Times de alta performance: como desenvolver e sustentar?

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Times de alta performance: como desenvolver e sustentar?

A expressão “Times de alta performance” refere-se a um grupo de indivíduos focados em objetivos comuns com conhecimento especializado e habilidades complementares que colaboram, inovam e produzem resultados consistentemente superiores.

 

O grupo busca a excelência de desempenho por meio de metas compartilhadas, liderança compartilhada, colaboração, comunicação aberta, expectativas claras de função e regras operacionais do grupo, resolução precoce de conflitos e um forte senso de responsabilidade e confiança entre seus membros.

 

Este artigo explora:

 

  • Fatores necessários para uma equipe de trabalho de alto desempenho.
  • Etapas comuns do desenvolvimento da equipe.
  • Causas de disfunção da equipe.
  • Os principais tipos de equipes que as organizações estabelecem para atingir metas de trabalho específicas.

 

Além disso, o artigo oferece sugestões de como o RH pode ajudar as equipes a alcançar times de alta performance e alto desempenho. Isso inclui o recrutamento e seleção dos membros certos para equipe, treinamento e desenvolvimento, resolução de conflitos – domínio de soft skills –  avaliações de desempenho e facilitação de resultados, remuneração e incentivos

 

O que são times de alta performance?

 

Para entender os times de alta performance, primeiro é preciso saber o que são equipes de trabalho.

 

As equipes de trabalho são a espinha dorsal da vida profissional contemporânea.

 

Uma equipe é um grupo de pessoas que trabalham juntas para realizar algo além de seus interesses individuais; no entanto, nem todas as equipes de trabalho são times de alta performance 

 

“Uma equipe é um pequeno número de pessoas com habilidades que estão comprometidas com um propósito comum, metas de desempenho e abordagem pelos quais se consideram mutuamente responsáveis”. (Jon R. Katzenbach e Douglas K. Smith, The Wisdom of Teams: Creating the High-Performance Organization)

 

O que distingue os times de alta performance de outras equipes é que um time de alto desempenho é mais do que um conjunto de pessoas simplesmente seguindo ordens. Para funcionar de forma eficaz, uma time de alto desempenho também precisa:

 

  • Um profundo senso de propósito e compromisso com os membros da equipe e com a missão.
  • Metas de desempenho relativamente mais ambiciosas do que as equipes médias.
  • Responsabilidade mútua e uma compreensão clara das responsabilidades dos membros para com a equipe e as obrigações individuais.
  • Uma gama diversificada de conhecimentos que complementa as habilidades de outros membros da equipe.
  • Interdependência e confiança entre os membros.

 

O uso de equipes de trabalho é difundido em todos os tipos de organizações em todo o mundo – com razão.Times de alta performance levam vantagem sobre o trabalho individual, pois cada membro pode oferecer novas ideias, talentos e pontos de vista. 

 

Além disso, os times de alto desempenho executam a estratégia de forma previsível, cumprem as metas e precisam de pouca supervisão gerencial porque são capacitados e responsáveis ​​por sua atividade funcional e responsáveis ​​pelo desempenho. 

 

A remuneração e os incentivos geralmente estão atrelados ao alcance das metas da equipe e individuais, respectivamente, com maior ênfase no desempenho coletivo da equipe. Como o desempenho superior da equipe é altamente valorizado, essas equipes não toleram colaboradores individualistas e com baixo desempenho.

 

Por que desenvolver times de alta performance é importante?

 

A constituição de times de alta performance se expandiu em resposta aos desafios competitivos e às mudanças tecnológicas. As estruturas desses times permitem a aplicação de múltiplas habilidades, julgamentos e experiências que são mais apropriadas para projetos que exigem conhecimentos diversos e habilidades de resolução de problemas. 

 

Os grupos formados pelos times de alta performance podem executar mais rapidamente, tomar melhores decisões, resolver problemas mais complexos e fazer mais para aprimorar a criatividade e desenvolver habilidades do que um indivíduo pode. Sua constituição também aumenta a produtividade e o moral; equipes que funcionam bem podem superar indivíduos e até mesmo outros tipos de grupos de trabalho.

 

Existem quatro razões principais pelas quais os times de alta performance são necessários:

 

  1. Um time de alta performance traz habilidades e experiências complementares que excedem as habilidades de um único indivíduo.
  2. Os times de alta performance oferecem suporte à solução de problemas em tempo real e são mais flexíveis e responsivas às demandas em constante mudança.
  3. Os times de alta performance proporcionam uma dimensão social única que potencializa os aspectos econômicos e administrativos do trabalho.
  4. Equipes de alto desempenho geralmente se divertem mais no trabalho do que equipes ou indivíduos de baixo desempenho.

 

Veja aqui: Tipos de avaliação de desempenho: qual o melhor para você?

 

7 Características dos times de alta performance

 

Embora não haja uma medida simples de eficácia de desempenho para grupos, e nenhuma equipe seja idêntica a outra, parece haver uma compreensão compartilhada do que faz um grupo eficaz funcionar. 

 

Os times de alta performance geralmente são compostos por uma combinação de: propósito e objetivos, talento, habilidades, ética de desempenho, incentivos e motivação, eficácia, liderança, conflito, comunicação, poder e normas e padrões.

 

1. Objetivos e funções do time de alta performance 

 

Equipes de alto desempenho são entidades sociais sinérgicas que trabalham para alcançar um objetivo ou objetivos comuns – curto e longo prazo. Eles muitas vezes exemplificam um compromisso total com o trabalho e uns com os outros. Os membros da equipe trabalham melhor quando seus papéis são claros: eles sabem como fazer seu trabalho e por que o estão fazendo. Cada membro deve compreender e apoiar o significado e o valor da missão e visão da equipe. Esclarecer o propósito e vinculá-lo ao papel e às responsabilidades de cada pessoa aumenta o potencial da equipe, assim como a inclusão de metas “ampliadas” que aumentam o desafio necessário para motivar os membros da equipe.

 

2. Talento, habilidades e ética de trabalho

 

As equipes de alto desempenho começam recrutando e retendo seus melhores talentos. A moral geralmente aumenta à medida que o desempenho aumenta. Depois de selecionar o talento, é fundamental garantir que os membros da equipe possuam habilidades complementares (por exemplo, técnicas, resolução de problemas, tomada de decisões e habilidades interpessoais). Os membros da equipe devem demonstrar um compromisso sustentado com a excelência do desempenho, exercer franqueza e respeito mútuo e responsabilizar a si mesmos e a suas organizações, tanto no nível individual quanto no de equipe.

 

3. Incentivos, motivação e eficácia dos times de alta performance

 

Ambos os sistemas monetários e não monetários que incentivam o alto desempenho têm um impacto positivo na implementação tática dos objetivos da equipe. A longo prazo, os motivadores intrínsecos, como a satisfação pessoal no trabalho e o trabalho em projetos interessantes, proporcionam o maior impacto no desempenho. Além disso, a crença em si mesmo e em suas habilidades incentiva as pessoas a assumirem riscos mais estratégicos para atingir os objetivos da equipe.

 

4. Liderança e times de alta performance 

 

Líderes de de times de alto desempenho geralmente precisam possuir algumas qualidades essenciais, que incluem a capacidade de 

  1. a) manter o propósito, os objetivos e a abordagem relevantes e significativos; 
  2. b) construir compromisso e confiança; 
  3. c) garantir que os membros da equipe aperfeiçoem constantemente suas habilidades; 
  4. d) gerenciar as relações externas com foco na remoção de obstáculos que possam prejudicar o desempenho do grupo; 
  5. e) dar oportunidades a terceiros sem buscar crédito; e 
  6. f) entrar nas trincheiras e fazer o trabalho real necessário.

 

 Existe um consenso generalizado de que os líderes de times de alta performance eficazes se concentram no propósito, nas metas, nos relacionamentos e em um compromisso inabalável com os resultados que beneficiam a organização e cada indivíduo.

 

5. Conflitos e comunicação

 

A gestão de conflitos é uma parte essencial para se tornar um time de alta performance. A comunicação aberta nessas equipes significa um foco na capacidade de abordar imediatamente os problemas de forma aberta e franca. A chave para o desempenho da equipe é abrir linhas de comunicação em todos os momentos para fornecer motivação, manter o interesse e promover a cooperação.

 

6. Poder e empoderamento

 

Equipes de trabalho capacitadas aumentam a propriedade, oferecem uma oportunidade para desenvolver novas habilidades, aumentam o interesse no projeto e facilitam a tomada de decisões. Os pesquisadores referem-se à situação ideal como sendo “frouxa”, de modo que os limites específicos da tomada de decisão sejam construídos com espaço suficiente para que os indivíduos façam escolhas empoderadas.

 

7. Avaliação de Desempenho e Planos de Desenvolvimento individual

 

As normas para equipes de alto desempenho incluem linhas abertas de comunicação, resolução precoce de conflitos, avaliação regular do desempenho individual e da equipe, altos níveis de respeito entre os membros, um ambiente de equipe coeso e solidário, uma forte ética de trabalho focada em resultados e reconhecimento compartilhado dos sucessos da equipe.

A chave é que as equipes de alto desempenho realmente discutam e concordem com suas regras operacionais – padrões que cada membro da equipe concorda em defender e pelos quais eles se responsabilizam.

 

Veja aqui: Plano de Desenvolvimento individual (PDI): o que é e como fazer?

 

4 Tipos comuns de times de alta performance: 

 

Embora variem em duração, propósito e objetivos finais, as organizações geralmente estabelecem 4 tipos de equipes para atingir as metas de trabalho.

 

1. Equipes de trabalho

 

As equipes de trabalho são unidades continuadas responsáveis ​​pela produção de bens ou prestação de serviços. Sua adesão é tipicamente estável, geralmente em tempo integral e bem definida. As equipes de trabalho são encontradas em ambientes de manufatura e serviços e são tradicionalmente dirigidas por supervisores que tomam a maioria das decisões sobre o que é feito, como é feito e quem faz. Equipes autogerenciáveis ​​envolvendo funcionários que tomam decisões que antes eram tomadas por supervisores estão ganhando popularidade.

 

2. Equipes paralelas

 

Equipes paralelas reúnem pessoas de diferentes unidades de trabalho ou cargos para desempenhar funções para as quais a organização não está equipada para desempenhar bem. Eles existem em paralelo com a estrutura organizacional formal, têm autoridade limitada e só podem fazer recomendações. Equipes paralelas são usadas para resolução de problemas e atividades orientadas para melhoria (por exemplo, equipes de melhoria de qualidade, grupos de envolvimento de funcionários, círculos de qualidade ou forças-tarefa).

 

3. Equipes de projeto

 

As equipes de projeto são tipicamente limitadas no tempo e produzem uma saída única (por exemplo, um novo produto ou serviço, sistema de informação ou planta). As tarefas da equipe de projeto não são repetitivas e envolvem considerável aplicação de conhecimento, julgamento e experiência. Como resultado, os membros geralmente são diversos, oriundos de diferentes disciplinas e unidades funcionais, de modo que conhecimentos especializados podem ser aplicados ao projeto.

 

4. Equipes de gerenciamento

 

As equipes de gerenciamento coordenam e orientam suas sub-unidades e são responsáveis ​​pelo desempenho geral de uma unidade de negócios. A autoridade da equipe de gestão decorre da posição hierárquica de seus membros. No topo da organização, a equipe de gerenciamento executivo estabelece a direção estratégica e gerencia o desempenho da empresa, aplicando sua experiência coletiva e compartilhando a responsabilidade pelo sucesso geral.

 

Papel do RH: Veja 11 maneiras de construir times de alta performance!  

 

Como principal recurso para qualquer esforço de equipe organizacional, o RH pode apoiar os gerentes de maneira mais eficaz por meio do foco em vários elementos críticos. Veja 11 maneiras de construir equipes mais fortes.

 

Recrutamento e Seleção de membros e apoio à coesão da equipe

 

As organizações podem ser fortalecidas aproveitando as diferenças que refletem a diversidade de seus funcionários. As pesquisas demonstraram um impacto positivo no alto desempenho de equipes com diversidade de idades, etnias e gêneros. Uma força de trabalho diversificada também pode melhorar a produtividade e a criatividade organizacional. Gerenciar uma força de trabalho diversificada pode ser um desafio, no entanto. Quando pessoas de diferentes origens se reúnem, há potencial tanto para grandes realizações quanto para grandes conflitos. Gerenciar a diversidade requer a criação de um ambiente no qual as diferenças de perspectiva possam ser valorizadas e permitir que influenciem positivamente e contribuam para o trabalho da organização.

 

A equipe de RH pode apoiar o desenvolvimento de novas equipes, ajudando a selecionar a combinação certa de indivíduos com as habilidades e conhecimentos necessários para complementar os conhecimentos, habilidades e habilidades de outros membros da equipe. 

 

Veja aqui:  Software de recrutamento e seleção de pessoas

 

Comunicação

 

A comunicação dentro de equipes de alto desempenho requer o fluxo livre de informações, um acordo compartilhado de que nenhum tópico está fora dos limites e interações frequentes e respeitosas entre os membros da equipe e outros indivíduos da organização. A equipe de RH pode trabalhar com os membros da equipe para fornecer treinamento em habilidades de comunicação para ajudar os membros a manter contato próximo uns com os outros por meio de transações transparentes.

 

Resolução de conflitos

 

Uma das diferenças centrais entre uma equipe mediana e um time de alta performance é a capacidade de lidar com conflitos de forma construtiva. Quaisquer conflitos que surjam devem ser despersonalizados e tratados precocemente, seja entre indivíduos ou entre a equipe coletiva. Em vez de ver o conflito como negativo, uma equipe de alto desempenho o vê como uma força do grupo coletivo. Visões diversas ajudam a melhorar o pensamento, o aprendizado e o desempenho geral.

 

Os conflitos de tarefas podem realmente melhorar o desempenho da equipe se gerenciados de forma colaborativa. Tal conflito promove uma compreensão mais profunda das questões da tarefa e uma troca de informações que facilita a resolução de problemas, a tomada de decisões e a geração de ideias.

 

Para apoiar a eficácia em equipes de alto desempenho, é importante entender os estilos de trabalho individuais. O RH pode ajudar com isso usando a avaliação de desempenho e os perfis comportamentais para que cada indivíduo entenda melhor o comportamento, as personalidades e os estilos de pensamento de seu companheiros de equipe.

 

Colaboração

 

A colaboração é a base para reunir o conhecimento, a experiência e as habilidades de vários membros da equipe para contribuir com o desenvolvimento de um novo serviço ou produto de forma mais eficaz do que os membros individuais da equipe poderiam. Envolve um compromisso com um objetivo compartilhado e uma interdependência que vem da compreensão de que o que é realizado em conjunto é maior do que o que pode ser realizado individualmente.

 

A colaboração é uma disciplina que requer uma compreensão das práticas que a tornam bem-sucedida. O RH pode ajudar a facilitar discussões sobre maneiras positivas de colaborar em um ambiente de grupo para alcançar a máxima eficácia. 

 

Treinamento de membros da equipe

 

Para maximizar as contribuições individuais dos funcionários para uma equipe, o RH deve fornecer treinamento avançado em equipes eficazes, os estágios típicos da dinâmica da equipe, expectativas de função, resolução de conflitos, comunicação e questões semelhantes. Este treinamento pode ajudar os membros da equipe a entender melhor os problemas que podem ocorrer e como eles podem responder melhor a esses problemas inevitáveis. Na plataforma da Umentor, o RH consegue disponibilizar aos times uma Universidade Corporativa com mais de 170 cursos online em soft skills. Esses cursos estão diretamente atrelados aos ciclos de avaliação de desempenho também disponíveis na plataforma.

 

Veja aqui: Treinamento Corporativo: a melhor estratégia para seu crescimento em 2023!

 

Auxiliar a integração de novos membros da equipe 

 

O RH pode ajudar a integrar novos membros da equipe à medida que são selecionados. Esse processo é especialmente valioso se alguém se juntar à equipe tarde, o que pode atrapalhar a dinâmica do grupo. Ajudar os novos membros a entender as normas e expectativas do grupo os ajudará a se acostumar mais rapidamente. 

 

Consulte aqui: 3 maneiras de construir um onboarding eficaz

 

O RH também pode ajudar a gerenciar a saída de membros de equipe de alto desempenho e a dissolução de uma equipe. Gerenciar as partidas com sensibilidade é vital. O reconhecimento das contribuições e realizações dos membros é um final adequado para o serviço de sua equipe.

 

Criação de Remuneração e Recompensas Apropriadas

 

Um papel significativo para o RH é projetar recompensas individuais e de equipe para apoiar a excelência do desempenho com base em um sólido sistema de gerenciamento de desempenho

 

Planejamento de Negócios de RH

 

Como líderes , os profissionais de RH também podem agregar valor ao entender, comunicar e influenciar a maneira como as equipes são implantadas na organização.

 

Aconselhando a gerência quando usar equipes

 

O RH pode ajudar a organização a determinar quando o uso de equipes seria vantajoso. Exemplos de situações em que as equipes podem ser benéficas incluem construir um produto ou serviço, organizar rituais ou cerimônias, aumentar o desempenho de vendas e marketing, aumentar a lucratividade e melhorar um produto ou serviço.

 

Aconselhando a gestão na inicialização dos times de alta performance

 

O RH pode ajudar a estruturar a gestão e obter o pessoal certo para fazer parte de uma equipe com base em perfis de personalidade e experiência (conhecimento, habilidades e experiência) quando a equipe é organizada pela primeira vez, bem como após o estabelecimento dos objetivos da equipe.

 

Desenvolvimento de um plano de projeto para times de alta performance

 

O planejamento de negócios é construído a partir de um processo de planejamento estratégico organizacional ou departamental. Ele fornece esclarecimentos de ações de curto prazo necessárias para atingir as metas. Com a ajuda do RH, uma equipe recém-formada pode desenvolver um plano de negócios ou de trabalho claro para ajudá-la a se concentrar nas metas e objetivos apropriados e pensar na melhor forma de atingir essas metas.

 

Formação e motivação dos times de alta performance

 

A formação de equipes é um processo contínuo que ajuda um grupo de trabalho a se tornar uma unidade coesa. Os membros da equipe não apenas compartilham expectativas para realizar as tarefas do grupo, mas também confiam e apoiam uns aos outros e respeitam as diferenças individuais. 

 

O papel do RH como formador de equipe é ajudar a equipe a se tornar mais coesa e produtiva. As equipes geralmente perdem a motivação ou o foco no meio de um projeto, então o RH deve nutrir e apoiar os membros ao longo do caminho. O RH pode ajudar no planejamento de um evento de formação de equipe para ajudar os membros a esclarecer seu foco e renovar suas energias para concluir o projeto com sucesso. Consulte Não se preocupe com atividades de formação de equipe.

 

Tecnologia

 

As equipes virtuais coordenam seu trabalho predominantemente com tecnologias eletrônicas de informação e comunicação e podem nunca se encontrar pessoalmente, portanto, ter os recursos e suporte tecnológicos adequados é essencial. Outras equipes também contam com tecnologia, mas nenhuma tanto quanto aquelas que trabalham em um ambiente de equipe virtual. 

 

Veja aqui: Sistema de RH: qual a importância para seu negócio?

 

Métricas para times de alta performance

 

As equipes precisam de uma compreensão clara de onde querem chegar e como encontrar a maneira mais eficiente de alcançar seus objetivos. A maioria das equipes exigirá um sistema de medição que permita que cada membro entenda o que se espera dele e também forneça uma maneira para os membros avaliarem seu progresso.

 

Como resultado, o sistema de medição usado para determinar o sucesso relativo da equipe precisará incluir:

 

  • Uma declaração dos resultados que a equipe deseja alcançar com medidas e padrões de desempenho para cada resultado.
  • Demonstrativos dos resultados de cada indivíduo, com medidas e padrões de desempenho para cada resultado.
  • Uma imagem clara das prioridades e importância relativa dos resultados da equipe e individuais.
  • Um plano para coletar e resumir dados de desempenho para que a equipe e os indivíduos saibam como estão se saindo.

 

Barreiras comuns enfrentados na constituição de times de alta performance

 

Dada a importância do trabalho em equipe na economia de hoje, os especialistas se concentraram no uso de pesquisas organizacionais baseadas em evidências para identificar os atributos definidores de equipes de alto desempenho.

 

Apesar das diferentes abordagens para descrever equipes de alto desempenho, algumas características comuns parecem ser fortes indicadores de uma equipe que não está funcionando em seu auge ou que precisa de intervenção:

 

  • Liderança não participante. Os membros da equipe falham em usar um estilo de liderança democrático que envolva e engaje os membros da equipe.
  • Má tomada de decisão. Os membros da equipe tomam decisões muito rapidamente sem uma mistura de métodos de tomada de decisão racionais e intuitivos.
  • Comunicação pouco frequente. As linhas de comunicação são fechadas e pouco frequentes.
  • Diversidade não valorizada. Os membros da equipe não valorizam a diversidade de experiências e origens de seus colegas de equipe, resultando na falta de pontos de vista diversos e na tomada de decisões e soluções menos bem-sucedidas.
  • Falta de confiança mútua. Os membros da equipe não confiam totalmente uns nos outros ou na equipe como uma entidade.
  • Incapacidade de gerenciar conflitos. Não lidar com o conflito de forma aberta e transparente e permitir que rancores se acumulem pode destruir o moral da equipe.
  • Falta de clareza de objetivos. Os membros da equipe não têm certeza sobre suas funções e os objetivos finais da equipe, resultando em falta de compromisso e engajamento.
  • Funções e responsabilidades mal definidas. Os membros da equipe não são claros sobre o que devem fazer (e o que não devem fazer) para demonstrar seu compromisso com a equipe e apoiar o sucesso da equipe.
  • Problemas de relacionamento. Os vínculos entre os membros da equipe são fracos, o que afeta sua eficiência e eficácia.
  • Atmosfera negativa. Uma cultura geral de equipe que não é aberta, transparente, positiva e focada no futuro resulta em uma falha no desempenho em altos níveis.

 

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