Principais desafios para gestores de RH em 2022

A transformação digital mudou a forma como as empresas contratam e gerenciam talentos. Houve um tempo em que os profissionais de RH tinham que lidar manualmente com todas as responsabilidades de contratação, demissão e folha de pagamento. Mas com o avanço da tecnologia, o papel do RH se diversificou e agora inclui responsabilidades de gerenciamento de talentos de ponta a ponta.

 

Em 2022, mais do que nunca, os profissionais de RH modernos precisam ter um conhecimento completo e aprofundado das principais competências de sua organização para que possam contratar funcionários que se ajustem perfeitamente aos requisitos do trabalho e à cultura da empresa.

 

A consultoria McKinsey realizou recentemente uma pesquisa sobre como as empresas podem se organizar melhor para o futuro. A experimentação em andamento sugere que as empresas preparadas para o futuro compartilham três características: elas sabem o que são e o que representam; operam com uma fixação na velocidade e na simplicidade; e eles crescem ampliando sua capacidade de aprender e inovar.

 

O RH pode ajudar a impulsionar essa transformação, facilitando mudanças positivas!

 

Veja aqui: Planejamento de RH para 2022: Pessoas e tecnologia conduzirão o local de trabalho

 

Qual é o papel do departamento de RH?

 

O departamento de recursos humanos (RH) é responsável por gerenciar os ativos mais valiosos da empresa – os funcionários. O departamento de RH tem várias responsabilidades, incluindo:

 

1.Contratação e recrutamento

Uma das principais responsabilidades do departamento de recursos humanos é recrutar o talento certo. Os gerentes de RH precisam acompanhar ativamente os cargos vagos na empresa e garantir que sejam preenchidos dentro do tempo necessário.

 

2.Treinamento e desenvolvimento

O departamento de RH cria programas de treinamento para novos funcionários, bem como para os existentes. A ideia é fazer com que os novos funcionários acelerem e melhorem o conjunto de habilidades dos funcionários existentes. Os gerentes de RH também trabalham em estreita colaboração com os chefes de departamento para determinar as necessidades atuais de treinamento dos funcionários e criar um orçamento de treinamento adequado.

 

3. Gerenciando a remuneração

O departamento de RH geralmente lida com a folha de pagamento e garante que os funcionários sejam pagos em dia. Também é responsável pela gestão dos programas de remuneração oferecidos pela organização.

 

4.Relações com funcionários

O departamento de recursos humanos ajuda a manter o relacionamento entre a direção da empresa e os funcionários, promovendo a equidade e a comunicação perfeita. Em caso de disputas entre empregados e direção, ou disputas entre empresa e sindicato, é o departamento de RH que faz a mediação e trata de tudo.

 

Os 3 Principais desafios para gestores de RH em 2022:

 

  1. Atrair os melhores talentos

Atrair e reter os melhores talentos em uma organização é um dos maiores desafios para o departamento de RH. Requer muito tempo e muito trabalho. Para atrair os candidatos certos, os recrutadores e gerentes de RH não precisam apenas publicar requisitos de vagas nas principais plataformas de empregos, mas também gerenciar uma comunicação perfeita com os candidatos.

 

Vale a pena notar que os candidatos ativos representam apenas 30% da força de trabalho global, e os 70% restantes são candidatos passivos. Para atingir esses candidatos passivos, os recrutadores precisam criar uma ferramenta interna de talentos que possa ajudar a rastrear, filtrar e entrar em contato com os candidatos certos para a vaga. Uma RH tech pode ajudar com isso.

 

Veja aqui: Como criar um plano de carreira e manter seus melhores colaboradores em 2022

 

  1. Fomentando uma cultura de aprendizado contínuo

 

Mais de 37% dos funcionários deixam seus empregos quando não têm oportunidades de aprender novas habilidades na empresa. Como resultado, 79% dos funcionários afirmam que, ao se candidatarem a um novo emprego, sempre verificam se a empresa oferece um programa formal de treinamento.

 

Por isso, é de extrema importância que o departamento de RH estabeleça programas internos de treinamento dentro da empresa para aprendizado contínuo, a fim de atrair e reter talentos.

 

Ao automatizar os módulos de treinamento e desenvolvimento por meio de uma Universidade Corporativa online, você pode dar aos funcionários a flexibilidade de participar de diferentes sessões de treinamento de habilidades de acordo com seu próprio tempo, sem interromper seu horário de trabalho habitual.

 

Veja aqui:Por que investir em treinamento deve ser sua maior prioridade em 2022?

 

3- Oferecendo uma experiência ideal

 

Mesmo que os recrutadores consigam contratar os melhores funcionários para a organização, retê-los é outro desafio de recursos humanos.

 

Quando os funcionários estão satisfeitos com suas responsabilidades de trabalho, a cultura do local de trabalho e as pessoas com quem trabalham, é muito menos provável que pensem em mudar de emprego. É por isso que criar uma experiência de funcionário ideal é uma das maiores prioridades do departamento de RH.

 

Não é de surpreender que a maioria das empresas agora esteja tentando oferecer os melhores benefícios e comodidades possíveis aos funcionários, a fim de criar um ambiente de trabalho inspirador e encorajador.

 

Veja aqui: O que é Employee Experience e como realizar na minha empresa?

 

11 melhores práticas para o RH em 2022:

As melhores práticas para gerentes de RH definem o que uma organização e seus funcionários têm o direito de esperar de sua equipe de RH. Os gerentes de RH competentes e habilidosos sabem o que significa servir a gerência e a força de trabalho terão um arsenal de práticas recomendadas de RH para impulsionar a eficiência em suas funções diárias.

 

  1. Projete um local de trabalho seguro, saudável e feliz para sua força de trabalho
  2. Encontre, atraia e contrate os melhores talentos no prazo certo
  3. Crie equipes autogerenciadas de alto desempenho no trabalho
  4. Ofereça uma experiência de integração, não apenas um processo
  5. Crie um processo de avaliação de desempenho justo e sem preconceitos
  6. Tornar a gestão de conflitos mais segura e transparente para todas as partes
  7. Estabeleça uma cultura inclusiva no local de trabalho com feedback dos funcionários
  8. Siga uma política de portas abertas para incentivar a comunicação aberta
  9. Requalificar os funcionários para preencher as lacunas de conhecimento existentes e futuras
  10. Encontre maneiras de aumentar o engajamento dos funcionários e reduzir a rotatividade
  11. Ofereça aos seus funcionários a oportunidade de feedbacks constante.

 

Como uma RH tech pode simplificar as coisas para os gerentes de RH? 

 

Há muitos benefícios em usar uma plataforma de RH, alguns deles ressoam mais profundamente com você, dependendo da configuração e do estilo do seu negócio e das áreas específicas com as quais você está tendo problemas.

 

Aqui estão alguns dos benefícios mais comuns:

 

  1. Menos papelada e uma equipe de RH liberada

 

Uma plataforma de RH automatiza muitas das tarefas administrativas tediosas executadas por uma equipe de RH e, portanto, oferece mais tempo para agregar valor real ao seu negócio, apoiando e treinando funcionários e gerentes e torando o seu RH estratégico na empresa.

 

  1. Dados de RH mais rápidos e confiáveis ​​para sua organização

 

Gere relatórios com o toque de um botão para obter dados específicos de funcionários sobre diferentes áreas de sua empresa – desde a rotatividade de funcionários até os planos de carreira e desenvolvimento de pessoal

 

  1. Redução nos custos de RH

 

Graças ao tempo e dinheiro que você economizará automatizando muitas de suas funções de RH, é muito provável que você precise de menos funcionários administrativos de RH para realizar tarefas manualmente, reduzindo assim os custos com funcionários neste departamento.

 

  1. Aumento na precisão

 

Como muitos processos de RH serão executados automaticamente, seguindo fluxos de trabalho predeterminados e regras definidas, é provável que ocorram menos erros em comparação com os mesmos processos sendo realizados manualmente por um auxiliar de RH. Uma redução na taxa de erro do departamento de RH pode ter muitos benefícios indiretos.

 

Por exemplo, um processo de recrutamento mais ágil pode incentivar funcionários em potencial a trabalhar para sua empresa. Naturalmente, menos erros também geralmente significam menos custos para corrigi-los.

 

  1. Melhoria no moral da equipe

 

Ligado ao conceito de menos erros, uma plataforma de RH pode criar processos que têm um impacto demonstrável no moral da equipe. Se um funcionário acredita que a empresa para a qual trabalha oferece a ele um processo de avaliação de desempenho estruturado e transparente e permite que ele possa se desenvolver com facilidade, é provável que ele se sinta mais motivado e investido.

 

  1. Oportunidades para preparar seu negócio para o futuro

 

É provável que sua organização cresça no futuro, trazendo grandes oportunidades, mas também alguns desafios em relação à administração de novos procedimentos de RH, aumento do número de funcionários e outras tarefas mais complexas.

 

Uma plataforma de RH foi projetada para crescer em conjunto com seus negócios, permitindo que você adicione recursos extras que talvez não precisasse anteriormente, redesenhe fluxos de trabalho existentes e aumente a capacidade de registro de funcionários, permitindo que você gerencie com mais eficiência esse momento desafiador. A Umentor tem a única plataforma de RH do Brasil que vincula os cursos da Universidade Corporativa com Avaliação de Desempenho de forma automática. Garantindo a melhoria da performance do colaborador. 

 

Na Umentor o gestor de RH consegue acompanhar de forma automática o andamento das capacitações e treinamentos dos colaboradores de acordo com seus PDI’s. Além disso, o sistema fornece a criação de indicadores rápidos, como gráficos. 

 

Tudo isso online: 

 Os principais usos são a criação de conteúdo e o rastreamento do progresso dos alunos. Mas isso é apenas o começo. Existem recursos mais avançados que facilitam os processos de gestão de pessoas.

 

Gostou desse conteúdo? Compartilhe!

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Últimas Notícias

Você merece uma equipe engajada

Número de funcionários:
Atualmente sou:

Você merece uma equipe engajada

A jornada completa do seu colaborador, recrutamento e seleção, avaliação de desempenho e universidade corporativa em um único lugar!

Número de funcionários:
Atualmente sou: