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Employer Branding: o que é e como fortalecer

Employer Branding: o que é e como fortalecer

 

O Employer Branding é um processo voltado para a gestão da reputação da empresa enquanto empregadora. Descubra como fortalecer o Employer Branding do seu negócio e atraia mais talentos!

 

De acordo com uma pesquisa realizada pelo LinkedIn, 75% das pessoas pesquisam sobre as empresas antes de se candidatarem para uma vaga. O que as motiva a fazer isso?

  • Cultura organizacional: elas querem saber se a empresa possui uma cultura que se alinha com seus valores, propósitos e estilo de trabalho.
  • Oportunidades de crescimento: elas desejam entender as oportunidades de desenvolvimento profissional que a empresa proporciona, como treinamentos, programas de mentoria e possibilidade de promoção.
  • Ambiente de trabalho: elas querem descobrir se o ambiente organizacional possui uma boa atmosfera, e se é possível construir relações saudáveis com colegas e liderança.

Nos últimos anos temos recebido diversos relatos de RHs preocupados em atrair e reter bons talentos, e com razão. As pessoas estão mais exigentes antes de aceitar uma proposta de emprego, tornando o processo de seleção e recrutamento cada vez mais desafiador.

O Employer Branding é uma estratégia que podemos aplicar para solucionar o problema, mas que muitas vezes passa despercebido pelos profissionais de RH. 

No artigo de hoje eu explico mais detalhes sobre o que é a abordagem e como podemos criar um Employer Branding forte em poucos passos. 😎  

 

O que é Employer Branding?

 

Employer Branding nada mais é que um processo estratégico voltado para a gestão da reputação da empresa enquanto empregadora.

Nesse processo, são aplicadas ações de marketing, como campanhas publicitárias, eventos corporativos e presença online para destacar a cultura, os valores e os benefícios oferecidos pela empresa. Mas não é só isso!

Também são implementadas medidas internas, como programas de treinamento e desenvolvimento e feedback construtivo, para garantir a satisfação dos colaboradores, tornando-os embaixadores da marca e estimulando potenciais talentos a se juntarem à equipe.

 

Por que o Employer Branding é importante?

 

Um estudo conduzido pelo ManpowerGroup em 41 países e territórios, identificou que 4 em cada 5 empregadores brasileiros enfrentam dificuldades para encontrar e contratar profissionais com as habilidades certas para preencher os cargos.

Isso indica que a taxa de sucesso de uma contração pode ficar apenas em 20%. 😱

Em uma época onde é cada vez mais difícil atrair e reter talentos habilidosos, o Employer Branding é uma das poucas abordagens que podem reverter esse número.

Não acredita? Veja só os dados!

Em estudo, a Harvard Business Review e a ICM Unlimited revelaram que empresas com reputação negativa ou um Employer Branding fraco gastam pelo menos 10% a mais por contratação. 

pesquisas do LinkedIn, mostram que a implementação de uma estratégia Employer Branding pode permitir que empresas cresçam até 20% mais rápido.

 

Como construir um Employer Branding forte?

 

Muito bem! Vimos o que é Employer Branding e qual a sua importância, mas agora precisamos descobrir quais ações a empresa deve aplicar para construir uma marca empregadora forte e digna de atrair potenciais candidatos. 

 

 

1- Compreender a cultura organizacional

Responda: 

“Quais são os valores, a missão e a visão da empresa, e como seus colaboradores interagem e trabalham juntos?”

Compreender a cultura organizacional é o primeiro passo para construirmos um Employer Branding forte, pois a informação vai nos ajudar a alinhar as estratégias de recrutamento e retenção, e promover um ambiente de trabalho autêntico.

 

2- Identificar os diferenciais

Responda:

“O que torna a sua empresa diferente das outras?”

Não é só o mercado digital e de vendas que é competitivo. Atrair talentos habilidosos também é desafiador, por isso precisamos saber o que a torna a sua empresa única para apresentar os diferenciais da melhor forma aos candidatos, e motivar as pessoas a escolherem o seu ambiente ao invés de outra empresa.

 

3- Definir a mensagem da marca empregadora

Responda: 

“Qual mensagem a sua empresa quer passar ao candidato?”

Oportunidades de crescimento? Cultura organizacional positiva? Responsabilidade social e ambiental? Inovação e projetos desafiadores? É muito importante criarmos uma mensagem que comunique os aspectos certos e que reflita verdadeiramente a sua marca.

 

4- Aprimorar a presença online

Responda:

“Quais canais sua empresa utiliza para chegar até os potenciais candidatos, e quais estratégias estão sendo aplicadas dentro desses canais?”

Manter um site de carreiras atrativo, atualizado e informativo, bem como uma presença online engajadora em redes sociais, é importante para ampliarmos a visibilidade da sua marca e aumentarmos as chances de alcançar as pessoas certas para assumir um determinado cargo. 

 

5- Investir em desenvolvimento profissional

Responda:

“Sua empresa está investindo no desenvolvimento dos colaboradores?”

As pessoas gostam de se sentir valorizadas e tendem a permanecer mais tempo nos locais onde existe apoio e a liderança estimula o seu crescimento. Por isso, desenvolver programas de treinamento e desenvolvimento profissional, é outra ação indispensável para assegurarmos que os talentos se sintam felizes e satisfeitos em fazer parte do time. 

 

6- Obter feedback 

Responda:

“Como está a cultura de feedback da sua empresa, e o que você tem feito com essas devolutivas?”

Ouvir a opinião dos colaboradores é uma das formas mais rápidas de descobrirmos o que estamos fazendo certo ou errado dentro da empresa. Esse feedback pode ser recebido de forma anônima, compartilhando formulários entre os times, por exemplo, ou então em reuniões semanais/mensais.

 

7- Aumentar o engajamento dos funcionários

Responda:

“Como os funcionários interagem com a sua empresa fora do ambiente de trabalho?”

Eles estão curtindo publicações da página institucional? Estão compartilhando suas experiências nos comentários? Estão participando ativamente dos eventos corporativos? 

Caso a resposta seja “não”, precisamos buscar formas de aumentar o engajamento dos colaboradores, do contrário eles não atuarão como embaixadores da sua marca.

 

LEIA TAMBÉM | Treinamento e Desenvolvimento de funcionários: um guia para gerentes de RH

 

Dicas para aumentar o engajamento dos colaboradores

 

Se você estiver com dificuldades para engajar os colaboradores, sem pânico. Abaixo eu selecionei algumas dicas bem simples, porém infalíveis, que vão ajudá-lo a aumentar esse engajamento de uma vez por todas. Dê só uma olhada!

  • Mantenha o time informado e atualizado sobre os objetivos e projetos da empresa;
  • Reconheça publicamente o trabalho árduo deles e suas contribuições;
  • Promova um ambiente de trabalho inclusivo, onde todos os talentos se sintam valorizados, respeitados e apoiados;
  • Invista no desenvolvimento profissional deles através de treinamentos, cursos e workshops;
  • Convide-os para participarem de projetos e decisões importantes;
  • Organize eventos sociais, atividades e momentos de descontração para fortalecer os laços;
  • Faça com que os talentos sintam que a empresa é a sua segunda casa, e que ali eles estão acolhidos pela liderança e diretoria.

 

Construir um Employer Branding forte não é impossível, mas vai exigir um trabalho contínuo do RH. 

 

Para facilitar esse processo e ajudar os profissionais da área a aumentar a satisfação e o engajamento de seus talentos, a Umentor criou uma plataforma completa para desenvolver e melhorar a experiência dos seus colaboradores em um só ambiente.

Saiba mais! 😃

 

 

Outras dúvidas frequentes

 

Quais são os principais canais de comunicação para divulgar a proposta de valor do empregador?

 

Nossa recomendação é utilizar canais, como site da empresa, redes sociais, newsletters internas, e-mails, eventos corporativos, e materiais de recrutamento (como folhetos e vídeos).

 

Como posso garantir que a cultura da empresa está alinhada com a proposta de valor do empregador?

 

Reflita sobre os princípios da empresa, como respeito, colaboração e inovação, e assegure que os líderes atuem como exemplos desses valores. Também estabeleça uma comunicação direta e objetiva sobre missão, benefícios e oportunidades oferecidos aos profissionais.

 

Quais são os benefícios de oferecer benefícios atrativos aos colaboradores?

 

Aumento da satisfação e motivação dos colaboradores, redução do turnover, atração de talentos qualificados, melhoria do clima organizacional e aumento da produtividade. Além disso, a empresa pode se diferenciar como empregadora no mercado de trabalho.

 

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