Gente que converge: como incentivar a convergência entre colaboradores

Quando falamos de convergência nos negócios, nos referimos ao alinhamento de objetivos e propósitos entre a empresa e os colaboradores que trabalham nela

De maneira geral, a convergência significa a evolução harmoniosa dos colaboradores com incentivo, parceria e alinhamento da empresa.

Ou seja, as pessoas crescem dentro e a favor da empresa e dos seus objetivos.

Para entender melhor esta ideia, explicamos o significado de “crescimento convergente” em outro conteúdo. Você pode conferir clicando aqui.

Comece olhando para si

Muitos gestores ou donos de negócios buscam maneiras de melhorar os resultados e desempenho da empresa, e acabam culpando seus colaboradores pelo insucesso.

O que acaba sendo quase contraditório.

Antes de fazer este pré-conceito sobre eles, é importante que os responsáveis pela gestão dos colaboradores analisem o quanto estes profissionais estão sendo assistidos, ou incentivados.

Essa acaba sendo uma análise da própria gestão, uma vez que observando a motivação dos funcionários se entende o quanto a empresa preocupa-se (ou não) com eles.

A dica é: olhe aos colaboradores, entenda sua dificuldades, seus anseios, e busque incentivá-los. Os resultados positivos de um negócio são gerados, também, por um time motivado.

Ao mesmo tempo, o medo de muitas empresas é que, ao investir em desenvolver e treinar seus colaboradores eles acabam expandindo seus pontos de vista sobre o mercado, e buscando evoluir em outras empresas, ou em um “emprego melhor”. 

Estudos já provaram que este argumento não é tão válido assim.

O que parece ser um risco, é de fato uma das melhores formas de estimular não só o engajamento do profissional dentro da empresa, mas também a sua lealdade com a mesma.

Geração pré motivada

Um estudo do Linkedin, chamado “Gen Z and Learn”, feito no final de 2018, esclarece os pontos de vista da Geração Z e as suas relações com o aprendizado profissional.

A pesquisa apontou que os incentivos financeiros e o avanço na carreira são muito importantes para esta geração, trazendo dados como: 

  • 66% dos jovens querem aprender mais para melhorar em seus trabalhos
  • 59% tem como objetivo ganhar mais dinheiro
  • 46% querem aprender para serem promovidos.

Essa geração vem, desde 2019, entrando com força no mercado de trabalho, e tendo nascido praticamente dentro da internet e das tecnologias, seus hábitos e comportamentos estão acostumados a movimentação constante, rápida e a um retorno imediato.

O mesmo estudo ressalta que 3 em cada 4  líderes e RHs estão se preparando para receber gerações e profissionais como estes (e devem).

Entre as habilidades sociais que estes líderes de aprendizado apontam como as principais a serem estimuladas estão a comunicação, o trabalho em equipe e o gerenciamento de tempo.

Gente que converge: entenda os colaboradores como um time

Ok, já sabemos que os colaboradores precisam estar motivados para gerar bons resultados e que uma nova geração ainda mais interessada em crescer está por vir no mercado.

Neste cenário, torna-se mais fácil alimentar um espírito competitivo sem nem perceber. Mas tratando-se de crescimento convergente entre colaboradores, não queremos que isso aconteça.

Assim entramos em um dos principais tópicos da convergência entre colaboradores: evitar a competitividade e incentivar os trabalho em equipe.

Como a pesquisa do Linkedin apontou, a capacidade de trabalhar em equipe é uma das habilidades a serem mais valorizadas ainda entre profissionais.

Profissionais que, juntos, desenvolvem-se e crescem em sintonia uns com os outros, e consequentemente com a empresa, convergem entre si.

Equipes que possuem um bom relacionamento tendem a ser ainda mais produtivas, trazendo resultados positivos, e ainda fidelizando bons profissionais dentro da empresa.

Para chegar a isso, a gestão de um negócio precisa entender que seu papel como incentivadora é fundamental. Separamos algumas das principais vantagens de promover um espírito de equipe e intensificar o relacionamento dos times. 

Objetivos em comum

Distribuir objetivos em comum entre colaboradores de uma mesma equipe estimula o trabalho em conjunto. As tarefas executadas em equipe, além de fortalecerem os laços do time, geram ainda mais insights e ideias do que se executadas individualmente.

Troca de ideias

Incentivar equipes também gera troca de ideias e conhecimentos espontâneos entre os colaboradores, auxiliando muitas vezes nos trabalhos uns dos outros e gerando mais resultados para a empresa em geral.

As pessoas apoiam aquilo que ajudam a criar

As pessoas tendem a confiar muito mais nas ideias quando elas acreditam que partiram delas, do que quando a ideia foi trazida até elas.

Quando a responsabilidade de criar soluções fica por conta da equipe, as chances do problema ser resolvido com mais agilidade, interesse e satisfação do que uma ordem dada é muito maior.

Este é outro fator que promove a lealdade com a empresa.

A convergência dos colaboradores e da empresa é a ideia de que, o trabalho e a capacitação em equipe, além de promover bons resultados, agrega profissionalmente e pessoalmente os colaboradores, incentivando o crescimento convergente.

Gostou deste conteúdo? Confira mais como este em nosso blog e também acompanhe nossas redes sociais (@umentoroficial).

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Últimas Notícias

Você merece uma equipe engajada

Número de funcionários:
Atualmente sou:

Você merece uma equipe engajada

A jornada completa do seu colaborador, recrutamento e seleção, avaliação de desempenho e universidade corporativa em um único lugar!

Número de funcionários:
Atualmente sou: