Treinamento e desenvolvimento online: 6 pontos cruciais para o RH

É inegável a importância do Treinamento e desenvolvimento online de colaboradores nas empresas nos dias de hoje, sejam elas micro ou grandes corporações.

 

Investir em educação corporativa é uma forma de acelerar a execução da estratégia da sua empresa, melhorando o clima organizacional, retenção de talentos, produtividade e, como resultado, o retorno financeiro.

 

Com a facilidade da internet, os treinamentos não precisam mais ser presenciais, economizando recursos e facilitando o acesso ao colaborador e a empresa.

 

Porém, um projeto de treinamento e desenvolvimento online traz alguns pontos de atenção que devemos encarar com cuidado.

 

Com a facilidade que a Tecnologia de RH vem trazendo para os departamentos de gestão de pessoas nos últimos anos, o principal aliado para o desenvolvimento de projetos de treinamento e desenvolvimento são as Plataformas de Educação Corporativa.

 

Por isso, eu separei para vocês 6 pontos cruciais para se prestar atenção em projetos de treinamento e desenvolvimento online

 

Qual a função das Plataformas de treinamento e desenvolvimento online?

 

Uma Plataforma de treinamento e desenvolvimento online deve ser capaz de facilitar o acesso a materiais de aprendizagem que variam entre apresentações em vídeos, aulas interativas e materiais gráficos.

 

Além disso, é importante salientar que um boa Plataforma treinamento e desenvolvimento online deve:

 

  • Proporcionar experiências de aprendizagem adaptáveis;
  • Garantir e facilitar a comunicação entre instrutores e alunos;
  • Integrar ferramentas à experiência do usuário como calendários, blocos de notas e outras;
  • Criar um contexto no qual seja possível reconhecer a cultura corporativa da empresa;
  • Mostrar o progresso do usuário por meio de análises integradas.

 

Uma boa Plataforma de treinamento e desenvolvimento online ajuda a tornar o aprendizado interessante, envolvendo os alunos, para que eles tenham um papel mais ativo em seu próprio desenvolvimento. Para isso, ela deve ser simples de acessar e usar.

 

O design da plataforma deve ser amigável em aparência e funcionalidade – com base nos requisitos do usuário.

 

Veja aqui: 5 dicas para construir um projeto de treinamento e desenvolvimento online

 

6 pontos cruciais em projetos de treinamento e desenvolvimento online:

 

1 Quantidade não é qualidade em treinamento e desenvolvimento online

 

Vivemos a era da informação, praticamente todo o conhecimento do planeta está a uma pesquisa de distância. Isso traz os benefícios óbvios, mas também acarreta em um problema, a falta de foco e o aumento de ansiedade.

 

É comum vermos colaboradores perdidos, atirando para todo lado, fazendo um curso ou treinamento que talvez não seja o que ele precise naquele momento. É o papel do gestor da empresa, ou se a empresa tiver um RH do diretor da área, entender o perfil de cada profissional e dar o direcionamento necessário.

 

Isso também gera ansiedade nos colaboradores, por vezes ficam perdidos, não sabendo se estão no caminho certo, e o que fazer para evoluir na carreira e dentro da organização.

 

2 Cultura organizacional é importante

Uma cultura de aprendizado contínuo é fundamental para a retenção de colaboradores em todos os negócios.

 

Ainda mais quando falamos de treinamentos online, se a cultura não for forte e carregar os colaboradores, o estudo acaba ficando em segundo plano e por conta de cada um individualmente, sem o senso do todo, e definitivamente, não vai funcionar.

 

O RH pode utilizar de sua posição dentro da empresa para trabalhar a propagação dessa cultura, favorecendo o desenvolvimento pessoal e a autogestão. Produzindo eventos sobre a importância da evolução constante, definindo metas e objetivos conjuntos e individuais para cada colaborador.

 

3 Treinamento e desenvolvimento online precisa de Feedback constante

A ansiedade e a falta de feedback podem levar muitos colaboradores a terem o sentimento de desconexão com a equipe e empresa. E isso pode acarretar desde uma baixa produtividade até a perda de um talento.

 

É papel fundamental do gestor e RH ter periodicamente momentos para dar e receber feedbacks das suas equipes.

 

4 Mensure os resultados do projeto de treinamento e desenvolvimento online

 

Entender quais colaboradores estão performando melhor e se capacitando é fundamental para a gestão de uma equipe. No caso do treinamento online, utilizando uma plataforma como a Umentor, por exemplo, você tem disponível o mapeamento de diversos indicadores de sucesso.

 

Essa é a força do eLearning, a capacidade de mapear individualmente cada ação e analisar como isso vai impactar nos KPIs do negócio.

 

Antes de iniciar os treinamentos, defina qual será a meta e quais serão os indicadores de sucesso, assim você consegue ter uma visão clara do que está ou não funcionando.

 

 5 Incentivo ao treinamento e desenvolvimento online é super importante

 

Como é possível facilmente medir os resultados e entender onde cada colaborador avançou ou regrediu, fica fácil bonificar e recompensar por metas alcançadas.

 

Com uma cultura de aprendizado contínuo e bonificação por metas pode ter certeza que a sua equipe vai crescer de forma exponencial.

 

6 Conteúdo relevante e consistente é a chave para o sucesso!

 

Um dos elementos mais cruciais do treinamento e desenvolvimento online é se o  conteúdo disponível é relevante.

 

Os colaboradores que passam muitas horas atrás de uma tela de computador diariamente, perderão o interesse se o conteúdo que estiverem consumindo não for relevante para sua função. Portanto, com isso em mente, certifique-se de que os cursos de treinamento não sejam muito longos, mas sim claros e envolventes.

A Plataforma de Educação Corporativa da Umentor, possui mais 200 cursos prontos de soft e hard skills, facilitando a gestão de conhecimento na sua cultura organizacional. Além disso, é possível incluir de novos treinamentos para soft e hard skills sem custo adicional.

 

Uma Plataforma Educação Corporativa deve ser completa a fim de simplificar a implementação da gestão de conhecimento corporativo, para você se dedicar ao mais importante: desenvolver pessoas!

A implementação do treinamento online nas empresas é primordial atualmente, as empresas que não investirem nisso vão ficar para trás.

Além de capacitar e qualidade a equipe é uma maneira de incentivar o crescimento pessoal e profissional individualmente, trazendo muito mais motivação e senso de pertencimento para a empresa.

Se tiver alguma dúvida ou precisar de ajuda para implementar um treinamento na sua empresa, deixe um comentário abaixo.

Compartilhe
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Últimas Notícias

Você merece uma equipe engajada

Número de funcionários:
Atualmente sou:

Você merece uma equipe engajada

A jornada completa do seu colaborador, recrutamento e seleção, avaliação de desempenho e universidade corporativa em um único lugar!

Número de funcionários:
Atualmente sou: