pois há espaço para diálogo aberto. Isso novamente ajuda os funcionários e gerentes a antecipar obstáculos e resolvê-los de forma eficaz.

 

Peça agora uma demonstração da Plataforma da Umentor se quiser um software de feedback contínuo que motive seus funcionários!

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Últimas Notícias

Você merece uma equipe engajada

Número de funcionários:
Atualmente sou:

Você merece uma equipe engajada

A jornada completa do seu colaborador, recrutamento e seleção, avaliação de desempenho e universidade corporativa em um único lugar!

Número de funcionários:
Atualmente sou: