Diversidade e inclusão nas organizações: como promover?

Já é comprovado que empresas com diversidade e inclusão desenvolvem os melhores talentos, aumentam o envolvimento dos colaboradores e impulsionam o relacionamento com o cliente.

 

 93% das empresas premiadas no Ranking das Melhores Empresas para Trabalhar no Brasil em 2021 pelo GPTW contam com alguém responsável por combater a discriminação e promover a diversidade

 

Para se ter uma ideia, dentre as 150 Melhores Empresas Para Trabalhar no Brasil, 91% têm pelo menos um profissional dedicado à função de combater a discriminação e promover a diversidade.

 

O estudo da última edição deste ranking também revelou que as organizações premiadas estão em um estágio de velocidade de inovação mais avançado do que as não premiadas, de acordo com o Innovation Velocity Ratio (IVR), métrica desenvolvida pela GPTW para medir o ritmo de inovação de uma empresa. 

 

Apesar do estudo não relacionar as duas variáveis, ambos fatores (diversidade e inovação) são muito positivos nas melhores empresas. Podemos observar, então, que esse grupo de organizações se destaca por oferecer não só uma ótima experiência ao colaborador, mas também oportunidades de inovação e inclusão de pessoas diversas.

 

Veja aqui: Ferramenta de gestão de RH, antes de escolher uma veja isto!

Vamos compreender, então, quais as vantagens da inclusão e diversidade nas organizações?

 

Quais as vantagens da diversidade e inclusão nas organizações? 

 

As vantagens da inclusão e da diversidade para as empresas são cada vez mais claras. Embora justiça social seja o ímpeto inicial por trás dessas iniciativas, as empresas começam a perceber que inclusão e diversidade são uma fonte de vantagem competitiva e, mais especificamente, uma alavanca essencial de crescimento. Entretanto, o progresso das iniciativas de diversificação tem sido lento e as empresas ainda se mostram hesitantes sobre o modo mais eficaz de utilizar diversidade e inclusão para favorecer suas metas de crescimento e de criação de valor.

 

O conceito de diversidade e inclusão (D&I) está ganhando força nos círculos corporativos nos últimos anos, à medida que os líderes de negócios estão começando a ver os benefícios inexplorados para a cultura corporativa e o sucesso dos negócios. 

 

Quando mencionamos esses termos, a maioria dos gestores de RH acena com  apoio. No entanto, um mergulho profundo nos dados mostra que apenas algumas empresas realmente adotaram a diversidade como políticas de trabalho.

 

A remoção de todas as barreiras de discriminação e intolerância que podem resultar dessas diferenças e a extração do conjunto de experiências, bases de conhecimento e personalidades diversas impulsionam o sucesso individual e o crescimento geral dos negócios.

 

Quando funcionários que diferem em muitos aspectos de seus colegas sentem que sua presença em uma organização é valorizada e respeitada, eles prosperam e a empresa, por sua vez, se beneficia de suas ideias e habilidades exclusivas.

 

No entanto, poucos empregadores perceberam esse potencial

 

Em uma pesquisa da Forbes Insights, menos da metade (48%) dos executivos seniores  concordou que uma força de trabalho diversificada e inclusiva é essencial para impulsionar a inovação no local de trabalho, enquanto 37 % dizem que concordam de alguma forma e 14% discordam. A pesquisa envolveu 300 executivos seniores das principais regiões globais: Américas, Ásia-Pacífico, Europa, Oriente Médio e África.

 

Os dados da pesquisa revelam que os locais de trabalho e as organizações com uma forte cultura de diversidade e inclusão são poucos e distantes entre si; embora muito progresso tenha sido feito na criação de uma cultura corporativa robusta e abrangente, ainda existem barreiras que impedem sua adoção generalizada.

 

Então, de que forma os líderes de negócios e gerentes de RH podem promover a diversidade e a inclusão no local de trabalho?

 

Veja aqui: Avaliação de desempenho 360 ​​graus: como fazer de forma eficaz?

 

Diversidade e inclusão significam o que, afinal?

 

Diversidade e inclusão são a missão, as estratégias e as práticas de uma empresa para apoiar um ambiente de trabalho diversificado e aproveitar os efeitos da diversidade para obter uma vantagem competitiva nos negócios. As empresas que criam ambientes de trabalho diversificados e inclusivos são mais adaptáveis, criativas e se tornam ímãs que atraem os melhores talentos.

 

O que é diversidade ?

 

Diversidade no local de trabalho é compreender, aceitar e valorizar as diferenças entre as pessoas, tais como: diferentes raças, etnias, gêneros, idades, religiões, PCD e orientações sexuais, com diferenças na educação, na personalidade, em conjuntos de habilidades e experiências.

 

Curiosamente, de acordo com este relatório da Deloitte, é revelado que a diversidade é percebida de forma diferente pelas gerações. Os millennials veem a diversidade no local de trabalho como a combinação de diferentes origens, experiências e perspectivas, e acreditam que tirar vantagem dessas diferenças é o que leva à inovação.

 

A Geração X e os Boomers, por outro lado, veem a diversidade no local de trabalho como representação igual e justa, independentemente da demografia, sem necessariamente considerar a relação da diversidade com os resultados de negócios. 

 

Diversidade e inclusão são mais do que palavras da moda e precisam ser levadas a sério e compreendidas no local de trabalho.

 

Veja aqui: LinkedIn Global Talent Trends: 4 tendências para os gestores de RH

 

Diversidade e prioridades de inclusão

 

Uma pesquisa da Forbes Insights com mais de 300 executivos seniores – 32% que estavam em RH – mostrou que as prioridades em diversidade e inclusão de suas empresas incluem:

 

65% – recrutamento de diversos funcionários

44% – retenção de talentos diversos

35% – garantir a diversidade no local de trabalho

29% – desenvolver um pipeline robusto de talentos diversificados

28% – que gerenciar problemas entre gerações

65% dos executivos seniores acreditam que a responsabilidade pela implementação de programas de diversidade e inclusão recai sobre o RH, enquanto 45% dizem que é responsabilidade dos líderes seniores de uma unidade ou divisão de negócios.

56% das empresas pesquisadas concordam plenamente que a diversidade ajuda a impulsionar a inovação. É claro que eles acreditam que essa vantagem de inovação é alcançada por meio de sua capacidade de atrair e recrutar diversos talentos.

 

10 práticas de diversidade e inclusão nas organizações:

As melhores práticas de diversidade e inclusão incluem:

 

  1. tratamento justo
  2. igualdade de acesso a oportunidades
  3. trabalho em equipe e colaboração
  4. foco na inovação e criatividade
  5. flexibilidade organizacional, capacidade de resposta e agilidade
  6. processos de resolução de conflitos colaborativos
  7. evidência do compromisso da liderança com a diversidade (por exemplo, nomeando um Diretor de Diversidade / Igualdade)
  8. representação da diversidade em todos os níveis da organização
  9. representação da diversidade entre as partes interessadas internas e externas
  10. diversidade educação e treinamento

 

O interessante a observar é que os funcionários percebem sua empresa como diversa e inclusiva com base em práticas que nem mesmo estão diretamente relacionadas à diversidade, como foco na inovação e criatividade. Essas práticas recomendadas são desejadas por todos no local de trabalho.

 

Integrar Diversidade e Inclusão no Recrutamento, Avaliação e Gestão de Desempenho

 

Algumas estratégias para eliminar o preconceito do processo de contratação e avaliação incluem a criação de um sistema cego ou algoritmo para revisar currículos. Identidades pessoais, incluindo sexo e religião, são automaticamente apagadas quando um gerente de contratação está analisando currículos.

 

Além disso, você também pode  definir e revisar metas de diversidade para garantir que o recrutamento em diferentes níveis seja o mais diversificado e inclusivo possível.

 

Outra estratégia para sustentar essa cultura é a criação de um conselho inclusivo.

 

O conselho deve consistir de líderes influentes que tenham paixão e dedicação para conduzir e defender uma filosofia organizacional centrada na diversidade e inclusão. O conselho também precisa ser o mais diversificado possível, caso contrário, ele anula o propósito de promover uma cultura inclusiva, se o próprio conselho não for inclusivo.

 

O conselho de inclusão estaria envolvido na revisão das políticas sobre recrutamento, retenção de funcionários e promoção, e abordaria as questões dos funcionários entre grupos de funcionários sub-representados.

 

O conselho deve se reunir regularmente para revisar as políticas, avaliar o feedback dos funcionários e oferecer soluções e recomendações ao alto escalão para sustentar um modelo de trabalho inclusivo.

 

Como posso promover diversidade e inclusão na minha organização?

 

Muitas empresas já têm trilhado essa jornada, e tantas outras estão iniciando nesse processo e uma Plataforma de RH pode te ajudar, sabe como? 

 

Uma ferramenta de gestão de RH permite que os processos que de outra forma são realizados manualmente sejam automatizados, o que significa que eles podem ser conduzidos de forma mais rápida, precisa e consistente

 

Imagine só uma Ferramenta de RH simples e objetiva que aumenta o seu engajamento e reduz em até 80% o tempo das suas atividades diárias:

 

  • Avaliação de Desempenho sem planilhas e sem perda de tempo: você consegue analisar a performance dos seus colaboradores em alguns cliques e com modelos personalizados (Avaliação de Desempenho 360°, 180°, 90). Identificar e monitorar os pontos fortes e fracos do desempenho dos colaboradores e agir em seguida, tudo de forma automática. Avaliação de Desempenho 360°, 180°, 90.

 

  • Universidade Corporativa completa: + de 200 cursos online que simplificam a sua gestão de conhecimento para você se dedicar ao mais importante: desenvolver pessoas! O seu próprio ambiente de aprendizado 100% customizado.Você pode fazer upload de cursos na plataforma quando quiser com seus próprios treinamentos.  Implementação com facilidade e rapidez, pois a nossa equipe acompanha o seu RH durante toda a etapa de lançamento. 

 

  • Recrutamento e Seleção: contrate a pessoa certa com agilidade e assertividade através do match de candidatos, a escolha ideal para sua vaga! Você também tem acesso a um Banco de Talentos compartilhado, Teste de Perfil Profissional para a vaga e Funil de Contratação. O RH abre a vaga, o sistema faz a análise dos perfis e indica os candidatos, tudo automaticamente!

 

Além disso, o mais especial é que a Umentor é única ferramenta de gestão de RH que vincula automaticamente os +200 cursos da Universidade Corporativa com Avaliação de Desempenho

 

Garantindo o engajamento dos seus colaboradores com oportunidades de desenvolvimento e crescimento individual que levam ao desenvolvimento de práticas de diversidade e inclusão

 

Incentivar e aplicar políticas de diversidade e inclusão por meio uma Plataforma de RH traz para a empresa múltiplos benefícios e resultados como, por exemplo:

 

  • Maior engajamento e motivação
  • Aumento da criatividade e produtividade
  • Redução de conflitos
  • Mais respeito e tolerância
  • Saúde mental e emocional
  • Contínua inovação
  • Redução do turnover
  • Aumento da competitividade da empresa
  • A empresa se torna referência

 

Portanto, para gerar transformação e desenvolver uma empresa mais diversa e inclusiva, é preciso começar pelo diagnóstico: identificar como está a diversidade da empresa hoje. 

 

A partir de então, estabelecer metas e objetivos: saber onde quer chegar. E sempre mensurar os resultados com Avaliação de Desempenho, Feedbacks contínuos  e PDI.

 

RH, Solicite uma demonstração e permita-se se surpreender com a nossa solução

 

Gostou desse conteúdo? Então compartilhe nas redes sociais!

 

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Últimas Notícias

Você merece uma equipe engajada

Número de funcionários:
Atualmente sou:

Você merece uma equipe engajada

A jornada completa do seu colaborador, recrutamento e seleção, avaliação de desempenho e universidade corporativa em um único lugar!

Número de funcionários:
Atualmente sou: