Pesquisa de clima organizacional: o que é, como fazer e exemplos!

O clima organizacional afeta o comportamento dos funcionários em todos os negócios, seja você uma pequena empresa ou uma multinacional. Mas o que exatamente é pesquisa de clima organizacional? Qual é o exemplo de clima organizacional no ambiente de trabalho? E como a pesquisa de clima pode ajudar a sua organização  a construir relacionamentos fortes com seus colaboradores? 

 

Aqui neste artigo vamos entender tudo que você precisa saber!

 

O que é pesquisa clima organizacional?

 

O clima organizacional refere-se à percepção duradoura de um colaborador sobre o ambiente de trabalho e a cultura organizacional em que trabalha. Você pode pensar na pesquisa de clima como semelhante à personalidade da organização: cada pessoa tem uma personalidade única e cada organização tem um clima único. A pesquisa de clima reflete um conjunto de características percebidas pelos colaboradores em determinado prazo ou momento.. Isso influencia o comportamento dos funcionários no trabalho em várias dimensões, como relacionamentos, autonomia e estrutura organizacional.

 

Um clima organizacional positivo aumenta o engajamento e a retenção de talentos – o vínculo que os funcionários têm com sua organização.

 

O clima organizacional não é criado da noite para o dia; em vez disso, ele é construído e moldado durante um longo período por meio de um agrupamento de experiências e interações. 

 

Por exemplo:

 

  • se um funcionário se sente confiável para desempenhar sua função sem microgerenciamento,
  • como os gerentes e colegas os tratam,
  • se eles sentem que estão crescendo e se desenvolvendo dentro da organização,
  • com que eficácia o conflito é gerenciado,
  • como eles são incentivados a atuar,
  • e muito mais.

 

As empresas podem usar a pesquisa de clima organizacional para avaliar como os funcionários se sentem sobre suas políticas, práticas e cultura e garantir que eles se alinhem com sua visão geral, metas de longo prazo e estratégia. 

 

Isso é fundamental para criar um ambiente de trabalho em que seus colaboradores se sintam bem e prosperem. Quanto mais felizes eles estiverem, mais produtivos serão e mais fortes serão seus resultados!

 

Quais são as principais características da pesquisa de clima?

 

Idalberto Chiavenato define de clima organizacional como: 

 

“Um conjunto de propriedades mensuráveis ​​do ambiente de trabalho percebido, direta ou indiretamente, criado por indivíduos que vivem e trabalham nesse ambiente e que influencia a motivação e o comportamento dessas pessoas.”

 

Nessa definição de clima organizacional, podemos notar duas características marcantes:

 

  • O clima organizacional é um conceito “percebido” pelos colaboradores. É importante ressaltar que depende de um julgamento de valor que pode variar muito de pessoa para pessoa.
  • O clima organizacional afeta a produtividade, a motivação e o comportamento dos funcionários.

 

Além desses dois fatores, é interessante observar alguns outros fatores para entender melhor o clima organizacional e suas características:

 

  • É uma percepção do ambiente de trabalho.
  • É uma “atmosfera psicológica”.
  • É um retrato rápido do relacionamento entre a organização e seus funcionários.
  • É um conjunto de propriedades que podem ser medidas pelos instrumentos corretos.
  • Está relacionado à qualidade e adequação do ambiente de trabalho.
  • Tem a ver com o apoio que os funcionários sentem que recebem da organização.

 

A estrutura e a cultura organizacional influenciam fortemente o clima organizacional

 

O clima organizacional é um reflexo do grau de motivação dos colaboradores.

Tem efeitos positivos e negativos no comportamento das pessoas no local de trabalho.

Ao analisar todas essas características, fica clara a importância de manter um bom clima organizacional na empresa. No entanto, como alcançar esse resultado? O que você precisa fazer para garantir isso?

 

Por isso, somente com uma pesquisa é possível entender o que eles percebem como positivo ou negativo no ambiente de trabalho.

 

No entanto, alguns fatores são recorrentes e devem ser objeto de atenção de qualquer pessoa interessada em manter um bom clima organizacional em sua empresa.

 

Vamos falar sobre alguns deles, mas lembre-se: somente uma pesquisa de clima pode detalhar adequadamente a percepção dos colaboradores sobre esses aspectos.

 

Na plataforma de RH da Umentor, é possível fazer pesquisa de clima organizacional de forma simples e automática. O formulário de perguntas é totalmente editável para poder se adequar com os objetivos da organização e da própria pesquisa. 

 

Veja aqui:Sistema de RH: qual a importância para seu negócio?

Veja aqui:Principais desafios para gestores de RH em 2022

 

O clima organizacional ajuda a medir as percepções dos funcionários

 

No entanto, diferentemente da cultura organizacional, que é uma resposta combinada e compreensão de “como as coisas funcionam por aqui”, a ideia de clima organizacional pode capturar a fatia de resposta a uma determinada política, medida, mudança ou até mesmo a um líder. É por isso que os pesquisadores geralmente se concentram em diferentes níveis da organização ao estimar o clima.

 

Cultura organizacional versus clima organizacional

 

Embora a cultura organizacional e o clima organizacional estejam preocupados com as características de uma organização, existem algumas diferenças importantes.

 

A cultura organizacional se concentra nos valores e comportamentos dos funcionários dentro de uma empresa, enquanto o clima organizacional se concentra na atmosfera criada na empresa com base na cultura.

 

A cultura reflete a imagem autêntica de uma organização, enquanto o clima reflete as percepções dos indivíduos sobre a qualidade e as características da organização.

 

A cultura foca na visão macro de uma empresa, enquanto o clima foca na micro imagem.

 

Em outras palavras, cultura organizacional é considerada um termo relativamente amplo e solto que envolve comportamentos organizacionais de funcionários e líderes, bem como normas, enquanto clima organizacional é um conceito mais restrito de como os funcionários percebem esses comportamentos e normas.

 

Veja aqui: Cultura organizacional: o que significa? Por que ela é importante?

 

Como podemos medir o clima organizacional? Quais são as dimensões da pesquisa clima?

 

Diferentes dimensões compõem a pesquisa de clima organizacional, estas incluem:

 

  • Dimensões estruturais – Referente à estrutura organizacional
  • Dimensões interativas – Como os membros de uma organização interagem uns com os outros
  • Dimensões perceptivas – Como os indivíduos percebem o clima dentro de uma organização

 

Estrutura organizacional para pesquisa de clima

 

A estrutura forma a base das relações interpessoais entre aqueles que lideram e aqueles que são liderados. Quem trabalha com quem e quem é responsável por quem? A centralização da autoridade comprovadamente reduz a participação dos subordinados na tomada de decisões. Por outro lado, a descentralização o encoraja.

 

Conflito 

 

O clima organizacional depende da eficácia com que todos os tipos de conflito são gerenciados. O conflito administrado de forma eficaz criará uma atmosfera de cooperação e facilitará conversas maduras. Por outro lado, conflitos mal administrados criarão uma atmosfera de desconfiança e não cooperação, onde fofocas e calúnias são comuns.

 

Responsabilidade individual

 

A responsabilidade refere-se à quantidade de autonomia, liberdade, autoridade e poder que os funcionários têm no local de trabalho. Com autonomia suficiente, os funcionários poderão definir seu trabalho e atividades, o que também reduz a carga de trabalho dos gestores. Em um clima de baixa responsabilidade e autonomia, os funcionários são passivos e obrigados a trabalhar com uma estrutura e um conjunto de tarefas pré-aprovados específicos. Isso muitas vezes leva à frustração.

 

Em geral, existem muitos fatores que afetam o clima organizacional, incluindo:

 

  • Trabalhar com um gerente competente
  • Trabalhar com funcionários cooperativos e agradáveis
  • Percepção de risco
  • Níveis de conflito e como ele é tratado
  • Ter confiança nos registros apropriados
  • Responsabilidade do Funcionário
  • Procedimentos operacionais
  • O grau de centralização
  • Segurança do funcionário
  • Espaço físico
  • Valores organizacionais
  • Estilos de liderança e tomada de decisão
  • Os objetivos e a missão da organização

 

Como podemos moldar o clima organizacional? Pesquisa de clima organizacional perguntas

 

  • liderança baseada está baseada nos valores da organização?
  • definiu-se um exemplo de comportamento desejado?
  • estabelecemos expectativas claras?
  • definiu-se políticas e práticas alinhadas?
  • quais são as atividades formais de socialização dos objetivos e metas?
  • fornecemos feedback, treinamento e suporte?
  • reconhecemos e recompensamos o comportamento que apoia os valores da organização?
  • reconhecemos as diferenças individuais nos funcionários proporcionando personalidades, e buscando a congruência interpessoal e o ajuste pessoa-ambiente?

 

O Impacto do clima organizacional em 4 aspectos

 

O clima organizacional fornece aos colaboradores informações sobre que tipo de comportamento será recompensado ou punido. Portanto, pode influenciar o comportamento de quem valoriza as recompensas oferecidas.

 

  1. Ajuda os funcionários a formar uma percepção da organização – Por sua vez, essa percepção influencia o comportamento de um funcionário.
  2. Afeta a eficácia do líder – Maior eficácia do líder equivale a melhor retenção de funcionários, satisfação do cliente e maior receita.
  3. Influencia a felicidade e a produtividade dos funcionários – Um clima organizacional positivo pode levar a funcionários mais felizes e motivados, maior satisfação no trabalho e, finalmente, maior eficiência e produtividade.
  4. Ajuda uma empresa a atingir suas metas de longo prazo – O clima organizacional tem o poder de impactar o desempenho de seus funcionários, o desempenho de seus negócios e sua capacidade de atingir metas.

 

Tipos de clima organizacional

 

As organizações tendem a ter uma mistura de vários tipos de clima organizacional em vez de apenas um, mas muitas vezes haverá um tipo dominante.

 

Aqui estão os tipos comuns de clima organizacional:

 

1.Clima orientado para as pessoas: Uma cultura organizacional que possui um conjunto central de valores que se concentra predominantemente no cuidado com seus colaboradores e seus resultados.

 

2.Clima orientado por regras: Uma cultura organizacional que fornece um conjunto de regras e estrutura e dá grande importância ao cumprimento dessas regras e à atenção aos detalhes de todos.

 

3.Clima orientado para a inovação: Uma cultura organizacional que desenvolve e introduz consistentemente novas formas de trabalho e processos (e incentiva os colaboradores a fazerem o mesmo) para alcançar resultados inovadores.

 

4.Clima orientado para metas: Uma cultura organizacional que privilegia valores e refina os detalhes dos processos para alcançar o resultado desejado.

 

Como melhorar o clima organizacional,  exemplos e o que o RH pode fazer?

 

  1. Determine o contexto do clima organizacional atual

 

Uma avaliação de clima organizacional é vital se você deseja clareza sobre onde sua organização está hoje. Uma pesquisa de clima organizacional mostrará quais iniciativas estão tendo um impacto positivo no seu clima. Você também obterá informações sobre aqueles que não estão tendo o efeito desejado que você está procurando. Isso pode ajudá-lo a melhorar e moldar seu clima organizacional.

 

Perguntas de clima organizacional, onde o feedback honesto é incentivado, podem ajudá-lo a descobrir o verdadeiro estado do seu clima atual. Então você pode agir com base nos resultados. 

 

Você também pode incentivar o feedback em reuniões de equipe e individuais. No entanto, certifique-se de que seus funcionários saibam que este é um espaço seguro para expressar seus verdadeiros sentimentos e quaisquer preocupações sem medo de repercussões negativas se o fizerem.

Veja aqui: Feedback construtivo: como fazer e exemplos!

 

  1. Traduza os valores e objetivos da empresa em comportamentos desejados

 

Muitas empresas têm um conjunto de valores organizacionais claramente definidos, mas muitos de seus funcionários não conseguem incorporá-los.

 

Por quê?

 

Porque, embora possam estar escritos em pôsteres ou montados em uma grande placa de parede em algum lugar, esses valores não estão entrelaçados na cultura cotidiana. Se você deseja que os funcionários vivam seus valores todos os dias, eles precisam entender o que significam em termos de comportamento.

 

A solução? 

 

Treine os gerentes para identificar os valores que eles procuram em termos de comportamento. Dê feedback à sua equipe que se concentra em uma tarefa, bem como em como alguém opera no dia-a-dia.

 

Por exemplo, digamos que um de seus valores seja agilidade. Peça aos seus gerentes que definam o que isso significa para eles em ação. O que uma pessoa estaria fazendo e dizendo se estivesse demonstrando agilidade em seu papel? Talvez ágil signifique ser capaz de passar de um projeto para outro sem perder tempo. Nesse caso, os comportamentos que eles podem procurar podem incluir cumprir prazos consistentemente sem comprometer a qualidade do trabalho e ter uma atitude de “posso fazer” com novos projetos e tarefas.

 

Concentrar-se no comportamento ajuda todos os seus funcionários a vivenciar sua cultura no trabalho todos os dias, levando a níveis mais altos de motivação. Também permite que todos saibam o papel que podem desempenhar para ajudar a organização a atingir seus objetivos.

 

Com a Universidade Corporativa da Umentor, temos mais de 170 cursos em soft skills disponíveis que ajudam a construir as habilidades e conhecimentos necessários para projetar sua estrutura e cultura organizacional de uma forma que maximize a eficácia organizacional e melhore o clima organizacional.

 

  1. Reforçar o reconhecimento dos funcionários

 

Para que um funcionário veja uma organização de forma positiva, ele precisa ser consistentemente reconhecido e valorizado por seu trabalho, dedicação e realizações; de cima para baixo e de seus pares.

 

O  pode assumir a forma de uma mensagem pública, um pequeno presente ou cupom, licença adicional, bônus monetário ou prêmio. Por exemplo, você pode iniciar um sistema de prêmios em que, a cada mês, um de seus funcionários seja coroado “funcionário do mês” por ir além da organização. Embora isso possa parecer pequeno, isso não apenas ajuda o funcionário a se sentir reconhecido e apreciado por sua organização, mas também pode inspirar outros colegas e criar uma competição saudável.

 

  1. Avance sua liderança: pesquisa de clima organizacional perguntas sobre liderança

 

A percepção de liderança em sua organização também influenciará muito o clima. Portanto, é crucial que sua organização tenha um estilo de liderança que apoie sua missão e objetivos e promova a transparência e a tomada de decisões. Ao contratar líderes, procure profissionais que tenham o poder de inspirar os outros e explorar todo o seu potencial e promover o trabalho em equipe. Ofereça treinamento regular para garantir que os líderes estejam todos na mesma página e tenham as habilidades e ferramentas para operar da maneira desejada.

 

Uma das principais tarefas de qualquer líder é garantir que o clima organizacional continue se fortalecendo. Por esse motivo, uma liderança forte é fundamental para um clima organizacional positivo.

 

  1. Foco na inclusão e pertencimento

 

As organizações que criam um ambiente inclusivo no local de trabalho provavelmente verão o moral da equipe mais forte e os funcionários que permanecem na empresa por mais tempo. Em última análise, isso tem um impacto positivo no clima organizacional.

 

Garanta que seus gerentes dêem o exemplo e incentivem a inclusão e o trabalho em equipe. Faça com que eles ofereçam regularmente feedback aos funcionários sobre o desempenho. Deixe-os saber o que estão fazendo bem e onde podem (e devem) melhorar. Seja construtivo e forneça ações claras. Isso levará a uma equipe mais forte e cooperativa e a um vínculo mais saudável entre a organização e seus funcionários, o que é vital para o crescimento.

 

Clima organizacional positivo traz benefícios para a organização

 

O clima organizacional é um fenômeno complexo que você precisa entender a partir de múltiplas perspectivas, incluindo suas dimensões e impacto. Embora melhorar seu clima organizacional seja um jogo de longo prazo e investimento de recursos, sua empresa colherá os benefícios a longo prazo.

Se você quiser saber mais sobre clima organizacional e como aplicar na sua empresa, peça uma demonstração com um de nossos especialistas em gestão de pessoas

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Últimas Notícias

Você merece uma equipe engajada

Número de funcionários:
Atualmente sou:

Você merece uma equipe engajada

A jornada completa do seu colaborador, recrutamento e seleção, avaliação de desempenho e universidade corporativa em um único lugar!

Número de funcionários:
Atualmente sou: