O que é crescimento convergente?

A gestão de pessoas é uma estratégia do RH intimamente ligada à capacitação dos colaboradores, e diretamente relacionada ao crescimento econômico e mercadológico de uma empresa.

Mesmo assim, o investimento em capacitação no Brasil ainda é baixo. As empresas investem cerca de 22 horas em treinamentos por ano. 38% a menos em comparação com países desenvolvidos (Fonte: ABTD).

O assunto deste post tem tudo a ver com essas informações acima. Entenda como a ideia de “crescimento convergente” está ligada ao crescimento de pessoas e, consequentemente, de negócios.

As expectativas do mercado

Um artigo publicado pela Forbes relata que 91% dos líderes de aprendizado e desenvolvimento concordam que as habilidades da força de trabalho atual mudaram. Em um ambiente muito competitivo as empresas buscam, cada vez mais, pelos melhores profissionais.

E, além de encontrar estas pessoas capacitadas, o que já é um trabalho difícil, outro desafio é reter estes talentos na empresa e garantir a estabilidade na qualidade dos serviços.

Para manter colaboradores por um tempo significativo na empresa, é preciso que estes estejam engajados e motivados. Constantemente! Este processo é aplicado através de uma série de estratégia e ações de gestão de pessoas, e que exige um bom planejamento.

Uma destas estratégias tem a ver com capacitação

Uma empresa que estimula os colaboradores a desenvolverem suas habilidades além de estar contribuindo com a geração de ideias, também contribui nos indicadores de satisfação dos mesmos. Uma equipe que sente-se motivada pela empresa impacta o clima organizacional e aumenta as chances de retenção.

Outro dado apontado pela Forbes que comprova a importância da capacitação, e que vai além do objetivo de mantê-las engajadas, é que 76% dos profissionais da geração Z sentem que as habilidades necessárias na força de trabalho de hoje são diferentes das habilidades necessárias nas gerações passadas.

Outras das vantagens do desenvolvimento dos colaboradores são:

  • as chances de erro na execução são menores, uma vez que o trabalho é lapidado;
  • o interesse do profissional aumenta,
  • a produtividade se torna melhor,
  • gera motivação e engajamento.

Crescimento de pessoas

Vê-se hoje que instituições corporativas têm investido mais na implementação de tecnologias e ferramentas de aprendizagem. 

Porém, conforme Robyn D. Shulman afirma em seu artigo na Forbes, “muitas empresas ensinam de acordo com o modo convencional de aprendizado – essa experiência pode levar à falta de interesse e engajamento, comprometimento e uma perda crítica de criatividade, felicidade e retenção. E todos esses fatores também podem levar a enormes perdas de receita.

Crescimento convergente

Ok! Mas o que tudo isso têm a ver com convergência?

Nosso colega, o Google traz diversas versões para o significado da palavra “convergente”, separamos algumas:

1º- “encaminhar-se para um mesmo ponto comum a outro” (fonte)

2º- “que possui ideias, comportamentos, atitudes comuns com outrem: pensamentos convergentes”

Ainda assim, o significado que melhor exprime o que queremos dizer com crescimento convergente é: “que segue para o mesmo objetivo ou propósito que outro; que obtém ou apresenta os mesmos resultados: mecanismos convergentes; desenvolvimentos convergentes.”

Quando falamos sobre crescimento de negócios, estamos falando de crescimento de pessoas. Pois negócios são feitos de pessoas. Então, se o trabalho e o desenvolvimento são feitos por ambos, seus resultados, propósitos e objetivos convergem, resultando em um crescimento convergente.

E falando em pessoas, uma característica interessante (e quase involuntária) da palavra “convergente” é o fato de que ela é composta por outra: gente.

Colocar em prática o que falamos sobre capacitação de pessoas no início deste post é acelerar a evolução da “gente” de uma empresa, é levá-las de um ponto para outro dentro do ambiente.

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Últimas Notícias

Você merece uma equipe engajada

Número de funcionários:
Atualmente sou:

Você merece uma equipe engajada

A jornada completa do seu colaborador, recrutamento e seleção, avaliação de desempenho e universidade corporativa em um único lugar!

Número de funcionários:
Atualmente sou: