Reunião 1-1: por que são cruciais para o sucesso da sua equipe?

A reunião 1-1 é a melhor maneira para gerentes e colaboradores se conectarem em questões urgentes, desenvolver um relacionamento forte e garantir que todos  sintam que estão trabalhando em direção a seus objetivos – no trabalho e de outras formas.

 

No entanto, sem uma estrutura, agenda e mentalidade adequadas a reunião 1-1 pode se tornar apenas mais uma reunião do seu dia.

 

Aqui na Umentor nós desenvolvemos um plano tático para tornar a reunião 1-1 a sua reunião mais importante, seja você um gerente ou colaborador. 

 

Veja aqui: Papo de RH: Employee Experience | COMO CRIAR UMA JORNADA COLABORADOR

 

O que é uma reunião 1-1?

 

Você gasta tanto tempo e dinheiro encontrando pessoas para trabalhar na sua empresa e por isso,  vale muito a pena ajudá-las a crescer para serem o melhor que podem ser 

 

Uma reunião 1-1 é um espaço dedicado no calendário e em seu mapa mental para conversas abertas e antecipadas entre um gerente e um funcionário.

 

A reunião 1-1 é um espaço para treinamento, orientação, contextualização ou até mesmo desabafo. A reunião 1-1 é um tipo de feedback regular para que colegas de equipe e líderes se conectem e se comuniquem.

 

Veja aqui:Feedback construtivo: como fazer e exemplos!

Veja aqui: O que fazer e o que não fazer ao fornecer feedback eficaz?

 

Como gerenciar o tempo em seu calendário para reunião 1:1 ?

 

Reuniões 1-1 são um momento para garantir que você e sua equipe estejam alinhados. Esses feedbacks regulares impedem que problemas maiores se agravem, permitem trocas imediatas e e promovem uma comunicação aberta.

 

Mas as agendas dos gerentes são muitas vezes inundadas com reuniões, por isso pode ser difícil encontrar um tempo e espaço dedicados para a 1-1.

 

Reserve de 30 a 60 minutos semanalmente, quinzenalmente ou mensalmente com cada um dos membros de sua equipe. Não se sinta confinado a uma sala de conferências: sugira sair do escritório para passear ou tomar um café.

 

Para garantir que você cumpra um cronograma, a Plataforma de RH da Umentor te ajuda com o desenvolvimento de um plano assertivo para conduzir e realizar reuniões 1:1 periódicas com a sua equipe. Se você quiser saber como, clique aqui e agende uma conversa com um de nossos especialistas!

 

Imagine você transformando a gestão de pessoas da sua organização e tornando o seu departamento um protagonista? Isso mesmo, com a tecnologia de RH da Umentor a sua liderança faz a diferença ao trabalhar com planos de ação baseados em desenvolvimento de pessoas e na retenção de talentos.

 

O resultado dessa parceria é o aumento significativo do seu engajamento e redução em até 80% das suas tarefas diárias com planilhas e papéis. Tudo que seu RH precisa para retenção de talentos e jornada do colaborador em um só lugar!

 

A reunião 1-1 é crucial para o sucesso da sua equipe!

 

Muitos fatores devem ser levados em consideração para a melhor maneira de estruturar suas reuniões 1-1 ; incluindo as necessidades emocionais daqueles que você gerencia, seu relacionamento e o nível de experiência do membro da equipe.

 

O elemento mais importante em uma reunião 1-1 bem sucedida é criar um espaço onde as pessoas se sintam à vontade para discutir os problemas e preocupações em sua mente. Essas reuniões são principalmente para o seu funcionário e a sua participação é vital.

 

Dica da Umentor para líderes e gestores: 

 

Faça um projeto privado dedicado às reuniões 1-1. Contribuir com tarefas e tópicos para discutir. Adicione seções intituladas: Objetivos, Discutir esta semana, Revisitar mais tarde.

 

O preenchimento prévio da agenda garante a cobertura de tópicos prioritários. Faça uma agenda compartilhada para não apenas fornecer contexto antes da reunião, mas permitir que ambas as partes se apropriem da reunião. Crie os tópicos que você sabe que precisa abordar.

 

Preparar-se para a reunião com antecedência permite que você elimine o tempo gasto com informações básicas e chegue imediatamente às coisas que realmente importam.

 

O plano tático de uma reunião 1:1

 

Comece sua reunião 1-1 com uma pergunta aberta. Isso permite que os tópicos mais importantes  venham à tona. Aqui estão algumas perguntas que você pode tentar:

 

Como você está se sentindo?

No que você está pensando?

Com o que você está mais animado?

Com o que você está mais preocupado?

 

O principal desafio do treinador é ouvir sem filtro. Um filtro é uma atitude ou preconceito que o ouvinte assume e que inibe sua capacidade de estar presente com a experiência autêntica de quem está falando

 

Veja aqui: O que fazer e o que não fazer ao fornecer feedback eficaz?

 

O mais importante é ouvir o que está sendo dito. Um aspecto importante de ser um gerente é garantir que seus funcionários se sintam ouvidos, seguros e capacitados. Depois de ouvi-los completamente, ajude a ser um facilitador de soluções. Descubra com o que eles estão empolgados, como você pode orientá-los para ter sucesso e desbloqueá-los para fazer seu melhor trabalho.

 

Aqui estão algumas táticas para garantir que você crie um espaço de confiança:

 

  • Afirme sua perspectiva primeiro;
  • Mostre suas fraquezas, lugares onde você tropeçou;
  • Esteja incondicionalmente ao lado da sua equipe, mesmo (e especialmente) ao dar-lhes feedback direto sobre oportunidades de crescimento;
  • Respeite-o como pessoa, não apenas como executor de tarefas; tratá-los como um par;

 

Aqui estão alguns tópicos que você deve abordar e algumas perguntas de reuniões 1-1 eficazes que você pode fazer:

 

 

Reflexão de carreira:

Se você estivesse tendo o melhor dia de trabalho de todos os tempos em sua função ideal, como seria sua agenda?

De onde você tira sua satisfação no trabalho?

Onde você teve mais sucesso no passado?

 

Objetivos de longo prazo:

Quais são seus objetivos de longo prazo? Quais habilidades você precisa para alcançá-los?

Quais obstáculos você precisará superar para atingir esses objetivos?

 

Existem inúmeros benefícios para o feedback contínuo e honesto dado em uma reunião 1-1 tanto para um gerente quanto para os membros da equipe.

 

Trazer o melhor de seus funcionários, eliminar tensões desnecessárias, melhorar o fluxo de trabalho, aumentar o nível de energia de sua equipe e fazer com que seus funcionários se sintam valorizados são apenas algumas das razões para encontrar tempo em sua agenda para a próxima reunião 1-1 se você estiver em um papel de liderança.

 

Como membro individual da equipe, o 1-1 serve como um lugar para compartilhar feedback aberto e honesto com um gerente para construir sua carreira dos sonhos.

 

Você tem reunião 1-1 na sua organização? 

 

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Últimas Notícias

Você merece uma equipe engajada

Número de funcionários:
Atualmente sou:

Você merece uma equipe engajada

A jornada completa do seu colaborador, recrutamento e seleção, avaliação de desempenho e universidade corporativa em um único lugar!

Número de funcionários:
Atualmente sou: