Tendências de RH 2023

Gestão de RH com resultados é 
importante para você? Confira nosso Blog!

7 Tendências de RH para 2023

Se você está procurando tendências de RH 2023 com base nos melhores relatórios publicados em 2022, este é o artigo para você.

 

Nos últimos anos, o setor de RH vem enfrentando um volume histórico de mudanças. Por isso,  agir de forma rápida e eficaz na resolução de problemas e por em prática as ações e projetos tornou-se imprescindível.

 

A consultoria Gartner conduziu uma pesquisa anual com mais de 800 líderes de RH e identificou as 5 principais prioridades e tendências de RH para 2023. Além disso, pesquisas recentes da Clear Review e Trívia nos fizerem montar este guia. de 7 tendências para 2023

 

Portanto, confira abaixo as Principais Tendências de RH para 2023: 7 trends para começar o ano com o pé direito!

 

Principais tendências e prioridades para o RH em 2023

 

De forma geral, o relatório da Gartner aponta que os líderes de RH devem gerenciar investimentos em pessoas e tecnologia, cultivar e melhorar a cultura organizacional, a Jornada do colaborador/ Employee Experience e transformar o RH para ser mais automatizado e digital – tudo isso enquanto as novas expectativas dos funcionários estarão impactando a retenção e a atração de talentos.

 

Vamos entender essas tendências?

 

Tendências de RH 2023 nº 1: Eficácia do líder e do gerente

 

Essa é uma prioridade para 60% dos líderes de RH e 24% dizem que sua abordagem de desenvolvimento de liderança não prepara os líderes para o futuro do trabalho.

 

À medida que as organizações e a sociedade evoluem, o mesmo acontece com as expectativas sobre o que os líderes são responsáveis, tornando seus papéis cada vez mais complexos. O ambiente de trabalho de hoje exige que os líderes sejam mais autênticos, empáticos e adaptáveis. Esses três imperativos representam um novo chamado à liderança: a liderança “humana”.

 

Embora os líderes de RH tentem construir compromisso, coragem e confiança nos gestores, os líderes humanos continuam sendo poucos e distantes entre si. Os líderes precisam de compromisso, coragem e confiança para serem líderes eficazes; no entanto, as abordagens típicas de RH não abordam as barreiras que impedem os líderes. Esses obstáculos incluem suas próprias emoções (muito humanas) de dúvida, medo e incerteza.

 

Para ajudar os líderes a atender à necessidade de liderança humana e prepará-los para o futuro do trabalho, reconheça sua humanidade e aborde diretamente essas barreiras emocionais.

 

Dica da Umentor: 

 

Foque em treinamentos de soft skills!  Construir uma cultura de liderança humanizada é um grande desafio, mas com ajuda da tecnologia certa, como a Plataforma de RH da Umentor, fica muito mais fácil. Isso porque oferecemos um sistema de treinamento e desenvolvimento com + 200 cursos focados em soft skills. 

Agende uma conversa aqui

 

Tendências de RH 2023 nº 2: gerenciamento de mudanças

 

Esta é uma prioridade para 53% dos líderes de RH, e 45% dizem que seus funcionários estão cansados ​​de todas as mudanças.

 

As transformações digitais, a incerteza econômica e as tensões políticas levaram a muitas disrupções e mudanças. Como tal, o design organizacional e o gerenciamento de mudanças continuam sendo uma prioridade para os RHs, especialmente agora, pois as organizações estão vendo as consequências de muitas mudanças e incertezas.

 

Os funcionários também estão ficando mais resistentes às mudanças – em 2016, a Pesquisa Gartner Workforce Change mostrou que 74% dos funcionários estavam dispostos a mudar comportamentos de trabalho para apoiar mudanças organizacionais, mas esse número caiu para 38% em 2022.

 

A fadiga da mudança tem ramificações claras. Os líderes de RH devem ajudar os funcionários a navegar pela mudança.

 

Dica da Umentor: 

 

Esclarecer o impacto que a mudança pode ter em seu trabalho e, mais importante, em seu bem-estar, agilidade e performance. 

 

Tendências de RH 2023 nº 3: Jornada do Colaborador/ Employee Experience

 

Essa é uma prioridade para 47% dos líderes de RH e 44% acreditam que suas organizações não têm planos de carreira atraentes.

 

Muitos líderes de RH lutam para identificar os movimentos internos que os funcionários devem fazer para crescer em suas carreiras. Em uma pesquisa recente do Gartner sobre as preferências de carreira dos funcionários, apenas 1 em cada 4 funcionários expressou confiança sobre sua carreira em sua organização, e três em cada quatro que procuram uma nova função estão interessados ​​em cargos externos.

 

Normalmente, o plano de carreira segue três etapas:

 

  1. Defina uma trajetória e comunique os benefícios e requisitos da função.
  2.  Encontre oportunidades na função para novas funções em potencial.
  3. Identificar papéis internos para atingir metas.

 

No entanto, esse caminho é menos claro agora que jornada dos colaboradores está mudando. As opções de carreira são menos visíveis com menos tempo nos escritórios; as habilidades atuais estão se tornando obsoletas e os funcionários não estão preparados para funções futuras, e as opções atuais não satisfazem as necessidades dos funcionários à medida que as pessoas repensam o papel do trabalho em suas vidas.

 

Isso apresenta novos imperativos de carreira para os líderes de RH criarem as carreiras mais adequadas para os funcionários.

 

Dica da Umentor

 

Ajude seu colaboradores a se desenvolverem a partir da construção de PDI - Plano de Desenvolvimento individual

 

Tendências nº 4: Recrutamento ágil e eficaz

 

Essa é uma prioridade para 46% dos líderes de RH e 36% dizem que suas estratégias de sourcing são insuficientes para encontrar as habilidades de que precisam.

 

50%  das organizações ainda esperam que a competição por talentos aumente significativamente nos próximos seis meses, independentemente das condições macroeconômicas mais amplas.

 

Isso significa que os recrutadores devem priorizar as estratégias de atração para se alinharem às necessidades atuais de negócios, planejar vários cenários em potencial nesse mercado em constante mudança e tomar decisões com grande confiança usando dados

 

Dica da Umentor: 

 

Concentre-se em estratégias para apoiar o engajamento dos talentos existentes e daqueles que virão:

 

  1. Construir inteligência de recrutamento interno
  2. Criar uma cultura organizacional forte e employer branding 
  3. Crie onboarding para engajamento.

 

Tendências nº 5: Futuro do trabalho

 

Esta é uma prioridade para 42% dos líderes de RH, e 43% dizem que não têm uma estratégia de trabalho futuro explícita.

 

O “futuro do trabalho” continua sendo sinônimo de força de trabalho remota e híbrida. Mas, embora essa mudança seja uma mudança sísmica para muitas organizações, é apenas parte da equação. O planejamento da força de trabalho – antecipando as necessidades futuras de talentos – está no epicentro de uma estratégia de trabalho futuro e é uma das principais prioridades dos líderes de RH.

 

Mas o planejamento da força de trabalho de hoje está desconectado da realidade e as estratégias atuais são ineficazes no combate ao cenário disruptivo. Pense: habilidades em mudança, talento escasso, alta rotatividade e uma mudança na dinâmica empregado-empregador.

 

Em vez de supor que podemos prever necessidades futuras de habilidades, acessar talentos suficientes, preencher lacunas futuras e ditar quando e onde os funcionários trabalham, precisamos de uma nova abordagem que desbloqueie novas estratégias.

 

Tendências nº 6: A avaliação de desempenho deve ser realmente sobre desempenho e desenvolvimento em 2023

 

Resumidamente

 

65% dos diretores de RH disseram à Clear Review que seu processo de gerenciamento de desempenho foi colocado em segundo plano no último ano, enquanto o desenvolvimento de pessoas estava em baixa em três anos como foco principal de RH.

 

Por que estamos incluindo isso?

 

Por causa d uma dado muito interessante: o foco no desempenho mudou do desenvolvimento para a produtividade e o engajamento em 2022.

 

No entanto, isso é muito provavelmente um reflexo. As pessoas são produtivas quando estão desenvolvendo habilidades relevantes para sua função e estão engajadas quando a progressão está em jogo.

Uma ferramenta de produtividade ou gerenciamento de projetos torna as pessoas produtivas ou os talentos necessários para impulsionar o desempenho ? Como aponta o relatório:

 

“Desempenho e engajamento estão intrinsecamente ligados, e um ótimo gerenciamento de desempenho leva a funcionários engajados!”

 

Como o RH pode responder?

 

Melhore a qualidade das conversas sobre desempenho. O RH não pode participar de todas as conversas, mas pode atuar como um facilitador de melhores interações entre gerentes e funcionários – o que, ao que parece, é bastante crítico no momento.

 

Na Plataforma de RH da Umentor, este gerencionamento é fácil e eficaz, já que possuímos dashboards intuitivos de acompanhamento dos feedbacks e das reuniões 1:1 entre gestores e colaboradores

 

Tendências de RH nº 7: RH precisa criar cultura de feedback

 

Resumidamente

 

A pesquisa mais recente revelou que os funcionários não acham que o RH está levando seu feedback a sério.

 

Por que estamos incluindo isso?

 

Quando 85% da equipe de RH pensa que está usando o feedback para melhorar a experiência do funcionário e apenas 50% da equipe concorda, você entende o problema rapidamente. Há uma desconexão óbvia entre a expectativa de feedback da equipe de RH e as pessoas da empresa.

 

Por quê? E como podemos remediar isso em 2023?

 

O mesmo relatório da Tivian revelou que apenas 14% das pessoas acreditam que seu empregador usa o feedback de forma eficaz para impulsionar a mudança.

 

E isso realmente é uma questão de deixar seu ego na porta. Se você presumir que isso não se aplica a você e esse nunca poderia ser o caso em sua empresa, pare e reflita se você falou abertamente com seu pessoal sobre o problema.

 

Como o RH pode responder?

 

Comunique como o feedback será usado à medida que for coletado e demonstre como ele está sendo usado para impulsionar a mudança.

 

Duas estatísticas enfatizam por que essas duas etapas acima são tão importantes:

 

  • 38% sentiram que a empresa raramente ou nunca estava aberta às suas ideias = há falhas na forma como o feedback é coletado.

 

  • 70% da equipe disseram que tiveram pouca ou nenhuma influência sobre como as coisas foram feitas em sua empresa = a forma como o feedback é acionado ou como isso é comunicado não deixa claro onde as respostas dos funcionários levaram a mudanças reais.

Trate o processo de feedback como um produto

Para entender como o RH pode abordar melhor o processo veja aqui: Feedback construtivo: como fazer e exemplos!

 

A Umentor pode te ajudar com a sua cultura de feedback. A Plataforma de RH da Umentor permite coletar automaticamente feedback estruturados e relatar o desempenho da equipe de forma rápida e fácil com administração de benefícios.

 

Métodos de Avaliação de Desempenho 360, 180 e 90 e Ferramenta de Feedback. Em alguns cliques você tem acesso a dados importantes sobre as equipes e sua performance.

 

Agende uma demonstração hoje e explicaremos como!

Você merece 
uma equipe 
engajada

A jornada completa do seu colaborador na Plataforma de RH da Umentor: Software de Recrutamento e seleção, Avaliação de Desempenho automática e Universidade Corporativa online em um único lugar!

Seu nome completo *
Seu e-mail corporativo *
DDD + Telefone *
Nome da Empresa *
Número de funcionários *
Seu cargo na empresa *
online
Ao utilizar o chat, você aceita a nossa Política de Privacidade.
Avatar