Retenção de talentos: como um Sistema de RH pode te ajudar!

Gestão de RH com resultados é 
importante para você? Confira nosso Blog!

Retenção de talentos: como um Sistema de RH pode te ajudar!

Retenção de talentos: como um Sistema de RH pode te ajudar!

A retenção de talentos não é uma tarefa fácil. Conforme a pesquisa do Linkedin Global Trends a escassez de talentos tem sido um tópico prioritário do RH e dos recrutadores há anos, já que as empresas enfrentam uma competição cada vez mais acirrada pelas habilidades mais exigidas no mercado. 

 

Talvez seja por isso que 73% deles dizem que o recrutamento interno é cada vez mais importante para a empresa e 81% dos profissionais de RH concordam que o tópico mais importante para as organizações é a retenção de talentos. 

 

Estabelecer um programa de retenção de talentos em uma empresa é extremamente importante para organizações que queiram avançar no mercado!

 

Atrair e reter talentos é uma das constantes dores que toda organização enfrenta. Mas em meio a tantos métodos de retenção desenvolvidos por empresas modernas, ainda há quem não entenda a importância de reter talentos.

 

A retenção de talentos ajuda a organização de várias maneiras. Além de ajudar a manter pessoas que se destacam, ajuda na prospecção de novos colaboradores e na motivação e engajamento dos mesmos.

 

No texto de hoje, vamos te ensinar como reter talentos com ajuda da tecnologia de RH por meio de 9 passos simples. 



O QUE É RETENÇÃO DE TALENTOS?

 

A retenção de talentos consiste em um conjunto de práticas e políticas adotadas pelas empresas para garantir que seus profissionais acima da média permaneçam nela por muito mais tempo. Com isso, é possível construir um grande diferencial competitivo.

 

O programa de retenção de talentos pode ser aplicado a todas as empresas. Sejam micro e pequenas empresas, ou multinacionais, os benefícios da retenção de talentos ajudam a alavancar ainda mais os seus negócios.

 

QUAL A IMPORTÂNCIA DA RETENÇÃO DE TALENTOS?

 

Algo importante a ser dito é que as empresas são feitas por pessoas. Portanto, é natural supor que se o time da sua empresa for formado por pessoas engajadas, alinhadas com os valores da empresa e com bom desempenho, a empresa certamente crescerá.

 

São esses talentos que levam os resultados de uma organização para altos níveis. Portanto, a retenção é de grande importância.

 

Em um estudo recente, pesquisadores comprovaram que uma pessoa de talento superior é até 8 vezes mais produtiva do que uma pessoa de desempenho médio, isso fica ainda mais claro, de acordo com a complexidade do trabalho.

 

BENEFÍCIOS DE RETENÇÃO DE TALENTOS

 

Os benefícios da retenção de talentos são:

 

Construção de um ambiente de trabalho mais agradável;

Garantia de maior engajamento;

Aumento de produtividade;

Fluidez na tomada de decisão;

Auxilia na economia da empresa;

Garante o capital intelectual da organização.

 

11 PASSOS PARA RETER TALENTOS POR MEIO DE UMA PLATAFORMA DE RH

 

Não entender a importância da retenção de talentos é um mau negócio para toda e qualquer equipe. Além de ter um alto custo para a empresa, esse tipo de prejuízo também gera falta de conhecimento e experiência do funcionário que está saindo.

 

  1. CONTRATE AS PESSOAS CERTAS

 

A seleção de candidatos é a parte mais importante da retenção de talentos. Afinal, para reter os melhores, você precisa selecioná-los primeiro. Para isso é necessário ir além do currículo.

 

Certifique-se de que o profissional tenha, além das competências específicas para o cargo, um perfil que se adeque à cultura da empresa. Além disso, também é fundamental avaliar o comportamento do candidato.

 

Muitas organizações têm dificuldades para encontrar a pessoa certa para o lugar certo dentro da empresa. E, mesmo quando conseguem o melhor candidato, frequentemente, o prazo de fechamento da vaga e os custos envolvidos estão distantes do ideal.

 

Por esse motivo, uma Plataforma de RH que fornece um software de recrutamento e seleção de pessoas para sua organização é o melhor caminho para reter talentos!

 

O ponto de partida do software de recrutamento e seleção de pessoas é a gestão do processo de ponta a ponta. Todas as etapas e as tarefas são centralizadas em uma única plataforma.

  

Hoje, com uma Plataforma de RH é possível desenvolver várias formas para recrutar e avaliar os candidatos antes da entrevista e acompanhá-los durante o ciclo de contratação.

   

Tecnologias como a Plataforma da Umentor incluem: 

 

  • Banco de Talentos;
  • Teste de Perfil Profissional e sistema representacional;
  • Landing page de trabalhe conosco personalizada;
  • Indicadores;
  • Filtros avançados;
  • Geração de currículo automático;
  • Funil de Contratação;
  • Match de candidatos; 
  • Envio automático de feedbacks para os candidatos.

 

 

As ferramentas de automação e de inteligência ajudam os recrutadores a otimizarem o processo e a superarem os seus desafios. Por isso, um software de recrutamento e seleção apresenta um excelente retorno do investimento, que pode ser visto nas vantagens para a organização.

 

  1. ONBOARDING/ INTEGRAÇÃO E ORIENTAÇÃO 

 

Cada nova contratação deve ser configurada para o sucesso desde o início. Seu processo de integração deve ensinar novos funcionários não apenas sobre o trabalho, mas também sobre a cultura da empresa e como eles podem contribuir e prosperar nele. Não economize neste primeiro passo crítico. 

 

O treinamento e o suporte que você fornece desde o primeiro dia, seja pessoalmente ou virtualmente, podem definir o tom de toda a permanência do funcionário em sua empresa.

 

Com a Plataforma de RH da Umentor, o Onboarding automatizado, isso porque é possível  criar facilmente novos registros de funcionários e indicar os cursos de treinamento para integração na vaga e na empresa por meio da nossa Universidade Corporativa

 

  1. OFEREÇA UM PLANO DE CARREIRA

 

Oferecer um plano de carreira com objetivos capazes de estimular o desenvolvimento dos colaboradores dentro da empresa é fundamental para a retenção de talentos.

 

Mostrar especificamente aos funcionários quais degraus eles podem subir e alcançar na empresa é uma ótima maneira de mantê-los na organização.

 

Por esse motivo, uma das principais questões que os gestores de RH enfrentam hoje é: como definir um Plano de carreira com qualidade e no tempo necessário?

 

A resposta está no processo: hoje as ferramentas de automação e as plataformas de RH, como a da Umentor contribuem na realização desse mapeamento tão importante.

 

Essas tecnologias se baseiam em automação, análises e mapeamento de necessidades, e fazem do RH um setor estratégico. Já que com os dados em mãos, torna-se possível contribuir nas decisões que orientam tanto os negócios da organização como o resultado eficiente dos colaboradores como um plano de carreira. 

 

Uma plataforma de RH é extremamente necessária para uma organização que pretende crescer e avançar em relação ao desenvolvimento interno. 

 

A razão por trás disso é o monitoramento automático do desempenho dos colaboradores, pois, se não houver monitoramento ou o feedback adequado, a organização nunca melhorará o processo de trabalho e consequentemente seus resultados serão afetados. 

 

  1. OFEREÇA BENEFÍCIOS E VANTAGENS

 

Os benefícios podem fazer seu local de trabalho se destacar para novas contratações em potencial e reengajar a equipe atual, ao mesmo tempo em que aumenta o moral dos funcionários. 

 

Horários flexíveis e opções de trabalho remoto são as vantagens que muitos profissionais mais valorizam atualmente. 

 

  1. COMUNICAÇÃO INTERNA

 

A pandemia ajudou a ressaltar a importância de uma boa comunicação no local de trabalho. Seus subordinados diretos devem sentir que podem vir até você com ideias, perguntas e preocupações a qualquer momento. 

 

E como líder, você precisa ter certeza de que está fazendo sua parte para ajudar a promover uma comunicação oportuna, construtiva e positiva em toda a equipe, incluindo funcionários locais e remotos. 

 

Certifique-se de se conectar proativamente com cada membro da equipe regularmente também, para ter uma noção de sua carga de trabalho e satisfação no trabalho.

 

  1. RECONHEÇA OS RESULTADOS DOS FUNCIONÁRIOS COM AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO

 

Reconhecer os resultados dos colaboradores é muito importante para que eles não queiram sair da empresa. O reconhecimento pode ser financeiro, na forma de horários flexíveis e até mesmo com viagens ou brindes.

 

A avaliação de desempenho é uma ferramenta muito importante na gestão de pessoas e ela serve como aliada da retenção de talentos. Através da avaliação de desempenho é possível medir e analisar as competências técnicas e comportamentais dos colaboradores. 

 

Os módulos de gerenciamento de desempenho dentro de plataformas de RH oferecem recursos interativos que permitem o feedback dos funcionários em um processo denominado de avaliação de desempenho contínua.

 

A análise da força de trabalho usa gerenciamento de desempenho individual e constrói o PDI dos colaboradores juntamente de dados sobre as suas habilidades para otimizar a alocação e o desenvolvimento do capital humano, e isso favorece também a criação de um sistema de recompensas para seus melhores colaboradores. 

 

  1. VALORIZE A SUA EQUIPE E TENHA BONS LÍDERES

 

A valorização da equipe também é essencial na retenção de talentos. Equipes que se sentem mais valorizadas, não querem sair e trabalham de forma otimizada, entregando melhores resultados para a empresa.

 

Investir em bons líderes é essencial para reter talentos. As pessoas que sabem liderar conseguem extrair o melhor dos talentos da empresa, dando o feedback e o reconhecimento de que precisam para permanecer.

 

  1. FEEDBACK CONTÍNUO SOBRE O DESEMPENHO

 

Muitos empregadores estão abandonando a avaliação anual de desempenho em favor de reuniões mais frequentes com os membros da equipe. 

 

Nessas reuniões individuais, converse com seus funcionários sobre suas metas profissionais de curto e longo prazo e ajude-os a visualizar seu futuro na empresa. 

 

Converse sobre possíveis cenários de progressão na carreira juntos e estabeleça um plano realista para alcançar essas metas.

 

Com uma plataforma de RH como a da Umentor você possui uma Ferramenta de feedback Estruturado automatizada, ou seja, um sistema de feedback contínuo durante toda a jornada do colaborador na sua empresa. 

  1. TREINAMENTO, DESENVOLVIMENTO E EDUCAÇÃO CORPORATIVA 

 

Como parte do fornecimento de feedback contínuo sobre o desempenho, você pode ajudar os funcionários a identificar áreas de crescimento profissional, como a necessidade de aprender novas habilidades. 

 

A qualificação é especialmente importante hoje, pois a tecnologia continua a mudar a forma como trabalhamos. Quando as pessoas aprimoram suas habilidades, elas ganham novas habilidades e competências à medida que os requisitos de negócios continuam a evoluir.

 

Priorize investir no desenvolvimento profissional de seus funcionários. Dê a eles uma Universidade Corporativa!

 

Com uma Plataforma de RH, os programas corporativos de treinamento e educação migram ao universo online.

 

Fornecer aos colaboradores a chance de aprender novas habilidades à luz das mudanças tecnológicas requer um compromisso com o treinamento em todos os níveis da sua organização. 

 

Uma educação corporativa eficaz também pode ajudar a abordar questões sociais mais amplas, como mobilidade social, inclusão e criação de uma força de trabalho mais diversificada.

 

A Umentor possui a solução ideal para dinamizar os treinamentos e motivar os funcionários. A principal vantagem é a flexibilização: os colaboradores podem assistir e participar das aulas em qualquer local e horário.

 

Além disso, quem constrói o ritmo de aprendizado é a própria pessoa. Você empodera e dá autonomia aos colaboradores, fatores que, sem dúvida, fazem a diferença no engajamento. 

 

Um compromisso com a educação corporativa na era digital também é essencial para as equipes de liderança. Por isso, a Universidade Corporativa da Umentore está atrelada a Avaliação de desempenho. Possuímos +200 cursos online que podem ser automaticamente indicados aos colaboradores!

 

Todos os membros da equipe devem dominar, aprender e incluir novas habilidades tecnológicas e soft skills em sua agenda de aprendizagem, por isso também nossos cursos são focados em habilidades comportamentais. 

 

Isso porque uma organização digitalmente hábil possuirá inúmeras vantagens competitivas para enfrentar os próximos anos.

 

IMPACTOS DA RETENÇÃO DE TALENTOS NA ORGANIZAÇÃO

 

Os impactos da retenção de talentos na organização são:

 

Construção e manutenção de um bom ambiente de trabalho;

Melhora o processo de comunicação interna;

Estabelece um senso de meritocracia;

Incentiva a liderança pelo exemplo;

Construa uma cultura de feedback.

 

O uso de uma Plataforma de RH ajuda sua empresa a encontrar e reter talentos, além de otimizar a operação de todos os setores. 

 

Agende uma demonstração gratuita e aproveite esses benefícios. Para isso, basta clicar aqui!

 

Esse conteúdo foi útil para você? Então compartilhe nasredes sociais!

Você merece 
uma equipe 
engajada

A jornada completa do seu colaborador na Plataforma de RH da Umentor: Software de Recrutamento e seleção, Avaliação de Desempenho automática e Universidade Corporativa online em um único lugar!

Seu nome completo *
Seu e-mail corporativo *
DDD + Telefone *
Nome da Empresa *
Número de funcionários *
Seu cargo na empresa *
online
Ao utilizar o chat, você aceita a nossa Política de Privacidade.
Avatar