RH estratégico: como implementar e o que realmente significa?

Por definição, RH estratégico é gerenciar o RH de uma maneira que apoie as metas e resultados de negócios de longo prazo da empresa. Em essência, você vai muito além das funções administrativas pelas quais o RH é conhecido e aplica os princípios e práticas de RH à estratégia geral de negócios.

 

Veja aqui: As 5 prioridades para líderes e gestores de RH em 2022

 

A verdade é que a maioria de nós é capaz de operar muito mais estrategicamente do que fazemos; ainda assim, menos de 20% dos profissionais de RH são vistos como parceiros estratégicos. Onde estamos gastando nosso tempo? Os líderes confiam em nós como um recurso ou caixa de ressonância quando surgem situações difíceis? Nossa voz é ouvida quando os executivos estão avaliando planos futuros? O nível estratégico pessoal em que estamos operando depende de quais atividades dedicamos nosso tempo.

 

A criação da estratégia de RH começa com a expansão da nossa visão das tarefas do dia a dia, ou mesmo do mês a mês, que podem facilmente preencher nosso tempo. Isso exige que pensemos a longo prazo, analisemos nossa organização e o ambiente externo e consideremos a estratégia geral de negócios (com base no passado e no presente).

 

Normalmente, a estratégia em RH é um plano de longo prazo. Mas isso não quer dizer que seja imutável. Você deve avaliar e atualizar regularmente sua estratégia para melhor se adequar à organização ou a outros fatores externos.

 

Uma estratégia abrangente aborda todas as áreas-chave de RH:

 

Veja aqui: Como criar um plano de carreira e manter seus melhores colaboradores em 2022

 

O RH estratégico fornece mais valor quando alinha as atividades de RH com os objetivos de uma organização. Quando a estratégia de RH e o negócio estão alinhados, a mágica do RH acontece.

 

Veja aqui:Equipe engajada? 6 insights para Líderes e Gestores

 

Como criar um RH estratégico? 

 

Aqui estão cinco dicas de como os profissionais de RH podem ganhar respeito nas atividades estratégicas de suas empresas:

 

  1. Obtenha treinamento formal sobre competências de negócios

Antes de começar a contribuir para uma estratégia de RH, você precisa entender como o negócio estratégico funciona. Quando você tem treinamento em áreas como análise de dados, visão de negócios e liderança, você pode dar sugestões úteis e ponderadas.

76% dos líderes empresariais dependem da colaboração no desenvolvimento das estratégias de seus negócios, e é aí que você pode intervir e mostrar o que sabe.

 

  1. Conheça sua empresa por dentro e por fora

Os executivos precisam de membros da equipe que entendam as métricas do negócio, o modelo financeiro e os riscos organizacionais. Dependendo de quanto tempo você está na empresa, você provavelmente entende muitas dessas coisas mais do que imagina.

Para se aprofundar ainda mais, reserve um tempo experimentando o trabalho “na linha de frente” e faça perguntas sobre sua história e realmente aprenda os produtos. Um estudo recente (que durou impressionantes 15 anos) revelou que os profissionais de RH que entendem de negócios são capazes de “vincular a estratégia de negócios à gestão de talentos”.

 

  1. Desenvolva métricas e análises

Aprenda métricas de negócios como lucro, margem, ROI e TSR, e você será um grande trunfo para os líderes de negócios estratégicos. Mas ao desenvolver suas próprias métricas de rotatividade, atitudes dos funcionários, força de bancada e distribuições de desempenho, e integrá-las às métricas de negócios e RH estratégico, você terá uma compreensão inestimável de seu pessoal, bem como o interesse dos líderes que estão condução do negócio. Como 78% dos líderes de negócios estão usando dados para tomar decisões de estratégia de negócios, você se colocará em uma ótima posição.

 

  1. Crie estratégias baseadas em dados

É importante avaliar as tendências emergentes e as melhores práticas de RH, mas as ações e políticas do profissional de RH devem sempre ser impulsionadas por dados. Os dados podem impulsionar práticas que apoiam tendências emergentes e se transformam em oportunidades de negócios viáveis, ou podem revelar que as estratégias atuais de negócios e RH se alinham mais adequadamente com os objetivos da organização.

 

Veja aqui: Sistema de RH: qual a importância para seu negócio?

 

  1. Avalie o desempenho organizacional

Ao combinar métricas de negócios e RH, você poderá avaliar se a organização possui recursos, mão de obra e suporte para implementar diferentes estratégias. Os profissionais de RH que realizam regularmente essa atividade são muito mais estratégicos e eficazes, pois as recomendações que advêm desse tipo de análise unem o RH com os objetivos e a estratégia de negócios mais amplos. Essa é a essência do RH estratégico.

 

Veja aqui: Avaliação de Desempenho: o que é e quais seus principais objetivos?

 

Claro, você não pode negligenciar o básico. Você deve continuar inovando a administração básica ao mesmo tempo em que fornece informações estratégicas para atingir todo o seu potencial em RH.

 

O RH estratégico não precisa ser um conceito abstrato . Esteja você em uma empresa jovem ou em uma organização estabelecida, você pode contribuir para o crescimento e o sucesso futuros concentrando-se em decisões estratégicas de negócios.

 

6. Abrace a tecnologia de RH disponível

 

Imagine só uma Plataforma simples e objetiva que aumenta o seu engajamento e reduz em até 80% o tempo das suas atividades diárias, deixando seu RH estratégico em um curto período de tempo?

 

  • Avaliação de Desempenho sem planilhas e sem perda de tempo: você consegue analisar a performance dos seus colaboradores em alguns cliques e com modelos personalizados (Avaliação de Desempenho 360°, 180°, 90). Identificar e monitorar os pontos fortes e fracos do desempenho dos colaboradores e agir em seguida, tudo de forma automática. 

 

  • Universidade Corporativa completa: + de 200 cursos online que simplificam a sua gestão de conhecimento para você se dedicar ao mais importante: desenvolver pessoas! O seu próprio ambiente de aprendizado 100% customizado.Você pode fazer upload de cursos na plataforma quando quiser com seus próprios treinamentos.  Implementação com facilidade e rapidez, pois a nossa equipe acompanha o seu RH durante toda a etapa de lançamento. 

 

  • Recrutamento e Seleção: contrate a pessoa certa com agilidade e assertividade através do match de candidatos, a escolha ideal para sua vaga! Você também tem acesso a um Banco de Talentos compartilhado, Teste de Perfil Profissional para a vaga e Funil de Contratação. O RH abre a vaga, o sistema faz a análise dos perfis e indica os candidatos, tudo automaticamente!

 

A Umentor é única plataforma do mercado brasileiro que vincula automaticamente os +200 cursos da Universidade Corporativa com Avaliação de DesempenhoGarantindo o engajamento dos seus colaboradores com oportunidades de desenvolvimento e crescimento individual.    

 

Para você ter uma ideia:

Já são +50 mil colaboradores engajados com a nossa plataforma

+80 mil horas de pessoas desenvolvidas

E um dado muito interessante:

88% de taxa de conclusão dos cursos da Universidade Corporativa.

O que te impede de dar o primeiro passo e aumentar 60% a sua produtividade?

 

Nosso time de especialistas quer te apresentar a nossa plataforma, obviamente sem compromisso, e mostrar na prática como você vai construir uma equipe 100% engajada!

 

Solicite uma demonstração e permita-se se surpreender com a nossa solução!

 

Gostou deste conteúdo, compartilhe!

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Últimas Notícias

Você merece uma equipe engajada

Número de funcionários:
Atualmente sou:

Você merece uma equipe engajada

A jornada completa do seu colaborador, recrutamento e seleção, avaliação de desempenho e universidade corporativa em um único lugar!

Número de funcionários:
Atualmente sou: