Educação corporativa, vale o investimento?

O treinamento e desenvolvimento da sua equipe são essenciais para alcançar os objetivos do seu negócio. A incorporação de treinamento que desenvolve os funcionários para metas de carreira de longo prazo também pode promover maior satisfação no ambiente de trabalho. Um funcionário mais satisfeito provavelmente ficará mais tempo e será mais produtivo enquanto estiver em sua equipe.

 

O custo do turnover! 

 

Uma pesquisa recente indica que 40% dos funcionários que recebem um mau treinamento para ocupar seu cargo deixam suas vagas no primeiro ano. Estes mesmos funcionários citam a falta de treinamento e desenvolvimento de habilidades como a principal razão para seguir em frente.

 

Considere o custo do volume de negócios. Com um trabalhador a menos, a produtividade da sua empresa cai. As vendas declinam. Os membros da sua equipe atual são obrigados a trabalhar mais horas. Para encontrar um substituto, você gasta tempo selecionando e entrevistando candidatos. Depois de contratar alguém, você precisa treinar essa pessoa. O custo da rotatividade de pessoal aumenta. Os números variam, mas no Brasil em média esse valor é mais de 60% do salário líquido dependendo da posição

 

Esse é um preço alto a pagar por não treinar a equipe, não é?

 

Veja aqui: Quer diminuir o turnover? 6 dicas da Umentor para você!

 

Por que desenvolver pessoas é essencial para sua organização?

 

Indicadores que apontam a rotatividade de funcionários são alarmantes para as empresas tanto do ponto de vista operacional quanto estratégico. Ter funcionários da área operacional em constante mudança pode comprometer a qualidade dos serviços prestados. Enquanto isso, a troca constante de colaboradores que exercem cargos de liderança pode fazer com que o conhecimento se perca, ou pior, vá para a concorrência.

 

Em uma pesquisa recente ministrada pela Gallup, 93% dos jovens profissionais, aqueles considerados da geração Millennials, declararam ter mudado de emprego em um curto prazo. Tal ocorrência custou aproximadamente US$30,5 bilhões para as empresas americanas. Ou seja, não se trata apenas de uma retenção de talentos e a garantia da qualidade dos serviços, mas também uma economia de recursos financeiros.

 

O detalhe é que não basta investir. É preciso criar uma verdadeira cultura de aprendizado para alavancar a eficiência dos treinamentos. É preciso criar uma verdadeira cultura de aprendizado para alavancar a eficiência dos treinamentos. E a grande verdade é que, ao menos em algum nível, toda empresa já tem uma cultura de aprendizado. Afinal, formal ou informalmente, os funcionários aprendem a todo momento. Mas como saber quando investir em treinamentos corporativos? Continue lendo e aprenda conosco!

 

Continue lendo e aprenda conosco!

 

Existem diferentes tipos de cultura de aprendizado

 

Para começar, pense sobre o tipo de cultura de aprendizado você tem versus o tipo de cultura de aprendizado você quer ter. Primeiramente, vamos analisar as diferentes possibilidades existentes.

 

Cultura de conformidade

 

Uma cultura de treinamento em conformidade geralmente diz respeito a uma empresa que não valoriza o aprendizado tanto quanto valoriza o cumprimento dos regulamentos e dos requisitos necessários para fazer seu negócio. Em outras palavras: aqui, os treinamentos só são feitos para cumprir as obrigações legais e garantir a conformidade com os procedimentos legais.

 

Cultura de necessidade

 

Uma cultura de treinamento necessário se concentra em ensinar os funcionários apenas sobre ferramentas e processos que específicos do trabalho ou da empresa. Esse treinamento geralmente acontece durante o processo de integração ou quando uma nova ferramenta ou processo de implantação é apresentado.

 

Cultura de aprendizado

 

Nesse caso, vamos além da conformidade e do treinamento necessário. A cultura de aprendizado se concentra na criação de habilidades dos funcionários por meio de iniciativas e programas direcionados. Aqui, o aprendizado é valorizado e as pessoas são incentivadas a dedicar um tempo para obter o desenvolvimento que a empresa acredita ser crítico. Muitas vezes, essa cultura é orientada a eventos, quando as pessoas são retiradas do seu ambiente de trabalho para aprender novas habilidades.

 

Cultura de aprendizado contínuo

 

Em uma cultura de aprendizado contínuo, o aprendizado se torna parte efetiva do trabalho diário das pessoas, correspondendo à forma como elas passam ao menos parte do dia. Os colaboradores podem passar 15 minutos assistindo a um vídeo para concluir determinada tarefa ou ler um artigo para ajudá-los a pensar na solução de um problema, por exemplo. Em empresas que adotam essa cultura, como os gerentes encorajam a postura do aprendizado contínuo, os funcionários se sentem à vontade para acessar YouTube, Ted Talks ou cursos online durante a jornada, pois sabem que isso faz parte do modo como trabalham e aprendem.

