Qual é a diferença entre cultura e engajamento?

Cultura e engajamento são frequentemente usados ​​de forma intercambiável ao descrever o ambiente geral de uma empresa. Embora sejam altamente correlacionadas e normalmente andam de mãos dadas, existem distinções importantes que tornam cada um único.

 

À medida que uma empresa cresce, a necessidade de medir a cultura e o engajamento torna-se cada vez mais importante para o sucesso do negócio. Neste artigo, exploraremos a diferença entre os dois, bem como a importância de implementá-los e medi-los corretamente.

 

O que é cultura da empresa?

 

A cultura da empresa é definida como a prática geral, comportamentos e prioridades que unem e motivam os funcionários para atingir os objetivos da empresa. A cultura é muitas vezes considerada o segredo por trás de marcas memoráveis ​​e negócios de sucesso. Isso ocorre porque a cultura é a base de uma empresa, e uma cultura forte é construída com esforço contínuo e consciente. Uma cultura saudável e eficaz vai além de apenas como sua empresa é percebida. 

 

Culturas positivas mantêm os funcionários engajados e comprometidos, criando um ambiente que incentiva as pessoas a fazerem o seu melhor trabalho. Esse impacto na produtividade e na receita naturalmente posiciona uma organização para o sucesso financeiro de longo prazo.

 

Não existe uma abordagem única para a construção da cultura da empresa. A cultura nasce das prioridades e valores de uma empresa, por isso é única para cada organização. Embora a cultura da empresa possa variar tanto quanto os negócios em que se encontra, o propósito a que serve permanece o mesmo – ajudar consistentemente a organização a se aproximar de seus objetivos.

 

O que é engajamento dos funcionários?

 

Embora a cultura seja extremamente importante para o sucesso de uma organização, ela é mais qualitativa do que quantitativa. O engajamento dos funcionários, por outro lado, serve como uma medida quantificável da saúde da cultura de uma empresa e sua eficácia. De certa forma, o engajamento apresenta um boletim de seu impacto cultural – mostrando os sucessos e fracassos e identificando áreas de mudança. Simplificando, o engajamento é o nível de conexão, motivação e compromisso que uma pessoa sente em seu local de trabalho.

 

Ao entender e acompanhar o sentimento dos funcionários em relação ao trabalho em equipe, liderança e aprendizado e desenvolvimento, você coletará uma grande quantidade de dados de engajamento dos funcionários ao longo do tempo. Essas descobertas revelam áreas que são eficazes e áreas que precisam de atenção para ajudá-lo a avaliar o impacto geral da cultura da empresa.

 

Definindo sua cultura

 

Não existe “a cultura certa”, mas existem certas diretrizes para ajudar a garantir que sua cultura esteja alinhada com sua visão e valores. A chave para estabelecer uma cultura forte está em garantir que as prioridades da empresa e dos funcionários individuais estejam em sincronia.

 

A interseção de uma empresa e a ideologia, crenças e comportamentos de um indivíduo são os principais fatores que devem definir o ajuste cultural. É importante que tanto a empresa quanto o indivíduo encontrem o ajuste certo, pois o desalinhamento leva à fadiga e à infelicidade, afetando a produtividade.

 

Medindo a cultura e o engajamento

 

Não há uma maneira direta de quantificar a importância da cultura, portanto, para entender seu impacto, as empresas podem usar pesquisas com funcionários para ajudar a rastrear se:

 

  1. os funcionários compartilham um conjunto comum de crenças e prioridades 
  2. metas individuais se alinham com as metas da empresa 
  3. os funcionários realizam ações coletivas para atingir essas metas 

 

A falta de consenso indica áreas que podem precisar de atenção, enquanto a unidade demonstra uma forte cultura coesa. Medir e decodificar a cultura da empresa é importante porque pode aumentar ou corroer o engajamento dos funcionários. A contabilização ajuda a identificar os pontos fortes de uma organização, bem como as oportunidades para melhorar e aumentar o envolvimento dos funcionários.

 

Medindo o engajamento

 

O engajamento é uma ferramenta de diagnóstico usada para ajudar a identificar se as práticas culturais de uma empresa são bem-sucedidas. Ao medir o engajamento, existem três marcadores distintos de funcionários altamente engajados:

 

  1. eles falam positivamente sobre sua organização – melhorando sua reputação em suas redes 
  2. eles investem seu trabalho – se esforçando para atingir as metas organizacionais 
  3. eles têm taxas de retenção mais altas – aumentando o ROI em iniciativas de treinamento e engajamento

 

Encontrar uma vantagem competitiva

 

Hoje, a maioria das empresas reconhece que a cultura é sua verdadeira fonte de vantagem competitiva. Embora quase tudo dentro de uma empresa seja replicável – estratégia, processos, ferramentas – a única coisa que não pode ser copiada é sua cultura. O engajamento serve como uma luz orientadora à medida que as empresas se esforçam para aprimorar e refinar sua cultura. Ambos são críticos e, em última análise, determinam o destino de sua organização.

 

A cultura organizacional ajuda a construir a identidade da empresa 

 

A cultura de uma empresa tem o papel de fundamentar as relações entre os membros e permitir a construção da identidade da empresa.

 

Essa identidade é consolidada ao longo do tempo, em um processo que define certos valores, práticas e atividades.

 

Assim, os colaboradores podem se identificar com as representações da empresa, o que gera engajamento e sensação de pertencimento.

 

É somente a partir da identidade constituída que estratégias importantes como employer branding.

 

Veja aqui 5 estratégias de Employer Branding para empresas atualizadas

 

Os benefícios de uma cultura organizacional forte

 

Os benefícios de uma cultura organizacional forte vão desde o aumento de produtividade dos colaboradores até o fortalecimento da marca.

 

 A cultura organizacional é crucial na retenção de talentos, pois motiva os colaboradores a alinharem seus valores pessoais com os propósitos da empresa.

 

O resultado são profissionais que enxergam os objetivos da empresa como se fossem suas próprias metas de vida, que obviamente se dedicam muito mais aos seus empregos.

 

Em tempos de valorização central do capital humano, as empresas ganham imensa vantagem competitiva com a cultura organizacional – e transformam o engajamento em lucratividade.

 

A cultura de uma empresa pode influenciar positivamente na consecução dessas exigências de maneira satisfatória. Constitui-se de um mecanismo de padronização e previsibilidade do comportamento das pessoas.

 

Por que ela é tão importante para os gestores de recursos humanos?

 

A gestão dos recursos humanos é um dos aspectos mais importantes de uma organização antenada com o futuro. Conforme a pesquisa “Tendências globais de capital humano 2021 realizada pela Deloitte, uma das grandes tendências é mudar o papel do RH da padronização e aplicação de políticas laborais para uma nova responsabilidade de re-arquitetar o trabalho em toda a empresa. 

 

O objetivo da cultura organizacional é auxiliar nesses processos, direcionando as relações internas e permitindo que os colaboradores trilhem um caminho comum.

 

Dessa forma, a cultura organizacional deve ser vista pelos gestores como um recurso que contribui para alcançar as metas estabelecidas, tanto para as equipes quanto para o negócio como um todo.

 

Ainda pensando os processos que envolvem a gestão de pessoas nessas transformações no mercado de trabalho, a plataforma de gestão de pessoas da Umentor contribui de forma significativa para fortalecer a cultura organizacional através da união entre Universidade Corporativa, Avaliação de desempenho e banco de talentos. São processos automatizados que ajudam a definir o lugar estratégicos dos profissionais de RH na cultura organizacional.

 

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