Tipos de avaliação de desempenho: qual o melhor para você?

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Tipos de avaliação de desempenho: qual o melhor para você?

Se você quer saber quais são os tipos de avaliação de desempenho e como utilizá-los, você veio ao lugar certo. Aqui na Umentor somos especialistas nessa etapa tão importante para a gestão de performance das empresas.

 

Com uma boa avaliação de desempenho você pode aumentar em 80% o ENGAJAMENTO e a RETENÇÃO dos colaboradores

 

 

A Avaliação de desempenho não é simplesmente um processo anual. Uma boa avaliação de desempenho é uma colaboração contínua e positiva entre colaboradores e gerentes. Ao permanecer conectado com o supervisor durante todo o ano, o colaborador pode fazer ajustes em seu desempenho de trabalho conforme necessário, e o supervisor pode avaliar e apoiar seu desempenho e capacidade de atingir suas metas anuais.

 

Tipos de avaliação de desempenho e o seu Planejamento 

 

Antes de iniciar uma avaliação de desempenho é preciso que haja um planejamento entre equipes e supervisores, esta é uma discussão sobre metas de trabalho para o ano.

 

A discussão pode incluir:

 

  • Uma revisão da descrição do seu trabalho. 
  • Uma lista de metas para o próximo ano. As metas devem estar vinculadas às metas departamentais e à descrição do seu trabalho.
  • Uma avaliação das habilidades e conhecimentos necessários para atingir os objetivos.
  • Uma discussão sobre objetivos profissionais de longo prazo. Este é um bom momento para oportunizar o crescimento profissional da equipe por meio de treinamento e oportunidades de desenvolvimento. 
  • As metas precisam ser documentadas por meio de um formulário.

 

É necessário que todos estes pontos estejam organizados e esclarecidos para o desenvolvimento da avaliação de desempenho e do PDI dos colaboradores

 

Veja aqui: O que é Plano de Desenvolvimento individual (PDI) e como desenvolver?

 

Quais são os objetivos da Avaliação de Desempenho?

 

A avaliação de desempenho é um instrumento para melhorar os resultados dos recursos humanos da organização. Seus objetivos básicos são: 

 

– tornar dinâmico o planejamento da organização;

– conseguir melhorias voltadas à produtividade, à qualidade e à satisfação;

dos clientes, bem como em relação aos aspectos econômicos e financeiros;

– estabelecer os resultados esperados das pessoas na organização;

– obter o comprometimento das pessoas em relação aos resultados desejados pela organização;

– melhorar a comunicação entre os níveis hierárquicos na organização, criando um clima de diálogo construtivo e eliminando dissonâncias ansiedades e incertezas;

– dar orientação constante sobre o desempenho das pessoas, buscando melhorias;

– gerar informações.

 

3 tipos de avaliação de desempenho

 

O modelo de avaliação de desempenho 90º 

 

É conhecido por ser uma avaliação direta e simples, na qual o líder avalia seus próprios subordinados. Ele é considerado a melhor opção para analisar colaboradores que ocupam cargos mais baixos, pois normalmente realizam suas atividades tendo contato direto com a chefia. Dessa forma, a avaliação pode ser mais intensa e completa.

 

Benefícios: 

 

  • A garantia da regularidade nos critérios avaliados;
  • Mais facilidade em conversar com o orientador;
  • Mais facilidade para o colaborador buscar feedbacks com seu gestor.

 

O modelo de avaliação de desempenho 180ª

 

Trata-se de um dos tipos de avaliação de desempenho mais utilizados nas empresas. Ainda, consiste na troca de feedbacks entre os colaboradores e seus gestores imediatos, de forma individual e bastante aberta.

 

Benefícios da 180º: 

 

  • Construção por ambas as partes;
  • Informações mais precisas sobre o desempenho;
  • Identificação de talentos dentro das equipes.

 

O modelo de avaliação de desempenho  360º

 

A avaliação de desempenho 360º é entre o gestor e o seu colaborador, que é quem fará a autoavaliação. 

 

O questionário da análise é para ser preenchido individualmente por cada participante. Depois disso, eles podem discutir os pontos que são divergentes e comuns. Uma forma de chegar a um consenso por meio de um diálogo claro e elaborar um bom plano com estratégias para melhorar o que realmente necessita.

 

Benefícios: 

 

  • Fornecer feedback equilibrado;
  • Fortalecer relacionamentos;
  • Análise dos pontos fortes e fracos da gestão;
  • Identificar pontos de aprendizagem e desenvolvimento.

  

Outros Tipos de Avaliações de desempenho importantes e complementares 

 

Pesquisa de liderança: Essa pesquisa ou avaliação, é fundamental para trazer informações pertinentes do ponto de vista do colaborador perante ao líder direto.

 

Pesquisa de clima: Além de identificar a percepção dos funcionários sobre o ambiente interno, a pesquisa de clima permite análises que impactam diretamente nos resultados financeiros. São análises como a da forma com que a liderança é exercida, da integração dos funcionários com os objetivos da organização e das motivações das equipes. 

 

Veja aqui: Pesquisa de clima organizacional: o que é, como fazer e exemplos!

 

 10 benefícios da Avaliação de Desempenho 

 

A avaliação de desempenho é um importante instrumento na gestão de pessoas, indispensável em qualquer organização que pretenda obter sucesso nos dias atuais. 

 

As organizações necessitam de metodologias que não só eleve o nível de produtividade, de qualidade e de satisfação dos clientes-usuários, mas também o nível de motivação das pessoas, permitindo que estas alcancem seus objetivos, assim como a organização.

 

Trata-se de uma atividade muito sensível, difícil de ser dimensionada e que exige a participação de todos, cujo sucesso dependerá muito mais dos elementos que colaboram para a viabilização do processo do que das pessoas encarregadas da gestão desse processo.

 

Tão importante quanto avaliar o desempenho das pessoas é a gestão dos resultados dessa avaliação. Dentre seus principais benefícios estão:

 

  1.  definir o perfil dos seus integrantes;
  2. identificar os que apresentam desempenho insatisfatório e necessitam de
  3. treinamento específico;
  4.  identificar o tipo de treinamento necessário à correção dos desempenhos insatisfatórios;
  5.  permitir a ascensão dos que demonstrarem melhor aptidão;
  6.  estabelecer um sistema de recompensas;
  7. identificar as lideranças e formar um banco de talentos;
  8.  permitir a melhoria das relações humanas entre superiores e subordinados;
  9. possibilitar o conhecimento dos padrões de desempenho da organização; e
  10. tornar claro que resultados são conseguidos por intermédio da atuação das pessoas em equipes e não individualmente

 

 

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