 

Por que a educação corporativa é transformadora? 

 

Como é possível perceber, a educação corporativa é um processo que visa articular de maneira coerente e eficaz as competências individuais dos colaboradores no contexto mais amplo da organização, visando a inovação e os bons resultados.

 

Com a educação corporativa, é possível promover a gestão de conhecimento. Isso permite transformar, progredir e consolidar conhecimentos essenciais para o desenvolvimento da organização como um todo.

 

Associada a este resultado, ela fornece uma rede de conhecimento bem estruturada, com a possibilidade de gerar crescimento profissional e maior índices de produtividade, como mostram os dados da Abed, que indicam um aumento de 10% no capital investido na empresa como um todo, corresponde a um incremento de 3,4% na produtividade.

 

Como implementar a educação corporativa?

 

Agora que já sabemos o conceito e as finalidades da educação corporativa, podemos partir para sua implementação.

 

No Brasil, essa prática iniciou nos anos 1990 e desde lá tem tido crescimento exponencial. Conforme pesquisa de 2016 da Deltoide, 28% das organizações pesquisadas já possuem uma universidade corporativa. Dos 72% que não o fazem, mais de um quarto (28%) demonstrou interesse em dar início ao investimento nos próximos anos.

 

Mas se a sua empresa ainda não possui diretrizes de educação corporativa, o primeiro passo é definir o que se pretende alcançar com os treinamentos, ou seja quais são seus objetivos? Isso porque a prática deve estar alinhada ao planejamento estratégico da empresa. O que estamos precisando?

 

1) A capacitação é uma ferramenta valiosa na gestão de pessoas e por esse motivo deve estar atrelada também às necessidades da equipe. Estratégias como a pesquisa de clima organizacional contribuem para uma percepção mais holística de quais habilidades estão em falta entre os colaboradores.

 

Outras questões que necessitam de atenção:

 

Os procedimentos estão defasados? O relacionamento interpessoal é bom ou afeta o trabalho em grupo? Todos dominam as tecnologias necessárias para sua função? Há compreensão de trabalho em grupo?

 

2) Com isso resolvido, em seguida é preciso desenhar o propósito dos treinamentos, eles podem ser de diversos formatos como cursos, seminários, palestras, aulas intensivas etc. Os treinamentos podem ser online ou presenciais, isso dependerá muito da estratégia adotada pela empresa. Nos últimos anos, as capacitações online vem ganhando forte destaque no meio organizacional, essa prática permite maior flexibilidade para o colaborador, que pode definir o melhor horário e dispositivo para acessá-lo.

 

Uma pesquisa recente realizada pela WTC São Paulo Business Club em parceria com a CrossKnowledge  demonstrou que 73% dos colaboradores entrevistados preferem o formato híbrido com foco no digital para treinamentos, desenvolvimento de equipes e webinars oferecidos pelas corporações.

 

3) Definidos os formatos e modalidades de treinamento, o próximo passo é busca por profissionais capacitados para a construção das aulas. Nesta etapa é muito importante procurar profissionais qualificados nas áreas de interesse da sua organização. Essa busca pode ser realizada internamente, aproveitando o conhecimento e o know how da própria equipe, bem como com o auxílio de colaboradores externos.

 

Empresas especializadas em gestão de pessoas como a Umentor oferecem, com qualidade, treinamentos e capacitações por meio de uma Universidade Corporativa online para organizações, em diferentes áreas do conhecimento.

 

8 benefícios da Educação corporativa

 

  1. Apesar dos custos monetários iniciais, a formação do pessoal compensa o seu investimento. Aqui estão apenas algumas das razões para assumir iniciativas de desenvolvimento
  2. O treinamento ajuda sua empresa a funcionar melhor. Funcionários treinados estarão mais bem equipados para lidar com consultas de clientes, fazer uma venda ou usar sistemas de computador.
  3. O treinamento é uma ferramenta de recrutamento. Os jovens trabalhadores de hoje querem mais do que um salário. Eles são voltados para a busca de emprego que lhes permita aprender novas habilidades. É mais provável que você atraia e mantenha bons funcionários se puder oferecer oportunidades de desenvolvimento.
  4. O treinamento promove a satisfação no trabalho. Incentivar os funcionários a desenvolver conjuntos de habilidades mais completos os ajudará a contribuir para a empresa. Quanto mais engajados e envolvidos eles estiverem trabalhando para o seu sucesso, melhores serão suas recompensas.
  5. O treinamento é uma ferramenta de retenção, incutindo lealdade e comprometimento dos bons trabalhadores. A equipe que procura o próximo desafio terá maior probabilidade de permanecer se você oferecer maneiras de aprender e crescer enquanto estiver na sua empresa. Não dê a eles um motivo para seguir em frente, deixando-os estagnar depois de dominar as tarefas iniciais.
  6. O treinamento adiciona flexibilidade e eficiência. Você pode treinar funcionários para serem capazes em mais de um aspecto do negócio. Ensine-os a serem competentes em vendas, atendimento ao cliente, administração e operações. Isso ajudará a mantê-los interessados ​​e será extremamente útil para você ao definir horários ou preencher ausências. O treinamento cruzado também promove o espírito de equipe, pois os funcionários apreciam os desafios enfrentados pelos colegas de trabalho.
  7. O treinamento é essencial para a transferência de conhecimento. É muito importante compartilhar conhecimento entre sua equipe. Se apenas uma pessoa tiver habilidades especiais, você terá dificuldade em recuperar o conhecimento dela se ela deixar a empresa de repente. Espalhe conhecimento – é como diversificar seus investimentos.
  8. O treinamento dá aos trabalhadores sazonais um motivo para retornar. Informe os funcionários sazonais que há mais de uma maneira de contribuir. Em vez de contratar alguém novo, ofereça a ele a chance de aprender novas habilidades e se beneficiar de sua experiência.

 

Aprender e atualizar as habilidades dos funcionários faz sentido para os negócios. Começa desde o primeiro dia e se torna sucessiva à medida que seus funcionários crescem. É verdade que pode levar algum tempo para ver o retorno do seu investimento, mas os ganhos de longo prazo associados ao treinamento dos funcionários fazem a diferença. A despesa de curto prazo de um programa de treinamento garante que você mantenha trabalhadores qualificados e produtivos que ajudarão sua empresa a ter sucesso. Esse é um investimento que você pode levar para o banco.

 

E que tal uma plataforma online na qual você consiga construir este projeto?

 

A Umentor tem a única plataforma que vincula os cursos da Universidade Corporativa com  Avaliação de Desempenho de forma automática. Garantindo a melhoria da performance do colaborador. 

 

Trabalhamos com 3 principais pilares da gestão de pessoas em uma única ferramenta: Universidade Corporativa, Avaliação de Desempenho e Recrutamento e Seleção.

 

O que isso quer dizer?

 

Na Umentor o gestor de RH consegue acompanhar de forma automática o andamento das capacitações e treinamentos dos colaboradores de acordo com seus PDI’s. Além disso, o sistema fornece a criação de indicadores rápidos, como gráficos. 

 

Tudo isso online: 

 

Os principais usos são a criação de conteúdo e o rastreamento do progresso dos alunos. Mas isso é apenas o começo. Existem recursos mais avançados que facilitam os processos de gestão de pessoas.

 

Na plataforma da Umentor você tem acesso:

 

  • Editor integrado: Ele permite que você crie cursos e testes.  Além disso, você pode anexar apresentações e materiais em  PDF. 
  • Gamificação e trilhas de aprendizado: A plataforma permite engajar e motivar os colaboradores em seus treinamentos a partir de metodologias criativas;
  • Gestão de performance: Esse recurso permite identificar e monitorar o desempenho de seus colaboradores. Em um piscar de olhos, você pode ver os resultados gerais e individuais.
  • Compatível com dispositivos móveis. Os participantes podem acessar um LMS em qualquer dispositivo. Único requisito: uma conexão de internet funcional.
  • Marca e estilo personalizados: Você pode customizar seu material de treinamento para refletir sua marca. Crie um portal de educação corporativa online prático e intuitivo com a cara da sua empresa. 
  • Certificação: Você pode emitir certificados aos participantes após a conclusão de um Curso ou Prova. Esses certificados são 100% personalizados.
  • Notificações: Ninguém quer perder um Curso ou Prova importante. As notificações ajudam os alunos a ficar por dentro de tudo.
  • Você sempre terá acesso à versão mais recente do software.

 

Gostou desse conteúdo? Compartilhe!

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Últimas Notícias

Você merece uma equipe engajada

Número de funcionários:
Atualmente sou:

Você merece uma equipe engajada

A jornada completa do seu colaborador, recrutamento e seleção, avaliação de desempenho e universidade corporativa em um único lugar!

Número de funcionários:
Atualmente sou: